A maior festa popular dos brasileiros começa na próxima sexta-feira (28/2). Durante os dias de Carnaval, por todo país, blocos de rua, trio-elétricos e desfiles de escolas de samba trarão em suas músicas temas de interesse social e cultural. Em São Paulo, um dos assuntos que será tratado no Sambódromo será Estatuto da Criança e do Adolescente, traduzido no enredo “Uma Fantástica Viagem ao Mundo da Imaginação Infantil”, da Acadêmicos do Tucuruvi, com o objetivo de alertar, de forma lúdica, sobre os problemas sociais relacionados a esse público.

Leia também:
– 
Educadores têm conhecimento limitado e estereotipado do ECA

A escola criou um samba-enredo que se baseia na imaginação de um menino sonhador que, um dia, ao acordar, resolve transformar as dificuldades enfrentadas no mundo real em um mundo de fantasia, com a ideia de alertar os adultos e mostrar como é a realidade vista com os olhos de uma criança. “O carnaval é uma festa do povo, é um momento de fazer homenagens, levar alegria, mas também de fazer críticas de forma positiva. Nosso objetivo é fazer um desfile divertido, mas com uma questão social importantíssima: se tratarmos mal nossas crianças, elas nos tratarão mal no futuro”, explica Wagner Santos, há cinco anos como carnavalesco da Acadêmicos do Tucuruvi, localizada na Zona Norte de São Paulo.

O enredo da escola é dividido em dois temas: Realidade Social, que será abordada nos Carros Alegóricos, e Estatuto da Criança e do Adolescente. “A ideia é dar vida para estes problemas, transformando em sonhos que as crianças gostariam de ver se realizar. Por exemplo, a Ala do Robô traz a questão de acessibilidade das crianças com deficiência e a das Baianas que fala da importância do lazer”, completa Wagner.


Algumas fantasias que serão utilizadas no desfile expostas na quadra da escola

Os carros serão divididos por mundos, o primeiro é o da Imaginação, que traz um lugar encantado, cheio de imaginação, com fadas e duendes, o reino que toda a criança sonha em viver. O objetivo é alertar para a realidade da falta de espaços públicos adequados e seguros para se divertir, falta de investimento no lazer das crianças. 

No segundo, será abordado o mundo virtual: cheio de computadores, robôs, tablets. Esse carro visa alertar para o mundo tecnológico que a criança está inserida hoje em dia, esquecendo-se de brincadeiras sadias, que fortalecem o convívio social.

Para o terceiro carro foi separado o mundo das guloseimas, recheado de comidas industrializadas e doces, a tentação dos pequenos. A ideia é alertar para dois problemas de saúde gravíssimos inseridos na realidade infantil: obesidade e diabetes.

Já o quarto carro traz o mundo dos medos, decorado com bruxas, árvores do pântano, fantasmas, monstros e outras coisas assustadoras, para retratar os reais medos que cercam as crianças: pedofilia, trabalho escravo, criminalidade, espancamento, entre outros.

O quinto e último carro traz o mundo mais importante, segundo o Carnavalesco, o do Saber. “Queremos fazer uma crítica construtiva sobre a atual educação brasileira, que, por falta de investimento, tem baixíssima qualidade e pouca segurança. Finalizamos com esse carro como forma de mostrar que o melhor caminho a seguir para ter um país seguro, garantindo futuros brilhantes para as crianças, é o da educação”, finaliza o Carnavalesco Wagner Santos.

A Acadêmicos do Tucuruvi será a 5ª escola a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial, no dia 28/2.

Escute o samba-enredo “Uma Fantástica Viagem ao Mundo da Imaginação Infantil”, da Acadêmicos do Tucuruvi aqui!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.