Conteúdos

Este plano de aula discorre sobre os principais conceitos da cartografia, desde seu surgimento até a contemporaneidade, suas técnicas modernas de localização e produção de mapas. Apresenta-nos também os tipos de projeções cartográficas, e a importante reflexão sobre a distinção das representações cartográficas resultantes destas. Na finalização deste plano de aula, o (a) professor(a) encontrará alguns tópicos de curiosidades com o tema “Para que serve a cartografia?”, além dos exercícios de leitura, interpretação de texto e fixação com questões de múltipla escolha.

● Conhecendo o conceito: o que é cartografia?
● História e contemporaneidade da cartografia;
● Tipos de cartografia;
● Conceitos da cartografia;
● Curiosidades: para que serve a cartografia?

Objetivos

● Conhecer os principais conceitos da cartografia;
● Compreender a história da cartografia e sua contemporaneidade;
● Conhecer as técnicas necessárias para fazer os mapas, tais como a escala, as convenções e as projeções cartográficas, além das técnicas modernas de localização e produção de mapas;
● Desenvolver nos alunos a capacidade de se orientar e localizar, por meio de sistemas de referência e de outras convenções aceitas mundialmente;
● Estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados;
● Desenvolver a capacidade de analisar, interpretar, descrever, orientar e relacionar os elementos cartográficos;
● Compreender a relação entre a superfície real e a representada em uma superfície plana, nas representações cartográficas; e
● Identificar as diferenças entre mapas e as distinções entre os tipos de projeções cartográficas.

Ensine também:

Qual a localização do Brasil no mundo?

Os países mais extensos do mundo

Palavras-chave:

Cartografia. Localização geográfica. História da cartografia. Superfície real. Representação cartográfica. Mapas. Coordenadas geográficas. Projeções cartográficas. Escala cartográfica.

Previsão para aplicação:

6 aulas (30 min./aula).

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões a seguir estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

● Jitsi Meet: É um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar por meio do seu navegador ou fazer o download do aplicativo usando um celular .
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência, por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente, usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens, por meio do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela; e
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: O PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, de forma que os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia).

● Envio de Podcast aos alunos: Podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os gravados no WhatsApp, por exemplo). Podem ser utilizados para narrar uma história, para corrigir atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o aplicativo Anchor, que pode ser baixado em seu celular, muito simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: O Classroom permite que você crie uma sala de aula virtual. Esta ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Neste ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Proposta de trabalho:

Para os conteúdos trazidos nas etapas 1 a 7, sugiro o agendamento de 4 a 5 aulas on-line síncronas com os alunos, por meio da plataforma Jitsi Meet, organizando os conteúdos em slides e compartilhando-os com os alunos com o uso do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, disponível na plataforma sugerida. Estimule a participação dos alunos pelo chat da plataforma, em uma aula expositiva dialogada. Caso a aula síncrona não seja possível, sugiro a gravação de um vídeo com a narração dos slides, utilizando o Power Point.
Para as etapas 8 e 9, sugiro que os exercícios sejam organizados no Google Formulários, e disponibilizados aos alunos por meio do Google Sala de aula. Os slides utilizados nas outras etapas também podem ser disponibilizados aos alunos nessa plataforma. É importante reservar uma aula, após o prazo dado aos alunos para a realização da tarefa, para a correção e discussão das atividades propostas.

1ª Etapa: Sensibilização e contextualização

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula explicando o tema que será abordado. Por se tratar de um tema amplo, o professor poderá fazer a seguintes perguntas aos alunos:

● O que é cartografia?
● O que a cartografia estuda?
● Você utiliza a cartografia em seu dia a dia?

