No XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Ig Bittencourt foi um dos que abordaram a web semântica e as suas possibilidades para a educação. Ao Instituto Claro, o pesquisador indicou o livro “Semantic Web and Education”, de Vladan Devedzic, que, ele afirma, é um excelente “guia” para quem busca entender a relação e as possíveis formas de fusão entre esses dois amplos universos.

“A obra é muito completa. Antes de abordar a educação, trata bastante da web semântica, sua evolução, seus conceitos. Em seguida, discorre sobre a história dos ambientes educacionais e mostra o estado da prática”, explica Bittencourt.

Segundo o professor, a forma como o conteúdo é apresentado permite aos leitores irem fazendo as relações entre a web semântica e a educação antes mesmo de o autor chegar a esta abordagem. “O que também destaco como interessante no livro é que ele cita muitas aplicações disponíveis e padrões que ainda não são amplamente conhecidos, além de ontologias. Assim, é possível ter uma boa noção de diferentes formas de utilização prática dos conceitos expostos”, comenta o professor da UFAL.

Ontologias, termo muito utilizado pelos que pesquisam e trabalham com web semântica e inteligência artificial, são descrições de conceitos e relacionamentos que podem existir entre eles. São mecanismos usados por um agente ou por uma comunidade de agentes do ambiente virtual, de forma que seja possível obter dados mais personalizados e úteis aos usuários das redes de computadores.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.