Clique no botão acima e assista à visita feita pelos estudantes à Igreja da Consolação.

Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Gabriel Prestes participam do projeto “Exploradores da Cidade”, criado há quase 10 anos para levar a turma a descobrir o entorno da escola, prédios históricos, feiras, ocupações e até cemitérios. O objetivo é promover inclusão, diversidade e novas experiências pedagógicas a partir de visitas a espaços históricos e culturais.

Ao final de cada visita, os alunos traduzem em arte e palavras o que presenciaram. Esse minidocumentário apresenta a visita dos estudantes à Igreja da Consolação, no centro de São Paulo (SP), feita a partir do trabalho com vitrais realizado pela professora responsável pelo projeto Edna Monteiro com os estudantes em sala de aula.

“Aí é que entra a nossa proposta de inclusão, antiviolência, antipreconceito, que temos patrimônios culturais e artísticos que transcendem a questão da religião, da etnia. Essa conversa com a cidade vai crescendo, e assim a gente derruba os muros da escola e a torna mais inclusiva de verdade”, explica Monteiro.

visita-igreja-consolação
Alunos durante visita à Igreja da Consolação em SP (crédito: Atrás da Moita Filmes)

Os pais ou responsáveis pelos alunos podem acompanhar as visitas. O professor universitário José Guilherme Pereira Leite é pai da aluna Leonora Barossi Pereira Leite e a acompanha nas programações.

“Os passeios privilegiam espaços públicos, e nessa idade é fundamental porque a gente tem uma vida muito confinada, há violência, redução do espaço público. A escola pública já é um antídoto contra isso, e o fato dela se conectar com o espaço público dessa forma é muito salutar, só tem lado bom”, avalia.

Crédito da imagem: Atrás da Moita Filmes

Atualizado em 05/03/2024, às 14h59.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.