A neurociência pode ajudar educadores no entendimento dos processos que fazem parte do aprendizado. Na opinião de Susane Garrido, coordenadora do Programa de Educação a Distância da Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos), “um professor, hoje, precisa dominar algumas técnicas de estímulo do cérebro para potencializar a apropriação de conhecimento”. Pesquisadora da área, ela indica a leitura de “Como a mente funciona”, de Steven Pinker.
“O livro é um grande compêndio que trabalha a neurociência e a tecnologia voltadas para o aprendizado, sempre acompanhadas da filosofia. O autor usa metáforas para trazer o assunto mais próximo do leitor”, diz Susane. Ela recomenda a leitura para qualquer pessoa que lide com as interfaces que fazem mediação entre educador e educandos, sendo a tecnologia uma dessas interfaces. “O livro ajuda a entender os processos cognitivos, como o raciocínio, a abstração e a imaginação”, afirma.
A pesquisadora acrescenta que Steven Pinker é um evolucionista para quem o ser humano não está pronto: “O autor do livro diz que tudo aquilo que queremos aprender é possível. A mente está em constante processo de adaptação, assim como as tecnologias estão em atualização. O aprendizado pode estar nesse contato”. Para a pesquisadora, os conceitos de neurociência trazidos no livro demonstram como a tecnologia permite ampliar os efeitos do aprendizado: “Se eu sei que meu cérebro tem alta capacidade de imaginação no mundo real, como faria para ampliá-la no virtual?”, o caminho da resposta está no livro.