“Qual o principal obstáculo que se impõe ao uso das TICs pela educação?” foi o tema da nossa última enquete aqui no portal e na nossa fanpage no Facebook. A pergunta levou a maioria dos participantes a optar pela alternativa “O despreparo de grande parte dos gestores e educadores”. A resposta obteve 38% dos votos.

Leandro Bevilacqua

Fernanda Tardin, orientadora tecnológica educacional no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo e criadora do blog Utilizando as Mídias na Educação, acredita que a alternativa recebeu mais votos por incluir também os gestores. “É claro que não basta ter todos os equipamentos. Os educadores também precisam se apropriar dessas tecnologias. Além disso, os gestores e a coordenação pedagógica precisam estar envolvidos para tornar essa experiência significativa”, afirma.

Em segundo lugar, com 26% do total de votos, ficou a opção “A falta de um programa curricular consistente que faça uso das tecnologias de forma integrada”. Para Fernanda, isso reflete a necessidade de integrar de forma mais organizada as TICs no currículo escolar. “Sem uma boa estrutura curricular e um plano de utilização da tecnologia na sala de aula, o professor se sente desmotivado a aplicá-lo com os alunos”. A educadora defende um planejamento que incentive o uso das tecnologias pelos professores como uma ferramenta de ensino, de forma a facilitar a aprendizagem.

Divulgação

Fernanda também afirma que estudos e experiências atuais vêm ganhando importância na aceitação de novos ambientes de aprendizagem. Essa consciência parece ter se refletido na enquete, onde a opção “O paradigma de que a sala de aula é o único espaço de ensino/aprendizagem” ficou na terceira posição, com 20% dos votos. Essa mudança vem acontecendo por conta da realidade dos alunos, que utilizam as diferentes tecnologias em seu dia a dia, o que inclui o ambiente escolar. “Mesmo alguns professores reticentes quanto às inovações acabam entrando nesse contexto”, conta.

Mesmo em último lugar, a resposta “A ausência de políticas públicas capazes de fomentar ações inovadoras” conseguiu uma parcela considerável dos votos: 16% do total. Segundo Fernanda, faltam políticas para valorizar e dar apoio ao uso da tecnologia pelos professores. Dessa forma, muitos dos resultados alcançados acabam surgindo a partir de iniciativas individuais de educadores, como o desenvolvimento de blogs educacionais e atividades utilizando as TICs, como o projeto já mostrado aqui no portal, Educação Além dos Muros, oficina de vídeos educativos realizada pela professora Sandra Maria Saragoça com jovens adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação.

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Leia mais:

Na aprendizagem, sites educativos são ambientes da web mais bem-vindos

Enquetes realizadas no portal apontam como as TICs estimulam o trabalho colaborativo e a autonomia dos alunos

Série de reportagem “TICs na prática”

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