Professor e orientador do programa “Aluno Monitor” em São Paulo, Fábio Rogério Nepomuceno está sempre em busca de novidades para incrementar os trabalhos que desenvolve com os seus alunos no laboratório de informática da escola municipal Mestre Fernando Gracioso.

 

Ele destaca que, independentemente da atividade que seja implementada, um dos maiores desafios em salas de informática é saber gerenciar. “Algumas atividades podem parecer simples, mas, às vezes, os alunos demoram um pouco para dominar uma ferramenta. Também acontece de alguns terem mais facilidade do que outros, e isso faz com que o professor tenha de saber orientar para que a classe ande mais ou menos no mesmo ritmo”, diz Fábio.

 

Para auxiliar educadores nessa e em outras questões relacionadas aos procedimentos em salas de informática, o professor indica a leitura do “Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever – Tecnologias na Educação”, livro que surgiu da parceria do programa Educarede com a Secretaria Municipal de São Paulo e foi criado para atender ao grupo POIE (Professores Orientadores de Informática Educativa).

 

“Além do conteúdo interessante, a obra vale pelo formato. É uma produção colaborativa. Vários professores falam de suas experiências, então são soluções reais”, ressalta Fábio, que afirma ter aplicado diversas dicas e ferramentas ali sugeridas. “Resolvi experimentar o Audacity (editor de áudio), por exemplo, depois de ler a respeito nesse livro”, diz.

 

Ele destaca ainda um instrumento de avaliação de sites para ser utilizado com os alunos. “O livro traz uma ficha, que pode ser preenchida impressa ou mesmo na tela do computador. Vale a pena dividir a classe em dois grupos, dar a cada um a tarefa de analisar um site diferente, mas correspondentes, e, em seguida, confrontar as avaliações”, sugere Fábio. Entre os critérios que devem ser avaliados pelos alunos estão a navegabilidade e o conteúdo.

 

O “Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever – Tecnologias na Educação” pode ser acessado gratuitamente neste link: http://educarede.info/poie/livro/livro.html.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Ciclo menstrual: como abordar o assunto com os estudantes?

Envolver meninos na conversa e discutir mitos ajuda a normalizar o assunto na escola

Quais as percepções que o praticante de bullying tem da sua conduta?

Pesquisadora entrevistou ‘bullies’ e explica como a visão deles ajuda a enfrentar o problema na escola

Descubra 4 músicas para discutir saúde mental com alunos do ensino médio

Oficinas de escuta e interpretação de canções ajudam a abordar depressão e resiliência

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.