Autora de um dos blogs de educação mais alinhados aos conceitos da web 2.0, a professora e especialista em educação a distância Miriam Salles destaca, entre os livros da sua biblioteca que abordam a temática educação e novas tecnologias, a obra “Tecnologias para Transformar a Educação”, escrita pelos espanhóis Juana María Sancho e Fernando Hernandéz.

 

A publicação da editora Artmed aborda aspectos de interesse não somente dos educadores que lidam diretamente com os alunos, como os professores, mas também daqueles que atuam como gestores, desenvolvendo e implementando políticas educativas.

 

“No livro, a própria Juana relata como se influenciou pelas tecnologias e dá exemplos de como descobriu o caráter transformador das TICs”, conta Miriam. De acordo com a professora, vale estar atento à narração. Ela ressalta, para quem não tem conhecimento do currículo dos autores, que ambos são referências no tema. “O Fernando Hernandéz, inclusive, já esteve no Brasil algumas vezes ministrando cursos sobre projetos de trabalho”, diz. Ele é autor também de Transgressão e Mudança na Educação.

 

O livro “Tecnologias para Transformar a Educação” traz ainda alguns problemas encontrados quando as TICs chegam aos ambientes de ensino e os profissionais são “desafiados” a incorporá-las ao dia a dia. “Há uma questão muito interessante abordada no texto que é o do ‘vácuo pedagógico’. Isso diz respeito ao pouco avanço do uso das novas tecnologias nas escolas depois que elas chegam à escola”, afirma Miriam. Para que isso não aconteça, o uso interdisciplinar da tecnologia é apontado como uma das soluções. “Práticas realizadas na Europa que têm a integração disciplinar incutidas, como a SchoolNet, são abordadas”, afirma Miriam.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

9 canções para ensinar conteúdos de educação ambiental

Letras abordam temas como conservação, mudança climática e intervenção humana na natureza

Como trabalhar Gabriel García Márquez na educação básica?

Obra do escritor colombiano ajuda a abordar realismo mágico e história latino-americana

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.