As professoras Teresa Jordão e Cláudia Stippe apresentaram uma lista de sites e ferramentas que podem facilitar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano das escolas brasileiras. A apresentação foi parte da palestra Recursos Digitais de Aprendizagem Sem Mistérios, realizada em 1º de abril, na Interdidática, em São Paulo.

Os sites agregam conteúdos interessantes e úteis para o professor que quer utilizar recursos digitais para tornar suas aulas e o próprio processo de aprendizagem mais rico, dinâmico, interativo e lúdico. Veja abaixo esses endereços.

Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED

O site oferece gratuitamente, online e para download, atividades multimídia e interativas, na forma de animações e simulações, direcionadas às disciplinas de Ensino Médio e Fundamental. Os conteúdos do RIVED vêm com um guia do professor com sugestões de uso.

Laboratório Didático Virtual – LabVirt

As simulações do LabVirt abordam os conteúdos de Física e Química do Ensino Médio, a partir de roteiros de alunos das escolas da rede pública. No site também há links para outras simulações e sites interessantes encontrados na internet. É possível acessar as simulações online e fazer os downloads gratuitamente. Com orientação para o professor.

Portal do Professor

Planos de aulas, vídeos, entrevistas com especialistas, dicas, fóruns de discussão, tira-dúvidas e até espaço para que os professores criem suas próprias aulas para serem disponibilizadas no portal.

Portal Domínio Público

Biblioteca digital com obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos). Oferece também toda a programação da TV Escola.

Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE

Recursos educacionais digitais de livre acesso, em áudio, vídeo, animação, simulação, imagem, mapa, hipertexto. O site é direcionado a gestores escolares e professores da educação básica, profissional e superior.

HagáQuê

Software gratuito editor de histórias em quadrinhos (HQs) com fins pedagógicos. Possui recursos suficientes para a criação de HQs por pessoas ainda inexperientes no uso do computador e apresenta diversas dicas de uso.

Sobre as palestrantes
Teresa Jordão é psicóloga e doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Formadora do Programa Parceiros na Aprendizagem – Microsoft/Instituto Crescer, atua também em projetos de formação de professores para a integração das tecnologias na educação e no Programa de Formação Profissional da Vale/Instituto Crescer. É consultora do Portal do Professor do Ministério da Educação.

Cláudia Stippe, educadora, é atuante na área de tecnologia educacional com atividades em robótica pedagógica, utilização de ambientes de aprendizagem colaborativa, educação a distância e na utilização de softwares e games na escola. Diretora de Tecnologia Educacional do Portal Klickeducação. Participou como consultora técnica no Canal Futura – Fundação Roberto Marinho, para o programa Escola Digital, ganhador do prêmio Prix Jeunesse em 2005. Desenvolve atividades de consultoria pedagógica na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em escolas das redes pública e privada.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

3 jogos para ensinar cartografia

Atividades lúdicas ajudam alunos a interpretarem o espaço geográfico

7 filmes para ensinar Segunda Guerra Mundial

Obras abordam as batalhas, o Holocausto e a atuação dos pracinhas brasileiros no conflito

Gravidez na adolescência pode ser abordada nas aulas de geografia

Marcadores sociais das gestantes, como raça e classe social, ajudam no debate em sala

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.