Conteúdos

Este plano de aula discorre sobre as linhas geográficas imaginárias que circundam a Terra, e tem por objetivo refletir sobre as diversas representações do nosso planeta. Apresenta-nos o que são paralelos e os meridianos, distinguindo-os por meio da realização de exercícios de síntese, em que se propõe atividade de análise, localização e nomeação dos continentes e de suas respectivas linhas geográficas imaginárias. Possibilita também compreender a importância da Linha do Equador e do Meridiano de Greenwich. Na finalização deste plano de aula, sugere-se a sistematização e construção de um mapa, contendo todas as informações trabalhadas durante as aulas, além dos exercícios de fixação com resolução comentada.

● Introdução: como é nosso planeta?
● Os paralelos;
● O Meridiano de Greenwich;
● Exercício de síntese: localizar e nomear os paralelos e meridianos;
● Exercício de síntese: localizar os continentes e suas linhas imaginárias; e
● Sistematização: construir e localizar as informações no mapa.

Objetivos

● Refletir sobre as diversas representações existentes do nosso planeta;
● Compreender a existência das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
● Compreender e diferenciar o que são paralelos e meridianos;
● Perceber que, por meio do cruzamento de um paralelo com um meridiano, é possível identificar um ponto na Terra;
● Compreender a importância da Linha do Equador e do Meridiano de Greenwich;
● Localizar as coordenadas geográficas: latitude e longitude;
● Identificar e localizar as linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
● Compreender que as linhas imaginárias foram definidas por convenções cartográficas e que a sua existência não resulta em fronteiras definidas.

Ensine também:

O que é cartografia?

Os países mais extensos do mundo

Palavras-chave:

Linhas geográficas imaginárias. Paralelo. Meridiano. Latitude. Longitude. Coordenadas geográficas. Meridiano de Greenwich. Linha do Equador.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões a seguir estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

● Jitsi Meet: É um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar por meio do seu navegador ou fazer o download do aplicativo usando um celular .
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência, por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente, usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens, por meio do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela; e
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: O PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, de forma que os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia).

● Envio de Podcast aos alunos: Podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os gravados no WhatsApp, por exemplo). Podem ser utilizados para narrar uma história, para corrigir atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o aplicativo Anchor, que pode ser baixado em seu celular, muito simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: O Classroom permite que você crie uma sala de aula virtual. Esta ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Neste ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

6 aulas (30 min./aula).

Proposta de trabalho:

Para cada uma das 6 etapas descritas nesse plano, sugerimos o agendamento prévio de uma aula síncrona on-line, para melhor interação com os alunos. Você pode, professor(a), organizar os conteúdos abaixo descritos em slides, imagens, mapas mentais, dentre tantas outras possibilidades, e apresentar aos alunos por meio do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, oferecido pela plataforma sugerida (Jitsi Meet). Estimule os alunos a abrirem suas câmeras e a participarem da aula, utilizando o microfone ou o chat da plataforma. Ofereça um tempo para eles responderem às perguntas norteadoras, para que as aulas ocorram de forma expositiva dialogada. Ter uma sala de aula virtual, como o Google Sala de Aula, pode facilitar na transmissão de recados, fóruns de discussão, compartilhamento de materiais, agendamento das aulas e elaboração e entrega de atividades, como as previstas nas etapas 5 e 6 deste plano. Além de dar as instruções aos alunos durante a aula síncrona, você pode criar um link para a entrega da atividade e inserir suas instruções, pontuação e demais informações na aba “Atividades” da sala de aula virtual do Google. Os exercícios de fixação sugeridos na etapa 7 podem ser organizados num Google Formulário (que possibilita, inclusive, o cadastro do gabarito, para correção automática), com o link compartilhado com os alunos em uma atividade no Google sala de aula.