O(A) professor(a) pode aproveitar este momento inicial para retomar brevemente com os alunos alguns conteúdos que já foram estudados em aulas anteriores como, por exemplo, os conceitos de “identificação dos elementos cartográficos” e de “posição geográfica”.
Nesse momento, o(a) professor(a) deverá também relembrar a importância dos elementos cartográficos para a interpretação e leitura dos mapas. Com o auxílio da imagem abaixo, que deverá ser projetada e compartilhada com os alunos, o(a) professor(a) deverá estimulá-los a identificar cada um dos elementos dos mapas, evidenciando que eles são de fundamental importância para compreensão eficiente das informações que o compõem.
Caso a escola não possua recursos para projeção, o(a) professor(a) poderá utilizar materiais que estejam disponíveis na forma impressa, tais como livros didáticos de geografia ou um atlas.

Elementos de um mapa

elementos de um mapa
Professor Rafael Gatto (crédito: reprodução). Acesso: 26/06/2021

2ª Etapa: Problematização

Após a sensibilização, o(a) professor(a) poderá iniciar esta etapa retomando alguns pontos destacados na anterior, e que contribuam com a problematização do tema.
O(A) professor(a) deverá projetar a imagem abaixo, a fim de compartilhar com seus alunos e questioná-los:

● O que vemos na imagem?
● Os objetos estão do mesmo tamanho?

escala em um desenho
Disponível em Nova Escola (crédito: reprodução) Acesso em 28/06/2021

Dando continuidade à aula expositiva, o(a) professor(a) deverá informar que a imagem representa um dos elementos cartográficos de um mapa e, diante disso, orientá-los para a resolução dos questionamentos acima, de forma que os alunos possam identificar a ideia de escala na imagem e a não proporcionalidade das figuras em relação aos seus tamanhos.

3ª Etapa: Conhecendo o conceito - o que é cartografia?

O(A) professor(a) poderá iniciar esta etapa retomando alguns pontos destacados na etapa anterior que possam contribuir para a continuação da aula. Após essa introdução, será o momento do(a) professor(a) explicar conceitualmente que a cartografia é a área do conhecimento responsável por estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e outros tipos de representações gráficas do espaço. Para melhor compreensão dos alunos, o(a) professor(a) poderá explicar que a cartografia é um conjunto de técnicas científicas, e até mesmo artísticas, que contribuem para a elaboração de documentos que representem de forma reduzida uma determinada localidade.

Deve-se também explicar aos alunos que a cartografia é um campo complexo do conhecimento, que está em constante mudança. Isso porque, para além da representação física que a compõe, a cartografia desempenha um importante papel na compreensão de fenômenos sociais e geográficos, e é utilizada para representar a realidade social, cultural, econômica e histórica, envolvendo, além da elaboração, a investigação científica, matemática, história e tecnologia.

O(A) professor(a) deverá ler e depois solicitar que os alunos transcrevam o quadro abaixo no caderno. Trata-se da definição de cartografia, segundo a Associação Cartográfica Internacional.

O que é cartografia?

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

4ª Etapa: História e contemporaneidade da cartografia

Dando continuidade à aula expositiva, nesta etapa o(a) professor(a) deverá apresentar aos alunos alguns pontos importantes da história da cartografia, bem como alguns elementos da cartografia contemporânea.
Os pontos destacados abaixo podem ser trabalhados pelo(a) professor(a) para suprir os dois subtópicos listados acima:

