Cinema, novas mídias, exposições e seminários são os recursos escolhidos para dar voz, imagem e movimento ao Green Nation Fest, evento que discute, entre os dias 31 de maio e 7 de junho, no Rio de Janeiro, sustentabilidade e meio ambiente.

Com patrocínio da Claro, a iniciativa realizada pelo Cima (Centro de Informação, Cultura e Meio Ambiente) é aberta ao público, gratuita e visa mobilizar a sociedade civil em torno de questões imperativas para os dias atuais e futuros: aquecimento global, queimadas, economia verde, entre outros.

No Green Nation Fest seu celular vale pontos no Claro Clube

Descarte seus aparelhos e baterias fora de uso na urna do Claro Recicla (que está na entrada do evento) e ganhe até 200 pontos no Claro Clube.

São esperados 60 mil visitantes ao longo dos oito dias. Para que os visitantes que forem à Quinta da Boa Vista – parque que receberá a feira – tenham a oportunidade vivenciar parte do que será tratado pelos especialistas convidados, espaços propícios a práticas interativas e a experiências sensoriais foram montados. Um deles é o Gol de Bicicleta, ambiente em que o participante precisa suar a camisa e pedalar para gerar eletricidade. Mostrando que o assunto pode ser levado ao público de forma divertida e até como entretenimento, cada “ciclista” precisa escolher para qual time vai direcionar sua energia: Flamengo, Fluminense, Botafogo ou Vasco. Se a ideia do visitante for aprender se divertindo, as oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais descartáveis – para crianças e jovens – são uma ótima opção, abertas das 8h às 17h durante todo o evento.

Para quem curte a sétima arte, a boa notícia é que uma mostra competitiva de filmes ambientais com as categorias documentário, animação, ficção e roteiro de ficção ocorre no evento. Os vencedores por júri popular ou júri oficial receberão o troféu Green Nation Fest, além de ter seus filmes exibidos em veículos de comunicação e mostras temáticas. Os dois vencedores da categoria de roteiro terão suas histórias filmadas e produzidas pelo programa Fantástico.

Seminários

As discussões em grupo estão garantidas com os seminários sobre economia verde criativa, que acontecem de 5 a 7 de junho, das 10h às 18h, no Auditório do Museu Nacional. Entre os convidados estão Josh Fox, responsável pelo documentário Gasland, indicado ao Oscar em 2011, e Emmanuel Belliveau, designer de construções sustentáveis e apresentador de programa sobre casas ecológicas na Discovery Network. Para os estudantes, o Green Nation Fest dedica o Espaço Quiz, uma disputa de perguntas e respostas sobre meio ambiente e sustentabilidade projetadas em telões. Alguns dos vencedores serão premiados com bolsas de estudo para o ensino superior e cursos livres.

Confira o vídeo de apresentação do Green Nation Fest:

https://youtu.be/iaczCPPWdqE

Educação ambiental

Ana Vodo/Divulgação

No festival, visitantes pedalam para gerar energia

Para os alunos das escolas municipais do Rio, o  Green Nation Fest vai abrir a possibilidade de dar continuidade às ações envolvendo sustentabilidade e ecologia que eles já realizam em sala de aula. Os estudantes estarão presentes na mostra de filmes, durante a seleção de curta-metragens ambientais. Os vídeos foram feitos a partir do projeto Segundo Turno Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e que realiza oficinas culturais em escolas da cidade. Na ocasião, serão exibidos filmes produzidos pelos alunos de seis colégios.No total, 2.500 crianças da rede municipal devem passar pelo evento. Além dos vídeos, haverá oficinas voltadas para eles, que ensinam desde a confecção de brinquedos com materiais reciclados até a criação de objetos artísticos por meio de sustentabilidade. No Espaço Quiz, eles competem e respondem perguntas sobre sustentabilidade elaboradas pela Universidade Estácio de Sá, com sugestões do Programa Claro Recicla e da Secretaria Municipal de Educação.

Espaços sob olhar de cientistas

Divulgação

Pesquisadora Carolina Dubeux, que ajudou a conceber alguns dos espaços do evento

Doutora em Planejamento Energético e Ambiental e pesquisadora em Planejamento Energético pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), Carolina Dubeux está entre os pesquisadores que deram suporte à concepção de algumas atrações do evento. Ela destaca os espaços como a geleira, em que é possível aos visitantes experimentarem na pele as consequências de diferentes fenômenos na natureza causados, em parte, pelo mal relacionamento com o meio ambiente.

Ao adentrar um ambiente do degelo, por exemplo, o participante é posto em contato com a baixa temperatura e sons típicos da região da Antártica. Nessa instalação, são projetadas imagens de derretimento e desabamento de camadas de gelo. Já no espaço que representa uma floresta, o visitante vivencia o início de uma queimada, passando por mudanças no clima e nos sons naturais do local.

Ainda é possível conhecer os efeitos de uma enchente, simulada dentro de uma casa. O espectador assiste à parede do local ruir e à sala de jantar ser inundada em pouquíssimo tempo. Carolina explica o objetivo da instalação: “A ideia é mostrar de maneira simulada quais impactos esses acontecimentos podem causar para a humanidade e para o próprio indivíduo”.

Depois de cada uma das experiências, o visitante encontra monitores e sistemas interativos, onde pode se deter e aprender mais sobre as causas e consequências de cada um dos fenômenos.

Moda sustentável

O Green Nation Fest também se preocupa em estender o olhar da sustentabilidade a áreas de consumo. Procurando influenciar a indústria da moda a usar produtos ecologicamente corretos, o evento realiza um desfile com roupas produzidas a partir da biodiversidade local de 12 regiões brasileiras. E, para cobrir a ação, a modelo Gisele Bündchen será repórter por um dia. Gisele também será responsável pelo plantio da primeira das mil mudas que serão semeadas na ocasião no Parque Nacional de Grumari, na região oeste da cidade – ao chegarem ao evento, todos os visitantes “adotam” uma dessas árvores, e podem acompanhar sua evolução pela internet, através do site do projeto.

Serviço

Local: Parque Quinta da Boa Vista

Endereço: Av. Pedro II, s/nº, São Cristóvão, Rio de Janeiro

Data: 31 de maio a 7 de junho

Horário de funcionamento: 9h às 18h

Site: http://www.greennationfest.com.br/

Acompanhe também a nossa página no Facebook.

Leia mais:

Comunidade envolvida em ação educativa de reciclagem descarta mais de 2 mil quilos de equipamentos

Ensinar por meio da ecologia e de recursos tecnológicos é o objetivo do projeto Ecoweb

Com sustentabilidade como base, projeto desenvolve senso crítico de jovens com auxílio das TICs 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.