Textos interessantes e estimulantes, novidades, objetos de aprendizagem, recursos multimídia, materiais temáticos, módulos de auto-aprendizagem, proposições de ensino, informações a respeito de cursos oferecidos pelos sistemas públicos de educação. O Portal do professor, na rede há quase um ano, já provou ser um instrumento capaz de proporcionar boas discussões teóricas e a atualização da prática docente. Além disso, também se revelou uma fonte de ajuda na promoção do enriquecimento de aulas e no aprendizado dos alunos.

Com a possibilidade de participação ativa do professor, que pode sugerir, criticar, postar conteúdos, enviar suas produções artísticas, comentar, levantar questões e interagir, o intercâmbio das informações é intenso. No Portal, os educadores participam da construção do conhecimento junto com os colegas, por meio, principalmente, do compartilhamento de experiências, ideias e informações. Essa troca pode ser através de vídeos, podcasts, fóruns, webquests, quizzes, blogs etc.

No Jornal do Professor, uma das seções do Portal, há uma edição dedicada ao uso das novas tecnologias na educação. Na reportagem “Softwares on-line tornam as aulas mais dinâmicas” confira as dica do professor Eziquiel Menta sobre ferramentas de vídeo, áudio, mapas e redes sociais disponíveis na internet e que privilegiam a troca de informações.

Tal edição conta ainda com a reportagem “Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro”, que fala sobre um software que mostra o interior de células, músculos do corpo humano e relevo de mapas em 3D, e pode servir para que o professor crie aulas interativas. Esse software foi desenvolvido pela empresa P3D, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), e já está sendo utilizado em 230 escolas.

O Jornal do Professor  ainda apresenta a entrevista “Tecnologias trazem o mundo para a escola”, com a professora Beth Almeida, na qual ela fala sobre o uso das TICs no ensino, abordando a situação atual, as perspectivas e o histórico desse uso.

Em outra seção do portal, o Espaço da Aula, os professores apresentam suas propostas e sugestões metodológicas sobre o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais (Reescrevendo estórias: A cigarra e a formiga e Matemática na Prática: GPS). Como a ideia é criar uma rede de aprendizagem capaz de contemplar a diversidade educacional brasileira, qualquer pessoa pode comentar, classificar, visualizar ou baixar a sugestão de aula.

Já nos fóruns os professores debatem sobre o uso das ferramentas e sugerem novas formas de aproveitá-las em sala de aula: podcastwebquestsuso de mídia radiofônica na escola e muitos outros temas. Para aqueles que querem aprender a utilizar esses recursos, alguns professores disponibilizam vídeos. Há ainda a possibilidade de acesso a listas de discussões em vários sites a respeito do potencial educacional da Web e numerosos links de Blogs sobre o tema,  chats e comunidades virtuais (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/interaction.action).

Acesse o Portal do Professor para usufruir dessas ferramentas e compartilhar novas ideias sobre o uso da tecnologia na educação.

Clique aqui para ter mais dicas sobre o Portal do Professor no Laboratório do Instituto Claro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Confira 7 filmes para debater bullying na escola

Produções ajudam a identificar a prática e conscientizam sobre preconceitos que a motivam

Como usar fanfics em sala de aula?

Produção literária colaborativa de fãs estimula leitura e escrita entre jovens

Como utilizar a culinária afrodiaspórica no ensino de química?

Pratos como feijoada, acarajé e moqueca ajudam a abordar diferentes conteúdos da disciplina

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.