São muitas as possibilidades de ensino da cultura popular na educação. Na escola municipal Castro Alves, em São Paulo (SP), um grupo de educadores voluntários leva o maracatu, uma manifestação cultural típica de Pernambuco, para dentro da sala de aula. Com o projeto Calo na Mão Itinerante, eles realizam aulas semanais sobre o maracatu, seus instrumentos e como tocá-los.

A iniciativa nasceu do grupo Maracatu Bloco de Pedra, coletivo da capital paulista que tem um trabalho pautado em pesquisas das tradições e difusão da cultura afro-brasileira, tanto com as oficinas livres para todos os públicos, quanto em projetos nas escolas e formação de professores.

Na EMEF Castro Alves, cada encontro ocupa uma aula de 45 minutos, e as atividades realizadas na quadra da escola são incorporadas às tarefas de sala de aula. Segundo a professora do ciclo fundamental Fabiana Pereira, o ensino das manifestações culturais brasileiras está previsto no currículo dos estudantes, e o diferencial é a maneira como é feito.

“Com esse projeto, o maracatu veio para a escola para deixar viva a aprendizagem. Não é algo que eles ouviram dizer, viram em alguma revista ou na TV, eles vivenciam isso”, afirma Pereira.

“Quando as escolas abrem as portas para que esses projetos entrem, nós permitimos com que essas crianças tenham acesso àquilo que muito poucos têm”, complementa a professora Tatiane Nascimento. Neste vídeo, o Instituto Claro foi acompanhar uma aula de maracatu na EMEF Castro Alves e ouvir de estudantes e professoras sobre os benéficos de se aliar cultura e educação.

Veja mais

6 links para inspirar práticas de educação musical na escola

40 anos sem Elis Regina: confira análise da música ‘Querelas do Brasil’

Letras de música ajudam alunos a refletirem sobre empoderamento feminino

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.