Conteúdos

Este plano de aula de geografia apresenta o que é a anamorfose geográfica. Por meio da sensibilização, que se dará com a apresentação de imagens com distorções que quebram o padrão preestabelecido, iniciamos a compreensão sobre o conceito e introduzimos outras definições importantes da cartografia, tais como mapas e projeções, entre outros. Apresentamos, ainda, a utilidade dos mapas anamórficos, permitindo a análise comparativa deles. Na finalização deste plano de aula, o(a) professor(a) encontrará um exercício de interpretações cartográficas e localização dos respectivos países e continentes, além do exercício dissertativo de sistematização dos mapas anamórficos e dos exercícios de fixação, com questões de múltipla escolha referentes à temática abordada.

● Sensibilização;
● Introdução ao tema: relembrando os conceitos;
● Definindo anamorfose geográfica;
● Análises comparativas com mapas anamórficos;
● Ação propositiva compartilhada: interpretação cartográfica;
● Sistematização das reflexões; e
● Exercícios de fixação.

Objetivos

● Compreender o que é anamorfose geográfica;
● Relembrar conceitos importantes da cartografia, tais como mapas e projeções, entre outros;
● Conhecer a utilidade dos mapas anamórficos;
● Realizar análises comparativas com mapas anamórficos; e
● Realizar interpretações cartográficas e localizar os respectivos países e continentes.

Ensine também:

Linhas geográficas imaginárias: linha do Equador e meridiano de Greenwich

O que é cartografia?

Palavras-chave:

Anamorfose geográfica. Mapas anamórficos. Cartografia. Representação cartográfica. Mapas temáticos.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões a seguir estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

● Jitsi Meet: É um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar por meio do seu navegador ou fazer o download do aplicativo usando um celular .
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência, por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente, usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens, por meio do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela; e
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: O PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, de forma que os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia).

● Envio de Podcast aos alunos: Podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os gravados no WhatsApp, por exemplo). Podem ser utilizados para narrar uma história, para corrigir atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o aplicativo Anchor, que pode ser baixado em seu celular, muito simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: O Classroom permite que você crie uma sala de aula virtual. Esta ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Neste ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

6 aulas (30 min./aula).

Proposta de trabalho:

Para cada uma das 6 etapas descritas neste plano, sugiro o agendamento prévio de uma aula síncrona on-line, para melhor interação com os alunos. Você pode, professor(a), organizar os conteúdos abaixo descritos em slides, imagens e mapas mentais, por exemplo, e apresentar aos alunos utilizando o recurso de compartilhamento de tela do seu computador, oferecido pela plataforma sugerida (Jitsi Meet).

Estimule os alunos a abrir suas câmeras e a participar da aula, fazendo uso do microfone e/ou do chat da plataforma. Tome o cuidado de oferecer um tempo para eles responderem às perguntas norteadoras, de forma que as aulas ocorram de forma expositiva dialogada.

Uma sala de aula virtual, como o Google Sala de Aula (Classroom) pode servir como importante instrumento de apoio, sendo utilizada para transmissão de recados, fóruns de discussão, compartilhamento de materiais, agendamento das aulas e elaboração e entrega de atividades, como aquelas previstas nas etapas 5 e 6 deste plano, por exemplo.

Além de dar as instruções aos alunos durante a aula síncrona, você pode também criar um link para a entrega da atividade e inserir seus comentários e a pontuação na aba “Atividades” da sala de aula virtual do Google.

Os exercícios de fixação sugeridos na etapa 7 podem ser organizados num Formulário Google (que pode, inclusive, ser cadastrado com o gabarito, para correção automática). O link do formulário pode ser compartilhado com os alunos no Google Sala de Aula.

1ª Etapa: Sensibilização

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula explicando que o tema abordado será a anamorfose geográfica e perguntar para os alunos se já ouviram falar sobre ele, disponibilizando, assim, um momento de diálogo.

Logo em seguida, o(a) professor(a) deverá projetar as quatro imagens abaixo, solicitando que os alunos observem e façam suas considerações. No caso do ensino remoto, isso pode ser feito por meio do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, disponível na plataforma sugerida.

Imagem 1

distorção
(crédito: reprodução/ Pinterest)

Imagem 2

distorção
(crédito: reprodução/Pinteres)

Imagem 3

distorção
(crédito: reprodução/Pinterest)

Imagem 4

(crédito: reprodução/Pinterest)

O(A) professor(a) poderá mediar as reflexões dos alunos, fazendo as seguintes perguntas:

● O que vemos nessas imagens?
● As imagens são do mesmo tamanho?
● O que há de semelhante nas imagens?
● Existe um padrão na forma de construção dessas imagens?

