“Para Compreender o Século XXI” é o tema do Fronteiras do Pensamento 2010. O projeto contempla uma série de conferências que acontecem até novembro em Porto Alegre (RS) e para as quais já estão confirmados dez palestrantes internacionais. A escolha do tema objetiva promover um debate embasado em reflexões e no dinamismo do mundo, com abordagem de questões que permeiam o cotidiano, como inovações tecnológicas, alterações ambientais, culturais, sociais e econômicas. Já em sua quarta edição, o projeto conta este ano com o patrocínio do Instituto Claro.

 

Quem iniciou os debates de 2010 foi o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos 20 maiores cientistas da atualidade, segundo a revista Scientific American. Ele é considerado referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e os computadores (neuropróteses) e discutiu o tema “A neurociência do século XXI” (clique aqui para ler um resumo da conferência).

 

Divulgação/Fronteiras do Pensamento

Jorge Quintão

Na foto acima e no início da reportagem, o neurocientista Miguel Nicolelis, que iniciou os debates do Fronteiras de 2010

 

Tim Wilson/Cretive Commons

Raymond Kurzweil, um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial, fará teleconferência holográfica em 14 de junho

 

Também estão escalados para a edição 2010: o escritor peruano Mario Vargas Llosa (4 de outubro), um dos maiores expoentes vivos da literatura latinoamericana, e Terry Eagleton (9 de agosto), filósofo e crítico literário britânico responsável pela integração dos estudos culturais com a teoria literária mais tradicional. Eduardo Gianetti, cientista social e um dos economistas mais respeitados por acadêmicos e empresários brasileiros, é outro convidado e falará no dia 13 de setembro. Já Denis Mukwege, médico ginecologista congolês indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2009, especialista no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, é o debatedor do dia 28 de junho.

 

Completam a lista Daniel Dennett (8 de novembro), filósofo cognitivista norteamericano e um dos defensores mais vigorosos do darwinismo; Daniel Cohn-Bendit (23 de agosto), político alemão, presidente dos Grupo dos Verdes/Aliança Livre Européia; e Carlo Ginzburg (29 de novembro), historiador e antropólogo italiano, pioneiro no estudo da micro-história. Também estão confirmadas as conferências do oceanógrafo e ambientalista Jean-Michel Costeau (5 de julho) e do estudioso da Inteligência Artificial Raymond Kurzweil, que fará teleconferência holográfica no dia 14 de junho.

 

Em 2010, o projeto também terá uma novidade. Para levar as ideias dos painelistas aos mais jovens foi criado o módulo educacional Fronteirinhas. A ação ocorre no segundo semestre, aberta a alunos das escolas municipais e estaduais de Porto Alegre e da região metropolitana da cidade.

 

O Fronteiras mantém a tradição de realizar seus encontros sempre às segundas-feiras, no horário das 19h30, no Salão de Atos da UFRGS. Ao final do curso, alunos com 75% de presença ou mais recebem certificados de curso de extensão chancelados pela universidade. O ciclo busca formar uma visão que corresponda aos paradigmas emergentes da complexidade, buscando a multiplicidade de olhares advindos de todas as disciplinas.

 

Para mais informações, acesse o site www.fronteirasdopensamento.com.br, ou ligue para (51) 3019-2326.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.