1ª Etapa: Sensibilização ꟷ análise de tirinha da Mafalda

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula retomando brevemente com os alunos os conceitos de território e representação – conceitos que já devem ter sido trabalhados em aulas anteriores.

Após a introdução, será o momento do(a) professor(a) ajudar o aluno a compreender de forma mais clara os conceitos que serão desenvolvidos nas aulas. Com o intuito de estimular a participação, o(a) professor(a) deverá projetar, por meio do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, a tirinha da Mafalda abaixo, e solicitar que os alunos a leiam com atenção. Em seguida, o(a) professor(a) deverá também realizar a leitura da tirinha com a sala.

tirinha da mafalda geografia
Tirinha da Mafalda.  Acesso em: 14.07.2021. (crédito: reprodução/ Cageos.files)

Após a leitura, o(a) professor(a) deverá realizar as seguintes perguntas aos alunos, buscando a identificação de alguns elementos geográficos:

● O que a Mafalda está olhando?
● O que ela quer encontrar no globo?
● Ela ficou preocupada por achar que poderia estar de cabeça para baixo. Você concorda com ela? Por quê?
● O que mais você identifica ao observar a imagem do globo terrestre?

Essas questões contribuirão para o(a) professor(a) resgatar e/ou inserir alguns conhecimentos relativos aos pontos cardeais, a representação do planeta Terra e a diferença entre planisfério e globo. O(A) professor(a) deverá aproveitar este momento da aula para retomar que o globo terrestre é a representação do planeta Terra.

Para finalizar esta etapa, o(a) professor(a) deve reforçar que a Mafalda ficou preocupada, ao observar o globo terrestre, pois pensou que poderia estar de cabeça para baixo, sendo necessário explicar para os alunos o porquê dessa preocupação não fazer sentido. Espera-se que surjam muitos questionamentos por parte dos alunos, por isso o(a) professor(a) deve aproveitar o momento para aprofundar as discussões.

2ª Etapa: Introdução ꟷ como é nosso planeta?

Nesta etapa o(a) professor(a) deverá projetar o planisfério abaixo, utilizando o recurso do compartilhamento de tela do seu computador, e perguntar aos alunos:

● Nosso planeta é exatamente assim?
● O que tem neste planisfério que não existe no nosso planeta?

paralelos e meridianos
Paralelos e meridianos. Acesso em 18/07/2021. (crédito: reprodução/ Atlas escolar)

O(A) professor(a) deverá explicar para os alunos o que são as linhas imaginárias e os motivos pelos quais elas foram criadas para dividir o planeta Terra. Deve-se explicar também que o principal objetivo é contribuir com a localização de determinados lugares no espaço geográfico. Deste modo, o(a) professor(a) deverá mencionar que as linhas imaginárias são divididas entre paralelos e meridianos.

3ª Etapa: Os paralelos

Nesta etapa, o(a) professor(a) deverá projetar, por meio do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, as imagens abaixo:

hemisférios
Hemisférios Norte e Sul. Acesso em: 17/07/2021 (crédito: reprodução/ Pinterest)

Após a projeção, o(a) professor(a) deverá indicar a localização dos paralelos juntamente com os alunos. O primeiro paralelo que deverá ser identificado é a Linha do Equador. Deve-se explicar que ela é representada por uma linha imaginária, ou seja, um traço no sentido horizontal, que divide o planeta em dois hemisférios: o hemisfério Norte e o hemisfério Sul.
O(A) professor(a) deverá continuar a explicação das linhas imaginárias utilizando a imagem inserida abaixo. Deve-se demonstrar a localização de cada um dos paralelos, sendo eles:

● Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N);
● Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S);
● Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N);
● Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S).

linha do equador e paralelos
Linha do Equador e paralelos. Acesso em: 17/07/2021. (crédito: reprodução/ Estudo Prático )

O(A) professor(a) deverá explicar que os paralelos não foram definidos de forma aleatória e que, além de auxiliar na localização, representam:

Trópico de Câncer: linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra, durante os solstícios no Hemisfério Norte.
Trópico de Capricórnio: linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra, durante os solstícios no Hemisfério Sul.
Círculo Polar Ártico: representa o limite da iluminação solar sobre a região polar durante os solstícios no Hemisfério Norte.
Círculo Polar Antártico: representa o limite da iluminação solar sobre a região polar durante os solstícios no Hemisfério Sul.