✔ A cartografia já era utilizada na pré-história, para representar os territórios propícios à caça e à pesca;
✔ A título de exemplo, pode ser dito que, na Babilônia, a ciência demonstrava o mundo achatado, em forma de disco;
✔ O mais antigo mapa de que se tem notícias tem 4.500 anos, e provavelmente foi produzido pelos povos babilônicos. Ele foi produzido em placa de argila e representa, de acordo com os historiadores, a área do vale do Rio Eufrates.
✔ Os esboços em oito volumes para mostrar a forma esférica da Terra, de Ptolomeu, foram usados na Idade Média para demonstrar a distribuição dos continentes europeu, asiático e africano.
✔ As Grandes Navegações e a descoberta do Novo Mundo impuseram a busca de novas técnicas cartográficas e formas de representação. Essas técnicas foram aprimoradas à medida em que os europeus utilizavam os mapas para encontrar novos caminhos marítimos e descobrir novos territórios.
✔ A utilização do telescópio é um dos fatores que mais contribuíram para a cartografia, por permitir maior precisão de latitude e longitude.
✔ No século XX, a cartografia passou a utilizar-se de fotografias aéreas para auxiliar na produção dos mapas, uma técnica denominada aerofotogrametria. A Terceira Revolução Industrial contribuiu com o desenvolvimento de mecanismos ainda mais avançados.
✔ A evolução cartográfica não parou. As técnicas cartográficas tornaram-se cada vez mais aprimoradas, especialmente durante períodos de guerra e de grandes revoluções científicas.
✔ A cartografia possui avançadas técnicas e conta com modernos equipamentos, mas é uma prática extremamente antiga.
✔ Nos dias atuais, com o avanço tecnológico, além do telescópio existem softwares que se valem de fotografias para proceder o mapeamento, com maior precisão e detalhamento.
✔ Atualmente, a produção de mapas é auxiliada por complexas técnicas de elaboração e representação, com o uso de computadores, satélites, softwares e muitos outros equipamentos.

5ª Etapa: Tipos de cartografia

Dando continuidade à aula expositiva, o(a) professor(a) deverá explicar que a cartografia pode ser dividida em duas grandes áreas: a cartografia sistemática e a cartografia temática.

Para melhor compreensão dos alunos, o(a) professor(a) pode solicitar que eles transcrevam os trechos abaixo nos cadernos e grifem os pontos de divergência entre elas.

Cartografia sistemática
Dedicada à representação das características físicas da superfície terrestre, razão pela qual também é conhecida como cartografia topográfica. As informações produzidas por esse ramo da cartografia são de caráter genérico e são duradouras no decorrer do tempo, sendo coletadas e replicadas por meio de técnicas e instrumentos específicos.
Cartografia temática
Dedicada à produção de mapas com base em informações geográficas diversas, ou seja, este ramo da cartografia não se restringe às dimensões físicas de uma área, por isso é conhecida também como cartografia geográfica. Seus produtos indicam a ocorrência espacial de fenômenos específicos, que podem ser econômicos, sociais, demográficos e até mesmo naturais.

6ª Etapa: Conceitos da cartografia

Esta etapa da aula foi desenvolvida para reforçar os principais conceitos da cartografia, que foram apresentados de forma sucinta na 1ª etapa. É de fundamental importância que os alunos consigam compreender o significado de cada um deles e para que são utilizados.
Para isso, o(a) professor(a) deverá utilizar o pequeno texto inserido abaixo. Propomos que também seja utilizado também um mapa, para colaborar com a explicação. O mapa pode ser o mesmo já inserido na 1ª etapa ou qualquer outro disponível em sala, para que seja possível realizar a explicação do conceito ao mesmo tempo em que exemplifica visualmente no mapa.

• O que são coordenadas geográficas?
São valores numéricos que indicam uma localização na superfície terrestre. Elas são definidas com base na latitude e na longitude, indicadas, respectivamente, pelos paralelos e meridianos, ou seja, ambas indicam a medida em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich.

• O que são projeções cartográficas?
São representações da Terra em uma superfície plana. Baseiam-se em uma rede composta por linhas imaginárias horizontais e verticais, denominadas paralelos e meridianos, que são perpendiculares entre si. São classificadas em três tipos de projeção: cônica, cilíndrica e plana (também conhecida como azimutal). Quanto às suas propriedades, podem ser: conforme, equidistante ou equivalente.

• O que é escala cartográfica?
É uma relação numérica (proporção) entre as dimensões de uma superfície, conforme são representadas no mapa, e suas dimensões reais, medidas de forma linear. Por exemplo, a escala de 1:450.000, expressa em centímetros, indica que cada centímetro do mapa corresponde a 450.000 cm, ou 4,5 km, na superfície.

