Maria Montessori (1870-1952) foi uma educadora e médica italiana, conhecida pelo desenvolvimento de um método pedagógico que valoriza a autonomia, o respeito e o ritmo de aprendizado de cada criança. Em sua prática, ela defendeu que a educação deve ser centrada na criança, permitindo que ela escolha suas atividades, explore o espaço e desenvolva habilidades cognitivas, sociais e emocionais de maneira independente.
“Uma das primeiras médicas na Itália, ela trabalhou em um hospital psiquiátrico onde separou as crianças dos adultos, criando uma ala pediátrica. Lá, observou o comportamento infantil e, com base em suas pesquisas, começou a elaborar uma abordagem educacional”, conta o pedagogo da Casa da Vida (PR) e pesquisador do método montessoriano Felipe Roquette.
Anos mais tarde, Montessori foi trabalhar na Casa dei Bambini (‘Casa das Crianças’, em tradução literal), na periferia de Roma, que acolhia meninos e meninas de famílias pobres. Nesse local, ela pôde colocar seu método em prática e passou a formar novas pessoas.
“O método de Montessori observa a verdadeira natureza da criança, as etapas do seu desenvolvimento e as necessidades e potenciais de cada um desses momentos, identificando o que ela precisa do ambiente e dos adultos para se desenvolver de forma adequada”, analisa Roquette.
Por seu trabalho, Montessori foi nomeada ao Prêmio Nobel da Paz. “Quando aplicamos o método de Montessori, vemos crianças se transformando, sendo respeitosas com os outros e com o ambiente, colaborativas, gentis, confiantes e com autoestima. É uma criança alegre, criativa e espontânea, ou seja, está se desenvolvendo adequadamente”, afirma o pedagogo. “Por esse motivo, qualquer professor que estude Montessori vai se beneficiar”, defende.
A seguir, veja três filmes que ajudam a melhor conhecer a vida e a obra de Maria Montessori.
Maria Montessori – ensinando com amor (2023)
A história se passa em 1900 e segue Lili d’Aengy, uma parisiense que foge para Roma com sua filha e se depara com Maria Montessori, que está implementando um novo método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem.
Maria Montessori, a educadora visionária (2007)
A obra acompanha os momentos mais significativos da vida de Montessori, desde sua formação em Medicina até sua atuação como ativista feminista.
Montessori: a arte de educar pela mão da criança (2017)
O realizador do documentário, que é pai, observa uma turma Montessori entre os três e seis anos. As crianças trabalham num ambiente calmo onde leem, cozinham, fazem divisões, riem ou dormem.
Veja mais:
Veja 5 filmes para conhecer o pensamento de Paulo Freire
Pensadores na Educação: Montessori e a criança no centro
Métodos pedagógicos: método Montessori privilegia autonomia dos alunos
Explorando o material dourado, de Maria Montessori
Crédito da imagem: FatCamera – Getty Images