Munido com um tablet, Felipe Guazzelli, 13, fotografa os eventos do Dante Digital e posta em tempo real na página de Facebook da Dante em Foco. Este já é o segundo ano que ele participa da oficina de mídias digitais e jornalismo do colégio, onde aprende a preparar pautas, escrever reportagens, fotografar, editar filmes e postar seus conteúdos no blog e nas redes sociais, levando em consideração as especificidades destes ambientes virtuais.

“Sempre quis ser arquiteto ou engenheiro, mas agora começo a pensar, também, em ser jornalista”, conta Felipe. Além do desenvolvimento de aptidões jornalísticas, do contato com as mídias e da cobertura dos eventos do colégio, ele destaca a importância de uma “outra aprendizagem”: “Na Dante em foco, aprendi a trabalhar em grupo e o quanto a gente precisa um do outro, e, principalmente, a ter comprometimento: aqui ninguém falta sem avisar, nem tira nota baixa.”

Durante todo o ano letivo, podem participar da oficina alunos do sétimo ano à segunda série do Ensino Médio. A Dante em Foco é somente um dos projetos desenvolvidos e apresentados pelo Colégio Dante Alighieri em seu 9º Dante Digital. O evento reúne pais, alunos, especialistas interessados no uso de tecnologias na educação e empresas parceiras, que apresentam suas inovações tecnológicas para terem suas possibilidades testadas.

Tecnologia para o desenvolvimento

“É uma mostra de como é feita a integração da tecnologia ao currículo no Dante. Para nós, a tecnologia é um pretexto para desenvolver temáticas, promover o desenvolvimento dos alunos e usar a escola de outra maneira, envolvendo também os pais”, afirma a professora Valdenice Minatel, responsável pela organização. Ela conta que o Dante Digital começou como uma exposição muito menor de trabalhos impressos no final de 2000. A tecnologia foi entrando aos poucos para tornar os projetos mais interativos e interessantes, até que em 2006, quando o tema central do evento foi sustentabilidade, a equipe organizadora percebeu que não podia mais continuar imprimindo tanto material e o evento tornou-se ainda mais digital.

Confira vídeo de uma das atividades de robótica desenvolvida durante o evento

https://youtu.be/UJapdx7UU7U

De acordo com Solange Giardino, professora de informática, a exposição é fruto da maneira como a tecnologia é contemplada pelo colégio. “A tecnologia perpassa todas as áreas do conhecimento. A escola é envolvida em tecnologia”, diz. Ela explica que há um trabalho intenso e extenso de formação de professores, com orientações individuais, reflexão e compartilhamento de práticas. Além disso, os professores trabalham em cooperação com os professores de informática, em que os primeiros propõem ideias de projetos para que os outros ajudem a inserir a tecnologia.

Os projetos apresentados durante a semana do Dante Digital, como o Soletra Dante, a Gincana de História e a Oficina de Robótica, são desenvolvidos com os alunos no decorrer do ano. Alguns desses projetos estão contemplados pelo currículo, e outros são as oficinas das quais os alunos participam de acordo com seus interesses. Neste ano, a novidade da mostra é a apresentação de totens de Realidade Aumentada, que ainda não estão no currículo, mas que começam a ter seus potenciais experimentados.

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