• O que são mapas?
São representações gráficas, em escala reduzida, da superfície terrestre ou de parte da superfície projetada sobre um plano. Eles podem ser denominados mapas temáticos, que são aqueles que possuem representação espacialmente determinada por informações geográficas.

7ª Etapa: Curiosidades - para que serve a cartografia?

Para estimular o interesse dos alunos sobre os temas relacionados à cartografia, o(a) professor(a) deverá apresentar nesta etapa algumas das inúmeras utilidades que podem ser atribuídas à cartografia.
Abaixo o(a) professor(a) encontrará uma pré-seleção de itens a serem desenvolvidos com os alunos:

• Localização de um determinado referencial na superfície terrestre, desde extensas até pontos específicos, como um bairro ou até mesmo a escola.
• Orientação no espaço e para auxiliar nos deslocamentos, o que é feito com a utilização de mapas e bússolas ou GPS.
• Por meio das técnicas cartográficas, cria-se uma série de produtos que nos auxiliam no estudo e compreensão de várias características do espaço físico, tais como:
✔ relevo;
✔ hidrografia;
✔ climas;
✔ distribuição dos tipos de solo;
✔ localização; e
✔ limites dos biomas.

• Espacialização de informações geográficas que são utilizadas para tomadas de decisões na esfera política, bem como para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico. Para esses fins são utilizados os mapas de ordem:
✔ política;
✔ populacional;
✔ econômica; e
✔ de uso da terra etc.

As informações relatadas neste plano de aula estão baseadas nas sugestões de leitura elencadas em “materiais relacionados”.
O conteúdo presente nesses textos poderá ser trabalhado em aulas expositivas.

8ª Etapa: Exercícios de leitura e interpretação de texto

O(A) professor(a) poderá complementar a aula expositiva realizando a leitura coletiva do texto destacado abaixo. Para facilitar a interação, recomenda-se que o texto seja projetado, para a visualização dos alunos.

O(A) professor(a) deverá fazer as perguntas abaixo aos alunos, estimulando a participação de todos, até que se obtenha as respostas e os entendimentos necessários.

1. Cite três dos principais tipos de mapas que trabalhamos na aula e fale sobre sua importância para a sua época.
2. Supostamente, em qual continente foi encontrado o primeiro mapa feito pelo homem?
3. Explique por que a obra de Ptolomeu foi tão importante, desde a sua época até os nossos dias.
4. Explique a partir de que momento foram retratadas as primeiras viagens marítimas e qual foi o interesse de Portugal nesse período.
5. Cite em que momento da história aparecem nos mapas os paralelos e meridianos.

9ª Etapa: Exercícios de fixação

Sugere-se a aplicação de algumas questões de fixação referentes à temática estudada, que deverão ser corrigidas e comentadas pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

1) (Enem) “Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.” (KLINK, A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é
a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
b) o registro de que os paralelos são verticais e o convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
e) a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Resposta: Alternativa c.

2) (UFPR 2017) “Enrolem esse mapa; ele não será necessário […].” O primeiro-ministro Britânico William Pitt, o jovem, fez essa observação depois de ser comunicado sobre a derrota das forças britânicas na Batalha de Austerlitz, em 1805, em que ficou claro que a campanha militar de seu país na Europa Continental tinha sido frustrada.” (Longley, P.; Goodchild, M. F.; Maguire, D. J.; Rhind, D. W. Sistemas e ciência da informação geográfica. Porto Alegre: Bookman, p. 300.)