Dando continuidade à aula expositiva, o(a) professor(a) deverá informar que as imagens representam distorções, assim como ocorre nas anamorfoses geográficas, que trabalharemos durante as próximas aulas.

2ª Etapa: Introdução ao tema ꟷ relembrando os conceitos

Por se tratar de um tema amplo, o(a) professor(a) poderá aproveitar esse momento para retomar brevemente com os alunos alguns conteúdos que já foram estudados em aulas anteriores, como, por exemplo:

● O que é cartografia?
● Por que dizemos que os mapas são representações?
● Como são produzidos os mapas?

Após relembrar a importância dos elementos cartográficos para a interpretação e leitura dos mapas, utilizando-se da projeção da imagem abaixo, o(a) professor(a) deverá explicar que se trata de uma anamorfose geográfica, intitulada “Anamorfose do PIB dos Países”:

anamorfose geografica
Anamorfose geográfica – Professor Luis- Geo.
Acesso em: 26.07.2021.(crédito: reprodução)

3ª Etapa: Definindo anamorfose geográfica

Após a introdução, será o momento de o(a) professor(a) ajudar os alunos a compreenderem o que é a anamorfose geográfica.
Você pode iniciar esta etapa explicando que a anamorfose geográfica é uma forma de representação cartográfica em que os limites territoriais conhecidos por nós são distorcidos para estabelecer uma relação proporcional entre a área e os dados de interesse. Ou seja, é uma transformação cartográfica espacial em que a forma dos objetos é distorcida, de forma a realçar o tema. Deste modo, o tamanho da representação das unidades espaciais às quais o tema se refere é alterada conforme a proporção que ele representa quanto ao que está sendo analisado. A título de curiosidade, deve-se mencionar, ainda, que a anamorfose geográfica também pode ser chamada de cartográfica.

Caso o(a) professor(a) ache necessário, poderá transcrever um pequeno trecho com a definição na lousa (pode ser utilizada a lousa digital disponível na plataforma sugerida, no caso do ensino remoto):

É chamada de anamorfose geográfica a forma de representação do espaço geográfico em que ocorre a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que serão projetados em um respectivo mapa. Os mapas frutos dessa construção são chamados de mapas anamórficos, e são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.

Dando continuidade à aula, o(a) professor(a) deverá utilizar alguns exemplos que ajudem os alunos a compreender a diferença dos mapas anamórficos, observando que esse tipo de mapa possui uma maneira direta de representar uma informação, além de possibilitar comparações que podem ser facilmente notadas de forma visual. Ou seja, esse tipo de mapa é utilizado para proporcionar uma representação mais didática das informações quantitativas.

Exemplos que podem ser citados pelo(a) professor(a):
● População absoluta;
● PIB;
● Mortalidade infantil;
● Importações e exportações;
● Emissões de gases poluentes;
● Acesso à internet;
● Produção agrícola;
● Produção industrial; e
● Acesso à água potável.

O(a) professor(a) poderá finalizar esta etapa retomando alguns pontos destacados em aulas anteriores e que contribuam com a problematização dos temas destacados acima.

4ª Etapa: Análises comparativas com mapas anamórficos

Nesta etapa, o(a) professor(a) poderá complementar a aula expositiva apresentando aos alunos os mapas anamórficos abaixo.

Os mapas selecionados são de temas diversos, a fim de mostrar aos alunos a variedade de fenômenos quantitativos que podem ter suas informações processadas e transformadas em mapas anamórficos. Os mapas deverão ser trabalhados com maior ou menor ênfase, de acordo com a dinâmica e aprofundamento que o(a) professor(a) almeje. Você deve estimular a participação dos alunos, de forma que consigam identificar os países ou continentes em destaque.

Países que falam inglês

anamorfose geografica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

PIB do ano de 2018

anamorfose geográfica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

Aumento populacional 2015-2050

anamorfose geográfica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

Aumento de emissões de carbono 1990-2015

anamorfose geográfica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

População Xintoísta – 2005

anamorfose geográfica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

Destinos de refugiados 2000-2015

anamorfose geografica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

Bilionários 2018

anamorfose geografica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

Pobreza Absoluta

anamorfose geografica
World Mapper. Acesso em: 27.07.2021. (crédito: reprodução)

As informações encontradas neste plano de aula foram baseadas nas sugestões de leitura elencadas no tópico “Materiais relacionados”.

5ª Etapa: Ação propositiva compartilhada

Sugestão de atividade: interpretação cartográfica.

O(A) professor(a) deverá fazer a leitura do trecho abaixo. Trata-se de uma questão do vestibular da FUVEST adaptada para esta atividade.

