A metodologia construtivista parte das ideias desenvolvidas pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896–1980), que dedicou seu trabalho a entender como o conhecimento é construído pelo ser humano. A pesquisa de Piaget se popularizou na área da educação justamente por investigar como o sujeito desenvolve inteligência e adquire aprendizado a partir das relações que estabelece com o mundo.

Para Diretora pedagógica da Bahema Educação e fundadora da Escola da Vila, Sonia Barreiro, o ensino construtivista parte da ideia de que o conhecimento não é assimilado apenas pela transmissão oral, ele necessita de atividade mental para ser elaborado. Segundo Barreiro, o papel dos professores nesse processo é muito importante. “O professor é aquele engenheiro que estrutura e organiza as situações para o aluno aprender”, afirma.

No Brasil, o construtivismo começou a ser implementado em algumas escolas nos anos 1980, a partir dos estudos da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro sobre a obra de Jean Piaget. A Escola da Vila, localizada em São Paulo, foi uma das primeiras a aplicar essa metodologia no país.

Confira o vídeo com audiodescrição:

Veja mais:

Especial Métodos Pedagógicos

Métodos pedagógicos: método Tradicional sistematiza a transmissão do conhecimento

Métodos pedagógicos: pedagogia Freinet vê aluno como protagonista

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Cozinha experimental na escola: atividade constrói conhecimento multidisciplinar

Yoga na escola: prática ajuda a reduzir ansiedade e estresse de alunos

Como a escola pode auxiliar na transição da educação infantil para o ensino fundamental?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.