Férias com pouco dinheiro, reunião pedagógica, desafios em sala de aula, relacionamento com alunos e colegas de trabalho. Temas que fazem parte do dia a dia de todo o professor se transformam em piada – no melhor sentido da palavra – nas mãos do humorista Diogo Almeida. Há dois anos, ele dedica seu canal de YouTube para produzir vídeos sobre a classe e roda o Brasil com o show de humor “Vida de Professor”. A inspiração para fazer rir vem de sua própria experiência com a docência: durante sete anos, lecionou e trabalhou na coordenação pedagógica de unidades do sistema “S” de ensino.

“Atuei em programas de aprendizagem e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ensinando disciplinas voltadas à formação profissional e humana, como ética, cidadania, comunicação, empregabilidade e empreendedorismo”, lista.

Segundo ele, a iniciativa de ensinar surgiu como complemento de renda. Mas, em pouco tempo, aquele já era seu ofício principal. “Decidi me dedicar mais à docência, ir me capacitando e explorando esse universo. Claro que tem suas sofrências, mas proporciona também uma enorme gratificação. Acompanhar o crescimento dos alunos é algo muito especial”, destaca.

Humorista há oito anos, Almeida teve, um certo dia, a ideia de contar a sua experiência em um vídeo. A produção viralizou e ele passou a falar mais sobre o assunto. “Conto histórias que vivi e que recebo. As professoras são muito parceiras, me contam cada uma que é inacreditável. A fonte é ilimitada”, afirma.

Para compor os roteiros, ele ainda resgata da memória sua trajetória como estudante e relatos do tempo em que era casado com uma educadora. “Um casamento com alguém dessa área significa ter, a qualquer momento, uma atividade pedagógica ‘surpresa’ para fazer. Você acaba se tornado um auxiliar pedagógico por livre e espontânea pressão”, brinca.

“Além disso, os assuntos escolares fazem parte da rotina do casal: você acaba conhecendo a diretora, as mães de alunos e a secretária, porque todo dia sua esposa apresenta um TCC do dia dela pra você”, diverte-se.

“Docentes enxergam a si e os colegas nos textos”, relata o comediante Diogo Almeida

 

Identificação

Sucesso na internet e fora dela, Almeida recebe hoje pedidos dos educadores para fazer vídeos sobre profissionais de disciplinas específicas. “Me pedem textos para professores auxiliares, de inglês, educação física, de artes, até para outras funções dentro da escola, como merendeiras e secretaria”, revela. “Pretendo abordar todos os ofícios escolares nas próximas gravações. Já estou trabalhando nisso”, adianta ele, que ainda tem um novo show e um livro a caminho também.

Para o humorista, a razão do sucesso está na identificação dos docentes com os assuntos abordados. “As professoras não somente se enxergam naquele conteúdo, mas também conseguem identificar as colegas, a diretora, os estudantes e seus pais. Elas dizem que se divertem no dia a dia lembrando dos textos, que fazem piadas entre elas, que se identificam com situações que passaram e passam sempre, como quando encontram os alunos nas férias”, reflete.

Na plateia de suas apresentações, os fãs são professores de todas as idades. Recentemente, a conversa com uma expectadora aposentada e com 48 anos de docência lhe emocionou.

“Ela disse que tinha adorado a minha apresentação, que o stand-up foi algo diferente e divertido. Fiquei muito lisonjeado”, relembra. “Fico feliz que os educadores se divirtam com a realidade que vivem. Que olhem para o dia a dia, que não é fácil, e que riam dessas histórias. Essa é a melhor parte”, garante.

Crédito das imagens: divulgação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.