Clique no botão acima e assista ao vídeo completo

A monitoria aluno-aluno é uma estratégia pedagógica em que os próprios estudantes atuam como monitores. Na escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Duarte, os alunos do 1º ao 9º ano ficam no contraturno escolar ajudando os professores em áreas como sala de leitura e sala de educação digital. Entre as atividades estão a organização da sala em turmas, distribuição de livros, atendimento aos colegas e auxílio ao professor com tarefas realizadas no computador.

De acordo com a professora e diretora da EMEF, Soraia Sartori, cada projeto pedagógico e unidade escolar precisa diagnosticar sua necessidade de implantação da monitoria. Nesse vídeo, a professora explica os benefícios pedagógicos da iniciativa, como o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de liderança.

“Os estudantes ganham por descobrirem novas habilidades. É muito gratificante ver o quanto eles se desenvolvem. Eles conseguem enxergar a escola como um professor e uma equipe gestora, e levam para os colegas depois”, conta.

Na monitoria aluno-aluno, os estudantes atuam como monitores de colegas da mesma série ou auxiliam os mais jovens. Além de ser realizada no contraturno, Sartori orienta que é necessária a autorização da família do estudante para que ele atue como monitor fora do horário das aulas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.