Embora a internet tenha o potencial de promover um aprendizado dinâmico e recheado de ferramentas que costumam entusiasmar os jovens, ainda há um sem-número de educadores que não possui tanta intimidade com os ambientes virtuais e, por isso, não consegue planejar e executar uma primeira ação que tenha como objetivo integrar o aprendizado às tecnologias.

Para incentivar esse primeiro passo, a pedagoga Elisabeth Fantauzzi, mestre em design de multimídias e gestão de educação a distância, indica a leitura do e-book “Para entender a internet”, obra colaborativa que reúne textos de 38 profissionais diretamente ligados à comunicação e à tecnologia. Entre eles, estão o entusiasta do software livre Sérgio Amadeu, que escreveu sobre pirataria online, e Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil. Lançado pelo microblog Twitter, em março, o livro digital foi organizado por Juliano Spyer, consultor na área de mídias sociais, blogueiro e autor do livro “Conectado”.

“É um livro básico, gostoso de ler, com linguagem simples e que já foi concebido a partir de um conceito muito em alta na internet, que é o da colaboração”, afirma Fantauzzi, que prefere não destacar nenhum dos textos como “o mais significativo” para a educação. “Todos os textos são ricos em informações para os educadores que estão começando a se aventurar pela internet”, diz. Professora da graduação em comunicação social na Universidade de Santo Amaro, em São Paulo, Fantauzzi, também mestranda em TV Digital, conta que utilizou o e-book em aulas para indicar aos alunos que há formas de se tirar mais ou menos da navegação dependendo de como você a executa.

Um recurso utilizado no e-book que também pode ser muito útil aos que estão se familiarizando com o universo web é a utilização de links em diversas palavras do livro. Clicar em qualquer um deles remete a páginas externas, da enciclopédia colaborativa Wikipedia, onde os termos são melhor explorados.

O livro pode ser baixado aqui 

Conheça o blog de autoria de Elisabeth Fantauzzi: E-professor

Siga o organizador do livro, Juliano Spyer, no Twitter: @jasper

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

9 canções para ensinar conteúdos de educação ambiental

Letras abordam temas como conservação, mudança climática e intervenção humana na natureza

Como trabalhar Gabriel García Márquez na educação básica?

Obra do escritor colombiano ajuda a abordar realismo mágico e história latino-americana

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.