“Sempre deixamos marcas no meio ambiente. Para medir essas marcas, William Rees propôs um(a) indicador/estimativa chamado(a) de “Pegada Ecológica”. Segundo a Organização WWF, esse índice calcula a superfície exigida para sustentar um gênero de vida específico. Mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer e renovar seus recursos naturais e de absorver os resíduos que geramos. Assim, por exemplo, países de alto consumo e grande produção de lixo, bem como países mais industrializados e com alta emissão de CO2, apresentam maior Pegada Ecológica. (www.wwf.org.br. Acessado em 17/08/09. Adaptado)”.

Em seguida, o(a) professor(a) deverá projetar as anamorfoses abaixo.

Anamorfose 1

anamorfose mapa

Anamorfose 2

anamorfose

Anamorfose 3

anamorfose

Anamorfose 4

anamorfose

Anamorfose 5

anamorfose

Após a projeção, o(a) professor(a) deverá dar início a um breve momento destinado ao diálogo com os alunos, relembrando alguns pontos fundamentais já trabalhados anteriormente como, por exemplo, a localização dos continentes e a localização do Brasil. Em seguida, deve-se perguntar aos alunos qual é a anamorfose que melhor representa a atual Pegada Ecológica dos diferentes países.

Uma forma legal de estimular a participação dos alunos é pedir para que eles indiquem a letra que corresponde à alternativa que acreditam ser correta (o que pode ser feito por meio do chat da plataforma utilizada, no caso do ensino remoto) e, então, debater um pouco sobre as possibilidades apresentadas, abrindo espaço para que alguns deles justifiquem suas respostas. A ideia é apresentar a resposta correta aos alunos apenas após o esgotamento das discussões.

A resposta correta é a anamorfose C.

O(A) professor(a) pode aproveitar a exibição das demais anamorfoses para debater com os alunos quais parecem ser os temas relacionados a elas.

A questão e as imagens que foram utilizadas para a elaboração desta atividade adaptada estão disponíveis em Geo em Sala de Aula. Acesso: 24.07.2021.

6ª Etapa: Sistematização das reflexões

O(A) professor(a) deverá projetar as anamorfoses de armas nucleares e gastos militares disponíveis abaixo (o que pode ser feito por meio do compartilhamento de tela do seu computador, no caso do ensino remoto), e solicitar que os alunos analisem e respondam às questões. A entrega pode ocorrer por meio de um link criado na aba “Atividades” do Google Classroom, no caso de ensino remoto. O(A) professor(a) poderá optar pela correção individual ou coletiva, de acordo com a dinâmica de cada turma, bem como com os objetivos que pretende atingir.

A) Identifique dois dos países que mais se destacam em relação às armas nucleares.

B) Identifique qual é, em cada anamorfose, a condição do Oriente Médio. Explique.

C) Nas últimas décadas, houve uma intensificação e expansão de conflitos armados e guerras no mundo. Em que medida as figuras I e II revelam essa situação? Explique.

Respostas das questões.

A) Os dois países que mais se destacam em relação às armas nucleares são os Estados Unidos e a Rússia.

B) No primeiro mapa (armas nucleares), o Oriente Médio tem uma participação modesta, pois a maioria dos países da região são signatários do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), e portanto, não podem criar, vender ou comprar armas nucleares. Quanto ao segundo mapa, sobre os gastos militares, o Oriente Médio tem uma participação mais expressiva, pois é uma região de instabilidade política. Alguns exemplos disso são o conflito israelense-palestino, as guerras civis na Síria e no Iêmen e o avanço do Estado Islâmico.

C) O aumento dos conflitos armados e das guerras no mundo pode ser explicado pelo interesse das potências econômicas em manter sua hegemonia e seu poder econômico e militar no mundo, como é o caso dos Estados Unidos, da Rússia, da China e dos países da União Europeia. Outros conflitos são atribuídos a questões nacionalistas/separatistas, étnicas e religiosas no Oriente Médio, na Ásia, Europa Oriental, entre outros, que se originaram durante a Guerra Fria.

Observação: As questões utilizadas para o desenvolvimento desta atividade foram adaptadas do vestibular da FUVEST (2019).
Disponível em: Tudo Geo. Acesso em: 27.07.2021.

