Autora de um dos blogs de educação mais alinhados aos conceitos da web 2.0, a professora e especialista em educação a distância Miriam Salles destaca, entre os livros da sua biblioteca que abordam a temática educação e novas tecnologias, a obra “Tecnologias para Transformar a Educação”, escrita pelos espanhóis Juana María Sancho e Fernando Hernandéz.

 

A publicação da editora Artmed aborda aspectos de interesse não somente dos educadores que lidam diretamente com os alunos, como os professores, mas também daqueles que atuam como gestores, desenvolvendo e implementando políticas educativas.

 

“No livro, a própria Juana relata como se influenciou pelas tecnologias e dá exemplos de como descobriu o caráter transformador das TICs”, conta Miriam. De acordo com a professora, vale estar atento à narração. Ela ressalta, para quem não tem conhecimento do currículo dos autores, que ambos são referências no tema. “O Fernando Hernandéz, inclusive, já esteve no Brasil algumas vezes ministrando cursos sobre projetos de trabalho”, diz. Ele é autor também de Transgressão e Mudança na Educação.

 

O livro “Tecnologias para Transformar a Educação” traz ainda alguns problemas encontrados quando as TICs chegam aos ambientes de ensino e os profissionais são “desafiados” a incorporá-las ao dia a dia. “Há uma questão muito interessante abordada no texto que é o do ‘vácuo pedagógico’. Isso diz respeito ao pouco avanço do uso das novas tecnologias nas escolas depois que elas chegam à escola”, afirma Miriam. Para que isso não aconteça, o uso interdisciplinar da tecnologia é apontado como uma das soluções. “Práticas realizadas na Europa que têm a integração disciplinar incutidas, como a SchoolNet, são abordadas”, afirma Miriam.

Talvez Você Também Goste

Conheça 12 brincadeiras para trabalhar mímica na educação física

Atividades exploram relação entre pensamento e expressividade e podem ser aplicadas nos ensinos fundamental e médio

Diário de leitura incentiva formação leitora e escrita autoral

Professores compartilham formas de desenvolver a atividade em todas as etapas da educação básica

Professores negros relatam racismo e isolamento na educação pública

Falta de representatividade no corpo docente e nos cargos de gestão dificulta o enfrentamento do preconceito

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.