Em tempos do uso de novas ferramentas no processo de aprendizado, os jogos eletrônicos podem ser bons aliados dos professores. Segundo pesquisa da Target Group Index, do IBOPE Media, 41% das pessoas nas principais regiões metropolitanas brasileiras afirmam possuir um console de videogame. E a possibilidade de utilizar o game não se restringe ao mundo digital, mas ao conceito de autocondução. O tema foi abordado durante o 1° encontro de Tendências e Evolução em Tecnologias Aplicadas à Educação, que aconteceu nessa semana em São Paulo.

Segundo o especialista Rodrigo Martins, da Oniria Games, existe um processo de gamificação, que traz na tecnologia novas possibilidades de aprendizagem e no design a oportunidade de criar soluções. “É preciso pensar nas competências que iremos trabalhar, e com o jogo digital trabalhamos bastante o atitudinal e a habilidade”, explica Rodrigo.

Com o game é possível também sintetizar as informações que serão abordadas, avaliar os resultados do aluno, simular diversos cenários, além de engajar para o aprendizado. “O ambiente digital pode prover uma interface mais amigável para que um professor possa experimentar conceitos”, ressalta Rodrigo Martins.

Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração na hora de criar ou utilizar jogos eletrônicos como ferramenta de ensino, como:

  • A participação voluntária dos alunos;
  • Uma narrativa/ enredo envolvente;
  • Bastante interatividade;
  • E uma mecânica com metas e regras.
     

“O grande desafio do uso dos games ainda é o custo para a criação destes aplicativos. No caso de jogos tradicionais será preciso um bom conhecimento sobre criação de jogos para adaptar uma mecânica de um jogo tradicional. O processo tradicional de produção de um jogo envolve uma integração entre a equipe de desenvolvimento e o especialista do conteúdo abordado, isso acaba encarecendo e complicando todo o processo”, completa Rodrigo.

Mas é possível encontrar na internet alguns jogos para uso em sala de aula. Acesse aqui e conheça alguns jogos selecionados pelo NET Educação.

 
O Starcraft também pode ser utilizado em sala de aula

Conheça aqui os Jogos Eletrônicos, suas tipologias e potenciais educacionais.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça 9 dinâmicas para ensinar matemática a aluno com TDAH

Atividades lúdicas aliadas a conteúdos curriculares ajudam a trabalhar atenção e memória

Dissecação de flores ajuda a abordar angiospermas nas aulas de biologia

Atividade permite ao aluno identificar cada parte da planta e sua função na reprodução

Confira 11 orientações para ensinar educação musical a alunos surdos

Professores podem desenvolver atividades que explorem a vibração do som com toda a turma

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.