As tecnologias digitais fazem uso da cor e, de acordo com as diversas pesquisas sobre a leitura de imagens, as cores são elementos fundamentais desse universo digital, pouco explorados ainda pela imensa maioria dos professores como recurso pedagógico. Infelizmente as pessoas se esquecem de que o conhecimento não é estanque, segmentado, e sim formado por diversas informações que, juntas, constroem um saber.

Num universo onde a imagem prevalece como ainda acontece na maioria das TICs, conhecer os fundamentos da comunicação visual pode fazer a diferença entre um trabalho bem sucedido e os outros. Sempre que inicio um trabalho que tenha como ponto central refletir sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação, procuro tratar de um de seus principais elementos – a cor – como ponto de partida para esta reflexão.

 

Embora existam vários livros sobre cores, sem desmerecer nenhum deles, considero leitura essencial o livro Da Cor à Cor Inexistente, de Israel Pedrosa. É, sem dúvida alguma, a indicação quase unânime entre os profissionais de arte, design, comunicação e demais áreas que lidam com este elemento: a cor -, e deveria ser também dos profissionais que lidam com educação e tecnologia. É somente conhecendo a amplitude do universo das cores que se pode desfrutar mais seguramente de suas características como elemento da comunicação.

 

Estudioso das cores, o artista Israel Pedrosa fez quase que um tratado sobre o tema, tratando-o sob os aspectos físicos, artísticos, estéticos e perceptuais, e mostrando o papel das cores na vida dos homens e em seu uso no cotidiano, tornando este livro um dos mais completos, em termos de variedade de tratamentos dados ao tema central – as cores. A primeira edição é de 1977, pela Editora da UNB, revisada e relançada, está na sua 9ª edição, de 2003.

 

Composta de 08 capítulos, a obra trata dos aspectos da cor, da luz, do olho e da visão; fala de Leonardo da Vinci e a teoria das cores; de Newton e a óptica física e do que chama de “esboço” de uma teoria das cores, de Goethe. Fala, ainda, de estímulos visuais e estruturas da cor; dos elementos psicológicos da cor; da utilização mística e simbólica. Abordando do impressionismo à arte abstrata, analisa o emprego das cores no Brasil e discorre sobre a harmonização das cores; a lei do contraste simultâneo das cores; e as mutações cromáticas, chegando, por fim, ao que denominou de cor inexistente.

 

É, realmente, um clássico. Ponto de partida para qualquer estudo sobre cores e, pensando nas tecnologias digitais e em como elas fazem parte do nosso dia a dia, seja como usuário, seja como profissional da área, é leitura imprescindível para quem deseja entender realmente os processos da comunicação visual, essenciais ao universo multimidiático em que vivemos.

 

Ficha técnica
“Da cor à Cor inexistente”, Israel Pedrosa
Editora Leo Christiano, 220 páginas

 

Confira abaixo o sumário do livro:

 

I – INTRODUÇÃO

 

– A COR – Estímulos. Percepção da cor. Classificação das cores.
– A LUZ – Emissão, propagação e natureza da luz. Características e propriedades da luz. Diferença de velocidades: fator de decomposição da luz branca. Aferição da luz. Os átomos na produção da luz.
– O OLHO E A VISÃO – Estrutura do olho humano. Visão cromática. Limites da visão.

 

II – PREMISSAS E DESENVOLVIMENTO DA TEORIA

 

– LEONARDO DA VINCI E A TEORIA DAS CORES – O legado histórico. A influência de Alberti e o saber da Antiguidade. Perspectiva aérea. Cores primárias. Visão da cor. Colorido renascentista. O esfumado. A beleza das cores. Contraste simultâneo de cores. Sombra e luz. Composição da luz branca.
– NEWTON E A ÓPTICA FÍSICA
– O ESBOÇO DE UMA TEORIA DAS CORES, DE GOETHE – Antecedentes e origens das preocupac6es cromáticas. Discordância da teoria de Newton. Antigas verdades e descobertas de Goethe. O efeito sensível-moral da cor.
– ÓPTICA FISIOLÓGICA – Teoria tricromática. Adaptação visual. Movimento e latência.
Discos rotativos. Diferença de percepção.
– REPRESENTAÇÃO GRAFICA, TRIDIMENSIONAL E MENSURAÇÃO DE CORES – Sólidos de cores. Espectrofotometria. Colorimetria.

 

III – A NATUREZA DA COR E SUA AÇÃO PSÍQUICA, SIMBÓLICA E MÍSTICA

 

– ESTÍMULOS: ESTRUTURAS DA COR
– ELEMENTOS PSICOLÓGICOS
– UTILIZACÃO MÍSTICA E SIMBÓLICA – Reações à cor. Fascínio da abstração. A cor no esporte. A cor na Teosofia e Antroposofia. A cor nos cultos afro-brasileiros.

 

IV – CORES

 

– CORES – Vermelho. Amarelo. Verde. Azul. Violeta. Laranja. Púrpura. Marrom, ocre e terras. Branco. Preto.

 

V – DO IMPRESSIONISMO À ARTE ABSTRATA

 

– DO IMPRESSIONISMO À ARTE ABSTRATA – Antecedentes do Impressionismo. O Impressionismo. O Abstracionismo.

 

VI – 0 EMPREGO DAS CORES NO BRASIL

 

– O EMPREGO DAS CORES NO BRASIL

 

VII – ELEMENTOS DE HARMONIA

 

– CONSIDERAÇÕES GERAIS – Harmonização de valores e tons. Escala de valores.
– HARMONIZAÇÃO – Sistema gráfico de harmonização de cores. Círculos de Harmonização e Módulos de Mensuração. Módulos de Mensuração. Combinação de cores. Harmonia de tons, ou cromática. Escala cromática em Modo Maior ou Menor. Harmonia consonante. Harmonia assonante.
– DA LEI DO CONTRASTE SIMULTÂNEO DAS CORES

 

VIII – COR INEXISTENTE

 

– MUTAÇÕES CROMÁTICAS
– COR INEXISTENTE – Componentes estruturais. O domínio do fenômeno.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Desafios da educação: 6 temas para prestar atenção em 2025

Celulares proibidos, inteligência artificial e privatização são debates para os próximos meses

Emenda do Fundeb ameaça reajuste salarial dos professores

Segundo especialista, mudança no texto pode afetar recursos para pagamento de pessoal na educação

Obra de Tomie Ohtake ajuda a trabalhar arte abstrata na educação básica

A partir do acervo e da trajetória da artista é possível explorar o processo criativo, o papel social da mulher e a imigração

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.