4ª Etapa: O Meridiano de Greenwich

Continuando a explicação sobre as linhas imaginárias, o(a) professor(a) deverá projetar, utilizando o recurso do compartilhamento de tela do seu computador, a imagem abaixo:

hemisferios

Hemisférios ocidental e oriental. Acesso em: 18/07/2021 (crédito: reprodução/ E-educação)

Após a projeção, o(a) professor(a) deverá localizar o Meridiano de Greenwich e explicar que esta linha imaginária, traçada no sentido vertical, divide o planeta em dois hemisférios, sendo eles: o hemisfério ocidental e o hemisfério oriental.

Outros Meridianos:

Deve-se aproveitar a imagem acima para explicar também a existência dos outros meridianos, deixando claro aos alunos que eles são as linhas que cruzam o globo verticalmente, passando longitudinalmente pelo centro da Terra e pelos polos terrestres.

O(A) professor(a), utilizando-se da imagem abaixo, deverá explicar que o Meridiano de Greenwich é o meridiano central e, por isso, é considerado como o meridiano de 0º de longitude, de forma que os demais meridianos somam 180º para Leste e 180º para Oeste, completando os 360º da circunferência terrestre.

meridianos
Meridianos (crédito: reprodução/ Estudo Prático)

O(A) professor(a) pode exemplificar a importância da existência dos meridianos por meio do planisfério abaixo, iniciando uma breve explicação sobre a divisão do fuso horário.

meridianos
Planisfério. Acesso em 19/07/2021 (crédito: reprodução/ Atlas Escolar)

Para enfatizar a divisão dos hemisférios e não restarem dúvidas, deve-se projetar também a imagem abaixo e retomar a localização da Linha do Equador e da divisão dos hemisférios Norte e Sul, bem como do Meridiano de Greenwich e da divisão dos hemisférios entre Ocidental e Oriental.

linhas imaginárias geográficas
Linhas geográficas imaginárias. Acesso em: 18/07/2021 (crédito: reprodução/ EstudoKids)

Textos baseados nas sugestões de leitura elencada em “Materiais relacionados”.
O conteúdo presente nestes textos poderá ser trabalhado por meio de aulas expositivas.

5ª Etapa: Exercícios de síntese

O(A) professor(a) deverá projetar o mapa abaixo.

Parte A) Localizar e nomear os paralelos e o meridiano.

A atividade consiste em fazer com que os alunos localizem e nomeiem os paralelos e o meridiano que foram estudados durante a aula.

Parte B) Localizar os continentes e suas linhas imaginárias.

A atividade consiste em fazer com que os alunos identifiquem quais são os continentes e quais são as linhas imaginárias que os perpassam.

Observação: Essas atividades podem ser realizadas tanto de forma oral e coletiva, utilizando a projeção da imagem, quanto por meio de registro individual no caderno (os alunos podem enviar foto da atividade feita no caderno no link da atividade no Google Sala de Aula da turma, ficando esse formato a critério do(a) professor(a), de acordo com a turma, a dinâmica e aprofundamento que entende ser adequado.

6ª Etapa: Sistematização ꟷ construir e localizar as informações no mapa

Nesta atividade, sugerimos que o(a) professor(a) solicite aos alunos que façam um mapa com todos os elementos trabalhados nas aulas. O(A) professor(a) deve solicitar que os alunos desenhem o mapa e depois façam o preenchimento das informações.
Para esta atividade, será necessária a utilização de lápis de cor, canetas, canetinhas, tintas, ou quaisquer materiais que os alunos tenham ou a escola disponibilize e que possam contribuir para a diferenciação dos hemisférios, meridianos e paralelos.

