Antonina do Norte (CE) é uma cidade com menos de sete mil habitantes localizada há 360 Km da capital Fortaleza. Pois vem de lá o canal do YouTube Ciência Sem Pareia, onde os professores Nivanildo de Sousa Mangueira e João Ítalo dos Reis Souza misturam humor e experimentos simples para ensinar, na prática, física e química.
“Sem pareia significa sem comparação, sem limites. O uso do termo surgiu pela necessidade de um canal com a cara de nossa região, de modo que todos possam identificar de onde somos”, explica Nivanildo. “O objetivo é fazer com que o estudante acredite que esses conteúdos que o professor passa em sala são importantes para sua vida, para seu crescimento pessoal e profissional. Demonstramos isso por meio de experimentos para fazer em casa, na nossa região ou em qualquer lugar do mundo”, acrescenta.
Brincadeiras gravadas
O projeto “Ciência Sem Pareia” surgiu em 2011 com o nome de “Isto é Física: do Sério ao Engraçado”. Na época, Nivanildo e Ítalo trabalhavam na mesma escola, lecionando respectivamente física e química. Os experimentos eram gravados para serem exibidos em sala de aula – a maioria deles utilizando materiais recicláveis e sucata. O projeto perdeu força quando ambos passaram a trabalhar em colégios diferentes, e retornou apenas em fevereiro de 2016, após o incentivo dos amigos Márcio Sousa e Wellington Freitas. “Por sermos um canal que abrange não somente as áreas de física e química, decidimos mudar o nome para”, justifica Nivanildo.
A equipe se reúne no meio da semana para decidir o dia, o local da gravação e qual experimento irão fazer. “Sempre temos vários experimentos em pauta e recebemos muitas sugestões de alunos e professores”, revela o youtuber. As locações são diversas e variam do laboratório da escola até a roça ou no meio do mato. O que está sempre presente, claro, é a diversão durante as gravações. “Reaproveitamos tudo, pois buscamos sempre montar experimentos com materiais que todos podem encontrar em casa. Quando compramos algo, sempre mostramos os preços e onde encontrar.”
Professores e seus ajudantes cinegrafistas/técnicos. Márcio Sousa, Marcos Ryan,
Ítalo, Nivanildo e Wellington Freitas (da esq. para a dir.)
Tour pela região 
Os primeiros a darem um feedback sobre o canal foram os próprios alunos de Ítalo e Nivanildo. “Nossos alunos curtem bastante os nossos vídeos, divulgando em suas redes sociais. Uma matéria nossa obteve mais de 200 compartilhamentos”, comemora Nivanildo.
O sucesso fez rapidamente a dupla ser entrevistada por veículos da cidade e do estado. Eles também passaram a receber convites para palestrar nas escolas das cidades vizinhas, como Assaré, Aiuaba, Saboeiro, Campos Sales e Tarrafas. “O Youtube nos possibilita expandir e divulgar nosso trabalho. Acreditamos que o sucesso que nossos vídeos fazem pode ajudar mais alunos e professores em outras regiões”, finaliza o professor.
Atualizada em 10/06/16 às 11h23
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.