https://youtu.be/DwR1mrVcwSc
Para Silvia Carvalho, empreendedora social desde 1999 e coordenadora do Instituto Avisa Lá, o uso da tecnologia na qualificação e no desenvolvimento de competências dos educadores possibilita o diálogo entre as regiões, ampliando a abrangência e a riqueza do aprendizado, tanto para os professores quanto para os alunos. “Sem a tecnologia, os municípios distantes teriam dificuldades para trocar experiências. Com ela, o professor de Caxias do Sul se conecta ao Rio Branco, em tempo real”, explica.
O Instituto Avisa Lá atua em todo o Brasil utilizando o suporte tecnológico para conectar as regiões através de dois grandes programas: o Além das Letras e o Formar em Rede. O primeiro realiza a formação de professores alfabetizadores e o fortalecimento das competências técnicas dos formadores das secretarias locais de educação a partir da educação a distância, enquanto o Formar em Rede atua diretamente para a educação infantil. “Cuidamos desde a base, o ensino infantil, pois a partir desse momento eles já precisam ser estimulados a brincar, criar , representar a vida muito mais do que a educação tradicional propõe. E o professor precisa ser um companheiro nessa aprendizagem. Não pode ser impositivo”.
Atualmente, o Avisa Lá é parceiro de muitos institutos e fundações empresariais, além de mais de 114 secretarias municipais de educação, mas se sustentou durante muitos anos sem qualquer aporte governamental. Segundo Silvia, para tornar-se uma empreendedora social não basta ter somente uma boa ideia, tem que ter fundamentação e persistência.
O Instituto também participa da elaboração de indicadores de qualidade de educação, coordenada pela Campanha Nacional do Direito à Educação, e busca sempre inovar junto a todos que fazem parte do projeto. “Em todos os programas socializamos os conhecimentos e temos encontros presenciais, onde discutimos, ouvimos e avaliamos as ações para que possamos buscar a melhoria do trabalho e inovar”, afirma Silvia.
Confira, no vídeo acima, os principais trechos da entrevista.