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Este roteiro de estudos trata de um movimento literário que surgiu na Idade Média: o trovadorismo. Passando por seu contexto histórico, suas principais características, as obras e autores que se destacaram, este material conta com uma abordagem adequada aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Os exercícios trazidos são instrumentos utilizados para auxiliar na fixação do conteúdo.
● O que é trovadorismo?
● Contexto histórico;
● Trovadorismo em Portugal;
● Características do trovadorismo;
● Sobre as obras do trovadorismo;
● Gêneros trovadorescos; e
● Principais autores do trovadorismo;
Objetivos
● Compreender o contexto histórico em que o Trovadorismo estava inserido;
● Conhecer as características do trovadorismo; e
● Entender como as obras do trovadorismo e os principais autores do período se articulam com o contexto histórico e com as características próprias do movimento literário.
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Palavras-Chave:
Língua Portuguesa. Literatura. trovadorismo.
Proposta de Trabalho:
Neste roteiro de estudos, abordaremos o Trovadorismo, tratando de seu contexto histórico, suas características, suas principais obras e autores. Falaremos também do Trovadorismo em Portugal e, para finalizar, veremos alguns exercícios de fixação sobre o tema.
Não deixe de consultar os materiais complementares sugeridos ao final deste material.
1ª Etapa: O que é trovadorismo?
O trovadorismo surgiu durante a Idade Média e foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Apareceu no sul da França, no século XI, e espalhou-se pela Europa, consolidando-se especialmente nas regiões em que hoje são Portugal, Espanha e França. O declínio do trovadorismo se deu com o início do Humanismo, o que ocorreu no século XIV.A nomenclatura “trovadorismo” relaciona-se ao termo “trovador”, que era o cantor e compositor de cantigas, as produções literárias do período.
2ª Etapa: Contexto histórico
O trovadorismo se constituiu no período do feudalismo. Com a queda do Império Romano, a Europa sofreu com as invasões bárbaras, o que levou as pessoas a se refugiarem no campo, onde contavam com abrigo e segurança. Em troca, pagavam impostos e, muitas vezes, acabavam por abrir mão de sua própria liberdade.
Esses pedaços de terra em que os senhores feudais recebiam aqueles que passavam a ser, então, seus servos são os chamados feudos.
O Teocentrismo também é um ponto relevante desse contexto histórico, já que a força da Igreja Católica era tamanha que foi capaz de consolidar o pensamento de que Deus está no centro de tudo, sendo todos os acontecimentos justificados por sua vontade e força, impostos sobre o mundo e a humanidade.
Por fim, e, em certa medida, reunindo os dois aspectos já apresentados, há o fato de que os homens eram educados para defender seus territórios, na posição de cavaleiros. Para tanto, aprendiam valores como a lealdade e a honra, além da importância de seguir os princípios cristãos.
3ª Etapa: Trovadorismo em Portugal
Em Portugal, o trovadorismo teve seu ápice nos séculos XII e XIII, entrando em declínio no século XIV. O trovadorismo em Portugal teve seu início marcado pela obra “A Ribeirinha”, de Paio Soares de Taveirós.
O grande incentivador do movimento literário foi o rei D. Dinis (1261-1325), tendo sido ele mesmo um dos mais talentosos trovadores, com uma produção que contou com aproximadamente 140 cantigas. O trovadorismo influenciou as novas escolas literárias portuguesas e, mais tarde, até mesmo a literatura brasileira.
4ª Etapa: Características do trovadorismo
Podemos dizer que o trovadorismo foi o estilo literário herdeiro da lírica grega. Isso porque as características da arte clássica permaneceram, com a música e as cantigas de amor e de amigo, notadamente.
Além disso, o culto ao catolicismo e a menção às estruturas feudais, que muitas vezes apareciam como metáforas, por meio das relações amorosas presentes nas cantigas de amor, eram muito presentes.
É possível dizer que as principais características do trovadorismo são:
● Crítica social e política;
● Gêneros lírico e satírico;
● Retratação da amizade;
● Retratação do modo de vida na aristocracia feudal;
● Relação entre poesia e música;
● Trocadilhos e ambiguidade; e
● Veneração ao ser amado.
5ª Etapa: Sobre as obras do trovadorismo
O trovadorismo foi marcado pela forte ligação entre música e poesia.
As obras do período ficaram conhecidas como cantigas trovadorescas, em razão de estar a poesia sempre acompanhada de instrumentos musicais, tais como a harpa, a flauta e a viola.