7ª Etapa: Exercícios de Fixação

Sugere-se, a aplicação de algumas questões de fixação referentes à temática estudada, que deverão ser corrigidas e comentadas pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

1) (MACK- adaptado) De acordo com a representação cartográfica abaixo, está correto afirmar que:

A) Trata-se de uma projeção “cilíndrica conforme”, que representa a realidade espacial com extrema fidelidade, graças às novas tecnologias.
B) Corresponde a uma abordagem cartográfica que contraria as tradicionais visões eurocêntricas, com amplo destaque aos países do Sul, subdesenvolvido.
C) Traduz a nova configuração de uma ordem multipolar, em que os países que compõem o BRICS aparecem com amplo destaque, proporcional à sua importância econômica.
D) Exemplifica a projeção de Peters, em que se podem ver os países em relação ao seu peso demográfico
E) Demonstra uma distorção deliberada, chamada anamorfose, em que podemos diferenciar os países de acordo com seus recursos hídricos.

Resposta: E.

2) (UNESP) Compare o mapa que representa os maiores países do mundo em área com o mapa Anamórfico da população absoluta de cada país.

Área

População Absoluta

A partir da comparação, pode-se afirmar que os principais países que possuem as menores densidades demográficas são:
A) Rússia, Canadá e Austrália.
B) China, Índia e Canadá.
C) Estados Unidos, China e Austrália.
D) Argentina, Brasil e Índia.
E) Estados Unidos, Índia e Brasil.

Resposta: A

3) (Fatec) Analise as representações cartográficas.

Estas representações são anamorfoses geográficas. Uma anamorfose geográfica representa a superfície dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade.

As anamorfoses acima representam, respectivamente:
A) Número de turistas recebidos e Produto Nacional Bruto.
B) Produto Nacional Bruto e População.
C) População e Número de turistas recebidos.
D) População ativa na agricultura e Produto Nacional Bruto.
E) População e População ativa na agricultura.

Resposta: B

4) (Fatec) Considere a anamorfose a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o título da representação.
A) População absoluta.
B) Renda per capita.
C) Participação no PIB.
D) Produção industrial.
E) Valor das exportações agrícolas.

Resposta: C

5) (2018 – IF Sul/MG) Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa. Nesse tipo de mapa, as áreas são diretamente proporcionais a um tema específico. O mapa abaixo é um exemplo de anamorfose geográfica, que revela o número absoluto de homicídios no mundo no ano de 2014, tendo, inclusive, o Brasil em destaque.

Sobre esse tipo de representação cartográfica é correto afirmar, EXCETO:
A) Há uma adequação da representação cartográfica aos dados quantitativos que norteiam o mapa, contudo não ocorre distorção da proporcionalidade entre os territórios representados.
B) Nesse tipo de mapa, as áreas são diretamente proporcionais a um tema específico, sendo um importante instrumento para análises comparativas.
C) A superfície de cada espaço cartografado muda proporcionalmente, de acordo com uma variável, e é usado, principalmente, para expor dados estatísticos.
D) Não é uma representação do mundo real, mas sim um tipo de mapa temático que mostra algumas áreas específicas que tenham relação com o fenômeno representado.

Resposta: A

6) (IFES 2016) Há mapas que podem representar os mais diversos temas por meio de recursos gráficos que indicam a grandeza do fenômeno destacado. São mapas estilizados e, em geral, não há preocupação quanto à proporção, forma e tamanho das regiões, continentes e países, uma vez que esses elementos variam conforme os dados que se quer representar.

Essa distorção proposital das áreas e das formas nos mapas estilizados é chamada de:
A) Hipsometria.
B) Metamórfica.
C) Isóbaras.
D) Plotagem.
E) Anamorfose.

Resposta: E

7) (VUNESP) Para Joly (2007), a anamorfose geográfica é um exemplo de mapa:
A) analítico.
B) temático.
C) sinótico.
D) sintético.
E) detalhado.

Resposta: B

Exercícios 1, 2, 3 e 4

Exercício 5

Exercícios 6 e 7

Plano de aula elaborado pela professora doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

O(A) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais por meio dos seguintes sites:

IBGE Educa. Você sabe o que é anamorfose?
Acesso em: 26.07.2021.

RIBEIRO, Amarolina. O que é anamorfose geográfica? Brasil Escola
Acesso em: 26.07.2021.

Geografia para professores. Como usar anamorfoses nas aulas de Geografia
Acesso em: 26.07.2021.

Você sabe o que é uma anamorfose geográfica?
Acesso em: 26.07.2021.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo utilizando os materiais disponíveis nos seguintes sites:

PEREIRA, T. G. N. O conceito de território
Acesso em: 26.07.2021.

PEREIRA, T. G. N. O que é cartografia?
Acesso em: 24.09.2021.

World Mapper.org
Acesso em: 27.07.2021.

Ainda, o(a) professor(a) poderá buscar apoio no seguinte material:

● GASMR, A. J. Dicionário de ciências cartográficas. Lisboa: Lidel, 2004.

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