Considerando as informações do texto, o desenvolvimento da cartografia e o uso de mapas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A história da cartografia mostra que mapas são confeccionados para atender objetivos específicos que, quando cumpridos, tornam obsoletas as informações neles constantes.
( ) O texto ilustra o papel dos mapas como ferramenta de apoio e planejamento a inúmeras atividades que necessitam de informações espaciais.
( ) A leitura e interpretação de mapas exige a construção de legendas apropriadas ao tipo de informação que o mapa pretende transmitir.
( ) A observação Enrolem esse mapa; ele não será necessário pode ser considerada uma afirmação atual, uma vez que a tecnologia digital, empregada nos processos de produção e distribuição de mapas, tornou dispensável seu uso em papel.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V
b) F – F – F – V
c) V – V – V – F
d) F – V – V – F
e) V – V – F – V

Resposta: Alternativa d.

3) Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:
a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.
b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.
c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.
d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.
e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.

Resposta: Alternativa d.

4) Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto.
a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.
d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes.
e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.

Resposta: Alternativa c.

5) (UERJ/2018) “Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no às inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos”. (BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. Em: História universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.)

No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem cartográfica para o conhecimento geográfico.
A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo:
a) extensão da grandeza do território político
b) equivalência da proporcionalidade da representação espacial
c) precariedade de instrumentos de orientação tridimensional
d) imprecisão da localização das regiões administrativas

Resposta: Alternativa b.

6) (UEA AM/2017) Parte constituinte dos fundamentos da cartografia, as coordenadas geográficas configuram
a) os procedimentos de manipulação de dados espacialmente referenciados.
b) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta.
c) a relação entre o comprimento no mapa e a distância real no planeta.
d) a forma pela qual a superfície do planeta é representada em um plano.
e) a convenção gráfica para explicitar os elementos representados em um mapa.

Resposta: Alternativa b.

7) (UFPR/2018) – Adaptada. Alguns aplicativos instalados em dispositivos móveis permitem que mapas digitais e imagens de satélite sejam utilizados para encontrar caminhos, locais de interesse, desvios e alertas de acidentes, de fiscalização ou até mesmo de trânsito intenso. A informação georreferenciada é cada vez mais comum também em apps que oferecem produtos, serviços e relacionamentos sociais. […]

Atualmente encontram-se em funcionamento os sistemas de navegação por satélite norte-americano (GPS) e russo (GLONASS), e estão parcialmente implantados os projetos de navegação por satélite europeu (GALILEO), chinês (COMPASS ou BeiDou-2) e, mais recentemente, o japonês (MICHIBIKI).

A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
a) É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
b) A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
c) A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.

Resposta: Alternativa b.

8) (UNICAMP) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

Mapa com a Projeção de Mercator
Mapa com a Projeção de Mercator (crédito: reprodução)

É possível afirmar que, nesta projeção:
a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.
b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.
c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.
d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

Resposta: Alternativa b.

9) (URCA 2017/1) Sobre Cartografia, é incorreto afirmar:
a) As Representações Cartográficas são utilizadas para diversos fins e por diferentes profissionais, mas para compreender o conteúdo de um mapa é necessário considerar o título; os símbolos; a legenda; as cores ou hachuras; as escalas, entre outros.
b) A Escala possibilita identificar a “relação precisa de proporcionalidade” nos mapas que representam o espaço. Podem ser: numérica e/ou gráfica.
c) Os Meridianos e Paralelos são linhas imaginárias que cobrem todo o globo terrestre e sua criação objetiva localizar, com exatidão, um ponto na superfície terrestre, bem como orientar a localização.
d) Paralelos correspondem às semicircunferências em que as extremidades são os polos geográficos de Norte a Sul, e a diferença entre eles é de 180°; e Meridianos são círculos concêntricos entre os quais o Equador é o mais extenso, sendo possível destacar o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
e) Paralelos (latitude) e Meridianos (longitude) definem as coordenadas geográficas que estabelecem a localização de um ponto qualquer da superfície terrestre.

Resposta: Alternativa d.

10) (URCA 2018/1) A cartografia utiliza a técnica de sensoriamento remoto na análise e interpretação do espaço geográfico. Das alternativas abaixo uma indica corretamente o material utilizado por essa técnica. Assinale-a.
a) Cartas náuticas, cartas marítimas e radares.
b) Termógrafo, bússolas e curvímetro.
c) Telescópio, satélites e altímetros.
d) Astrolábio, bússola e clinômetro.
e) Fotos aéreas, imagens de radar e de satélites.