As cantigas trovadorescas foram reunidas em coletâneas denominadas cancioneiros, sendo os mais conhecidos:
● Cancioneiro da Ajuda;
● Cancioneiro da Vaticana; e
● Cancioneiro da Biblioteca Nacional.
6ª Etapa: Gêneros trovadorescos
O trovadorismo teve suas obras divididas em dois gêneros: lírico e satírico.
a) Gênero lírico
O gênero lírico reunia as cantigas de amor e as cantigas de amigo.
Cantigas de amor
As cantigas de amor evidenciam uma veneração e destacam as qualidades da mulher amada.
Escritas em primeira pessoa, as cantigas de amor trazem falas que demonstram uma relação de submissão (e até mesmo de inferioridade) em relação à mulher amada, colocando a concretização desse amor como algo inatingível.
Descrevia-se um amor muito bonito, nobre, sentimental e cortês, porém carregado de sofrimento, por ser impossível e não correspondido.
Cantigas de amigo
As cantigas de amigo eram, muito embora escritas por homens, caracterizadas por trazer uma narradora feminina.
Nesse contexto, “amigo” significa amante ou namorado e a mulher não é idealizada, trazendo declarações (usualmente de saudade, tristeza ou raiva) ao homem amado.
b) Gênero satírico
O gênero satírico englobava as cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer.
As cantigas satíricas tinham por objeto a crítica, que podiam estar direcionadas à estrutura social e política da época, ao modo de vida e aos costumes da sociedade aristocrática feudal, ou mesmo a alguém específico.
As cantigas de escárnio e de maldizer tratavam dos mesmos assuntos, sendo que o que as diferencia é a forma como a sátira é tratada. Isso porque as cantigas de escárnio eram mais sutis, fazendo grande uso de ambiguidades, enquanto as cantigas de maldizer eram mais ácidas e diretas.
7ª Etapa: Principais autores do trovadorismo
Os principais autores do trovadorismo foram:
● Conde Vimioso;
● D. Afonso X;
● D. Dinis;
● D. Duarte;
● Fernão da Silveira;
● Fernão Lopes;
● Frei João Álvares;
● Garcia de Resende;
● Gil Vicente;
● Gomes Eanes de Zurara;
● João Ruiz de Castelo Branco;
● Martim Codax;
● Nuno Pereira; e
● Paio Soares Taveirós.
8ª Etapa: Exercícios de fixação
Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois das questões.
1) Sobre as características do trovadorismo é incorreto afirmar:
a) o trovadorismo é uma escola literária medieval que surgiu na França.
b) a principal manifestação literária do trovadorismo são as cantigas.
c) a poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo.
d) o trovadorismo e o humanismo são movimentos literários medievais.
e) os cancioneiros são coletâneas de cantigas de diversos autores.
2) Os tipos de cantigas trovadorescas são:
a) líricas e satíricas
b) líricas e religiosas
c) líricas e pastoris
d) religiosas e satíricas
e) pastoris e satíricas
3) Sobre a prosa desenvolvida no trovadorismo, assinale a alternativa incorreta:
a) as hagiografias eram textos em prosa que apresentavam a biografia de santos.
b) as novelas de cavalaria revelavam os grandes feitos dos cavaleiros medievais.
c) as crônicas históricas e cronológicas eram chamadas de cronicões.
d) as cantigas trovadorescas foram produzidas por monges escritores.
e) os nobiliários reuniam a genealogia de nobres medievais.
4) (Mackenzie) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a ‘coita’ amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
5) (Mackenzie) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-Iírico feminino.
6) (UFMG) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o trovadorismo corresponde ao renascimento.
b) o trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o trovadorismo corresponde ao feudalismo.
d) o trovadorismo e o medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o trovadorismo como humanismo são expressões da decadência medieval.
7) (ESPM) O amor cortês foi um gênero praticado desde os trovadores medievais europeus. Nele a devoção masculina por uma figura feminina inacessível foi uma atitude constante. A opção cujos versos confirmam o exposto é:
a) Eras na vida a pomba predileta (…) Eras o idílio de um amor sublime. Eras a glória, – a inspiração, – a pátria, O porvir de teu pai! (Fagundes Varela)
b) Carnais, sejam carnais tantos desejos, Carnais sejam carnais tantos anseios, Palpitações e frêmitos e enleios Das harpas da emoção tantos arpejos… (Cruz e Sousa)
c) Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nenhuma lágrima Em pálpebra demente. (Álvares de Azevedo)
d) Em teu louvor, Senhora, estes meus versos E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, E os meus olhos mortais, em dor imersos, Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. (Alphonsus de Guimaraens)
e) Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer amar e malamar, amar, desamar, amar? (Manuel Bandeira)
8) (Mackenzie) Assinale a alternativa incorreta a respeito do trovadorismo em Portugal.
a) Durante o trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.
