Na última semana, durante o 2º Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula, a mestre e doutoranda em Lingüística Fátima Franco conversou com o Instituto Claro após proferir palestra e selecionou um dos vários livros que citou na sua apresentação para indicar ao portal.

A professora, que no evento abordou o tema “Alfabetização, Letramento e Tecnologias: Estratégias para a Sala de Aula” destacou o livro “Bili com Limão Verde na Mão”, de Décio Pignatari, pelas possibilidades que a obra apresenta de relacionar a linguagem da web com a linguagem utilizada no ambiente escolar durante o processo de alfabetização.

“A dinâmica mais interessante é levar primeiro os alunos ao ambiente virtual, para que eles tenham contato com os poemas curtos do Décio Pignatari e, na seqüência, ir ao livro. Assim, os alunos entenderão que, embora os conteúdos sejam parecidos, para se ter acesso ao que está na web é preciso realizar um caminho diferente do que fazemos para alcançar as informações de um livro”, analisa Fátima Franco.

Essa percepção da diferença entre os meios durante o processo de alfabetização digital, diz a professora, é mais marcante quando se utiliza o livro “Bili com Limão Verde na Mão” porque este se diferencia pelo ousado projeto gráfico, de Luciana Facchini, e pelas ilustrações de Daniel Bueno. “Na obra, temos páginas dobradas, que precisam ser desdobradas para que o leitor tenha acesso ao conteúdo, e isso lembra o  computador, onde temos que clicar para acessar algo. Mas, mesmo havendo essa ‘proximidade’, é clara a diferença entre as linguagens”, diz.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Descubra 4 músicas para discutir saúde mental com alunos do ensino médio

Oficinas de escuta e interpretação de canções ajudam a abordar depressão e resiliência

Como transformar o escape room em recurso pedagógico?

Atividade estimula raciocínio e cooperação e pode ser usada em todas as disciplinas e etapas de ensino

Violência nas escolas: 9 filmes e documentários para refletir sobre o tema

Produções que abordam preconceitos e escuta ativa ajudam o docente a compreender o problema

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.