Os alunos deverão localizar no mapa todas as informações a seguir:

● Faça o desenho de uma esfera, representando o planeta Terra;
● Trace a linha do Equador, que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios. Pinte cada hemisfério com uma cor e nomeie-os;
● Trace os demais paralelos e nomeie-os em: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico; e
● Trace o meridiano de Greenwich, que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios. Com uma caneta ou canetinha, contorne cada um dos hemisférios com uma cor e nomeie-os.

As imagens abaixo poderão ser projetadas, utilizando o recurso do compartilhamento de tela do seu computador, no momento da correção da atividade.

Acesso em: 18/07/2021. (crédito: reprodução/ Estudo Kids)
linhas geográficas imaginárias
Acesso em: 18/07/2021 (crédito: reprodução/ Estudo Kids)

7ª Etapa: Exercícios de Fixação

Sugere-se, a aplicação de algumas questões de fixação referentes à temática estudada, que deverão ser corrigidas e comentadas pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

1) Como é chamado o conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto da superfície terrestre?
A) Legenda
B) Orientação
C) Escalas cartográficas
D) Coordenadas geográficas
E) Sensoriamento remoto

Resposta: Alternativa D.

O conjunto de linhas imaginárias traçadas na superfície terrestre é chamado de coordenadas geográficas. Elas permitem a localização de qualquer ponto no espaço geográfico por meio de uma grade de coordenadas.

2) Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador?
A) Latitude
B) Amplitude
C) Longitude
D) Azimute
E) Projeção

Resposta: Alternativa A.

A latitude é a medida entre a Linha do Equador e um determinado ponto da superfície terrestre. Ela pode variar de 0º a 90º, nas direções norte e sul.

3) Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich?
A) Escala
B) Projeção
C) Latitude
D) Longitude
E) Paralelo

Resposta: Alternativa D.

A longitude é a medida entre o Meridiano de Greenwich e um determinado ponto da superfície terrestre. Ela pode variar de 0º a 180º, nas direções leste e oeste.

4) As linhas imaginárias verticais que convergem para os polos do planeta são chamadas de:
A) meridianos.
B) paralelos.
C) projeções geográficas.
D) trópicos.
E) zonas climáticas.

Resposta: Alternativa A.

As linhas imaginárias verticais que perpassam toda a superfície do planeta até os polos são chamadas de meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich.

5) As linhas imaginárias cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação da Terra são chamadas de
A) meridianos.
B) fusos horários.
C) Linha Internacional da Data.
D) projeções cartográficas.
E) paralelos.

Resposta: Alternativa E.

As linhas imaginárias horizontais perpendiculares ao eixo de rotação terrestre são chamadas de paralelos. O principal paralelo é a Linha do Equador.

6) Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. O principal paralelo e o principal meridiano do planeta são:
A) Linha da Data e Trópico de Câncer
B) Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer
C) Meridiano Polar e Linha da Data
D) Meridiano do Equador e Trópico de Capricórnio
E) Linha do Equador e Meridiano de Greenwich

Resposta: Alternativa E.

O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude.

7) (UFRGS 2017) Um grupo de exploradores está pesquisando em um sítio arqueológico, localizado nas coordenadas geográficas 0° e 120° L. Sobre a localização desse sítio, é correto afirmar que se encontra no
A) hemisfério norte.
B) continente asiático.
C) continente americano.
D) hemisfério ocidental.
E) continente africano.

Resposta: Alternativa B.

Com base na coordenada apresentada na questão, infere-se que o ponto está situado na Linha do Equador (0º de latitude) e na porção leste do planeta (120º L de longitude). Desse modo, ele está localizado no continente asiático.

8) Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de paralelo:
A) Distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.
B) Linha imaginária traçada verticalmente no sentido leste-oeste, circundando a Terra.
C) Distância em graus de qualquer ponto da superfície em relação ao Meridiano de Greenwich.
D) Linha imaginária que circunda a Terra no sentido horizontal norte-sul.

Resposta: Alternativa D.

Paralelos são eixos imaginários que circundam a Terra no sentido norte-sul, variando de 0º a 90º.

9) Assinale a alternativa que indica a definição correta de meridiano:
A) Eixo imaginário que circunda a Terra verticalmente, variando no sentido leste-oeste.
B) Eixo imaginário que circunda a Terra no sentido norte-sul, variando de 0º a 90º.
C) Distância em graus de qualquer ponto da superfície em relação ao Meridiano de Greenwich.
D) Distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Resposta: Alternativa A.

Meridianos são eixos ou linhas imaginárias que circundam verticalmente a Terra, variando de 0° a 180°.

10) Sobre paralelos, meridianos e sistema de coordenadas geográficas, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

I. Existem paralelos especiais, como a Linha do Equador, os quais possuem igual distância entre um polo e outro. Tudo que está acima desse paralelo é Hemisfério Norte, e tudo que está abaixo é Hemisfério Sul.
II. Existem importantes meridianos, como o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
III. Os meridianos representam linhas imaginárias que variam no sentido norte-sul de 0° a 90°.
IV. O Meridiano de Greenwich divide a Terra no sentido vertical, dando origem aos Hemisférios Ocidental e Oriental.

Assinale a alternativa correta:
A) FVFV
B) FVFF
C) VFFV
D) VVFF

Resposta: Alternativa C.

I. Verdadeira
II. Falsa: Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio são paralelos.
III. Falsa: Os meridianos variam no sentido leste-oeste de 0° a 180º.
IV. Verdadeira.

Exercícios de 1 a 7.
Disponíveis em: Mundo Educação.
Acesso em: 19/07/2021.

Exercícios de 8 a 10.
Disponíveis em: Brasil Escola.
Acesso em: 19/07/2021.

Plano de aula elaborado pela prof.ª Drª Thaylizze Goes Nunes Pereira
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan
Coordenação pedagógica da prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

O(A) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais por meio dos seguintes sites:

● FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Localização do Brasil no mundo; Brasil Escola. Acesso em: 14.07.2021.

● POLON, Luana. Linha do Equador. Estudo Kids. Acesso em: 14.07.2021.

● POLON, Luana. Linha do Equador. Estudo Prático. Acesso em: 14.07.2021.

● MARQUES, Celi. Paralelos e Meridianos. Aprendendo Geografia. Acesso em: 14.07.2021.

● TRISTÃO, Isadora. Paralelos – O que são e para que servem no estudo da Terra? Conhecimento Científico. Acesso em: 14.07.2021.

● PENA, Rodolfo F. Alves. Paralelos e Meridianos. Escola Kids. Acesso em: 14.07.2021.

● Toda Matéria. Meridiano de Greenwich. Acesso em: 14.07.2021.

● PENA, Rodolfo F. Alves. Paralelos e Meridianos. Brasil Escola. Acesso em: 1.07.2021.

● PENA, Rodolfo F. Alves. Paralelos e Meridianos. Mundo Educação. Acesso em: 14.07.2021.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo através dos seguintes sites:

● PEREIRA, T. G. N. O conceito de território. Acesso em: 13.07.2021.

● IBGE. Atlas Escolar. Acesso em: 14.07.2021.

● ARENA, Diego. Visitando o Meridiano de Greenwich em Londres. Uma viagem diferente. Acesso em: 17.07.2021.

O que é Cartografia? Coordenadas geográficas. Acesso em: 17.07.2021.

Cotidiano Geográfico. Atividades optativas – Paralelos e Meridianos: as ilustres linhas imaginárias. Acesso em: 18.07.2021.

 

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