9) (UEG)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis
CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[…]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:
a) a vassalagem do trovador diante da mulher amada que se encontra distante.
b) a idealização da mulher como símbolo de um amor profundo e universal.
c) a personificação do samba como um ser que busca a plenitude amorosa.
d) a possibilidade de realização afetiva do trovador em razão de estar próximo da pessoa amada.
10) (FAAP)
SONETO DE SEPARAÇÃO
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
(Vinícius de Morais)
Releia com atenção a última estrofe:
“Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente”.
Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma linguística é usualmente empregada no falar atual. Contudo, na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a palavra AMIGO significou:
a) colega
b) companheiro
c) namorado
d) simpático
e) acolhedor
Gabarito
1) Alternativa correta: c) a poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo.
A poesia palaciana, produzida nos palácios medievais e destinada aos nobres, foi desenvolvida no movimento posterior chamado de humanismo.
Alguns temas explorados estavam relacionados com a própria vida na corte, como os costumes dos nobres.
2) Alternativa correta: a) líricas e satíricas
As cantigas trovadorescas são dividas em dois grandes grupos:
1. Cantigas líricas: são as cantigas de amor e as cantigas de amigo.
2. Cantigas satíricas: são as cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer.
3) Alternativa correta: d) as cantigas trovadorescas foram produzidas por monges escritores.
As cantigas trovadorescas são textos em forma de versos que foram produzidos pelos poetas trovadores e não por monges da igreja.
4) Alternativa correta: a) O ambiente é rural ou familiar.
Com exceção da alternativa a) em todas as alternativas existem características das cantigas de amor. Estas, ao contrário das cantigas de amigo, que se passam em ambientes cotidianos como a zona rural, têm como cenário os palácios.
5) Alternativa correta: b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
O trovadorismo surge num contexto teocêntrico em que a igreja era a instituição mais importante da sociedade. Assim, somente as pessoas ligadas à igreja tinham acesso à educação.
6) Alternativa correta: c) o trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
O trovadorismo surgiu no período do Feudalismo, que é marcado pela submissão do vassalo ao suserano.
7) Alternativa correta: d) Em teu louvor, Senhora, estes meus versos E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, E os meus olhos mortais, em dor imersos, Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. (Alphonsus de Guimaraens)
Os versos acima caracterizam-se pela servidão, idealização da mulher e pelo sofrimento amoroso, que são características das cantigas de amor do trovadorismo.
8) Alternativa correta: a) Durante o trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
No trovadorismo, as poesias eram escritas com o intuito de serem cantadas. Acompanhadas por instrumentos musicais como flauta e violino, é justamente por essa relação com a músicas que a poesia trovadoresca é chamada de cantiga.
9) Alternativa correta: a) a vassalagem do trovador diante da mulher amada que se encontra distante.
Nas cantigas de amor, a vassalagem consiste na servidão amorosa.
Na cantiga de D. Dinis, o eu lírico chama a amada, de quem está diante, de “senhora”, característica própria das cantigas de amor:
“Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis”
Na canção de Chico Buarque, a vassalagem à amada que está distante, se manifesta de outra forma:
“Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala”.
10) Alternativa correta: c) namorado.
Dentre as cantigas trovadorescas, as cantigas de amor e as cantigas de amigo tratam do amor, sendo que a principal característica que as diferencia é o fato de, nas cantigas de amigo, o eu lírico ser feminino.
Questões 1 a 10 e respectivos gabaritos disponíveis em Toda Matéria
Acesso em: 26 de agosto de 2021.
Roteiro de estudos elaborado pela professora Daniela Leite Nunes
Coordenação pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge
Materiais Relacionados
● Trovadorismo – cantigas
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Literatura – Trovadorismo Enem
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Trovadorismo | resumo
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Trovadorismo
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Trovadorismo – Literatura – Ensino Médio
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Trovadorismo – contexto histórico
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Português – Trovadorismo – aula 1 – contexto histórico
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Português – Trovadorismo – aula 2 – características
Acesso em: 23 de agosto de 2021.
● Português – Trovadorismo – aula 3 – gênero lírico
Acesso em: 23 de agosto de 2021.