Resposta: Alternativa e.

11) (PUC-RIO 2009) “Na trigonometria plana (ou Euclidiana), a distância mais curta entre dois pontos é uma reta. Generalizando para geometrias não planas, a distância mais curta entre dois pontos é uma geodésia e, em geral, não é uma reta. No caso particular da geometria esférica, as geodésias são segmentos de grandes círculos.” (LIMA NETO, Gastão Bierrenbach. Astronomia de Posição).

Com base nas informações acima e nas possibilidades de representação do globo terrestre, indique a alternativa INCORRETA.
A) Todas as possibilidades de projeção de uma esfera no plano (planisfério) irão deformar as dimensões reais da esfera.
b) A geometria euclidiana não representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais.
c) A geometria não plana representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais.
d) As medidas realizadas através das geodésias sempre indicarão distâncias maiores do que aquelas feitas sobre a representação no plano.
e) A geometria plana representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais, conforme indicado no mapa acima.

Resposta: Alternativa e.

12) (INEP – 2021 – ENEM) “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por ai…” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco)”… sim, deve ser mais ou menos essa a distância… mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).
CARROLL. L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas. Através do Espelho e outros textos. São Paulo Summua. I960

O texto descreve uma confusão da personagem em relação
a) ao tipo de projeção cartográfica.
b) aos contornos dos fusos horários.
c) à localização do norte magnético.
d) aos referenciais de posição relativa.
e) às distorções das formas continentais.

Resposta: Alternativa d.

13) Explique a relação do tamanho de uma escala com a área representada e o nível de detalhamento dos mapas.

Resposta: Quanto maior for uma escala, menor será a área representada e, em virtude do grau de aproximação do mapa, o nível de detalhamento será maior. Por outro lado, quando a escala for menor, maior será a área representada e, consequentemente, o nível de detalhamento será menor.

14) Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?

Resposta: Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala e orientação cartográfica. Sem um desses códigos, a interpretação pode ser prejudicada. Exemplo: se não houver escalar, o leitor de um mapa pode não ter noção do tamanho da área representada.

Exercícios 1 e 2
Acesso em: 29.06.2021.

Exercícios 3 e 4
Acesso em: 29.06.2021.

Exercícios 5, 6, 7 e 8
Acesso em: 29.06.2021.

Exercícios 9, 10, 11 e 12
Acesso em: 29.06.2021.

Exercícios 13 e 14
Acesso em: 29.06.2021.

Plano de aula elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.

Materiais Relacionados

O(A) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais acessando os conteúdos disponibilizados nos seguintes sites:

NUNES, Adão Cícero Ferreira. A cartografia escolar no cotidiano dos alunos do Ensino Médio
Acesso em: 13.12.2021.

Os elementos que compõem um mapa
Acesso em: 27.06.2021.

Videoaula dos elementos do mapa
Acesso em: 27.06.2021.

O que é cartografia. Brasil Escola
Acesso em: 26.06.2021.

O que é cartografia. Toda Matéria
Acesso em: 26.06.2021.

Conceitos gerais: o que é cartografia? Atlas escolar – IBGE
Acesso em: 26.06.2021.

Cartografia. Mundo Educação
Acesso em: 26.06.2021.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar-se utilizando os materiais sugeridos abaixo:

● Cartografia – O que é cartografia? – YouTube
Acesso em: 27.06.2021.

● DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. Florianópolis. Ed. UFSC. 2002.

● FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. São Paulo. Ed. Oficina de Textos. 2008.

● FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino da geografia. Rio de Janeiro: Ed.Kroart, 2002.

● MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

● NOGUEIRA, Ruth E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: UFSC, 2008.

● RAISZ, Erwin. Cartografia geral. Rio de Janeiro: Científica, 1969.

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