Filmes podem ajudar a entender a vida e a obra do pensador Lev Vygotsky (1896-1934), cujas ideias transformaram a compreensão do desenvolvimento humano. O teórico russo defendeu o desenvolvimento como um processo social mediado pela linguagem e pelas interações com outras pessoas.
“Para ele, o social é a fonte do desenvolvimento. Nascemos como seres extremamente sociais, dependentes de uma outra pessoa que vai cuidar da gente, mostrar o mundo e ajudar a nos relacionarmos com este meio”, resume a pedagoga e psicóloga infantil pela Universidade de Pedagogia de Moscou, na Rússia, e doutora em Educação Zoia Prestes.
“Por exemplo, chegamos ao mundo com a possibilidade de falar, mas ela se desenvolve no processo da relação social e cultural. Com base nela, surgem outras funções culturais de ordem superior, como o pensamento lógico, a memória e a atenção mediada. Isso ocorre na relação social por meio de ações intencionais, como a educação”, explica Prestes, que é tradutora da obra do pensador russo para o português e pesquisa como as antigas traduções de seus livros do inglês refletiram no campo educacional brasileiro.
Contexto revolucionário
Filmes também podem ajudar a entender o contexto em que Vygotsky viveu e como isso afetou suas práticas, principalmente em relação à Revolução Russa.
Quando jovem, o intelectual migrou da faculdade de medicina para a de direito e depois concluiu outra graduação de filosofia, história e literatura. “Ele chega à psicologia e à ciência justamente pela literatura, a filosofia e a arte”, aponta Preses.
As faculdades foram concluídas em 1917, no estopim da revolução socialista em uma Rússia até então monárquica e com população majoritariamente camponesa e analfabeta.
“É fundamental entender o trabalho do Vygotsky no contexto da Revolução Russa. Ele tenta criar uma nova psicologia porque há um novo olhar para esse homem e para uma sociedade que precisavam ser reconstruídos”, destaca doutora em psicologia da educação e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Edna Martins.
“Ao voltar a Gômeu, cidade onde a família residia, ele atuou como professor em escola regular, na formação de professores, na criação de revistas, no departamento de cultura, na promoção de peças teatrais para a população, entre outros”, contextualiza Prestes.
Aprofundando conceitos
Os filmes também podem ajudar a conhecer mais sobre os conceitos de Vygotsky, cujo mais conhecido foi o de “zona de desenvolvimento proximal”, que destaca a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode alcançar com ajuda.
Martins, porém, lembra que a obra dele vai além desse conceito.
“Enquanto o psicólogo Jean Piaget estava imbuído em descobrir como a criança constrói o conhecimento, Vygotsky amplia essa compreensão abrangendo as funções psicológicas superiores e como o pensamento e a linguagem atuam nesse desenvolvimento”, contextualiza Martins.
A seguir, conheça quatro produções para se aprofundar na vida e na obra de Lev Vygotsky.
As borboletas de Zagorsk
O documentário da BBC, produzido em 1990, mostra o trabalho realizado em uma escola para crianças surdas e cegas na cidade de Zagorsk, a cerca de 80 quilômetros de Moscou, na Rússia. Com 58 minutos de duração, a obra retrata como os educadores, inspirados nas teorias de Lev Vygotsky, desenvolvem métodos para promover a comunicação e a autonomia dos alunos. O filme evidencia a importância das interações sociais e do uso da linguagem, mesmo em formas não verbais, como instrumentos fundamentais no desenvolvimento humano.
Uma história de vida – Lev Vygotsky
Produzido em 1997 pela TV russa, o documentário retrata em cerca de 30 minutos a vida e o contexto histórico de Lev Vygotsky. Com depoimentos de sua filha Guita e do pesquisador Iarochevski, a obra reúne imagens de época, trechos de textos do autor — como sua monografia sobre Hamlet — e destaca a paixão de Vygotsky pela literatura. Também aborda a censura que ele sofreu durante o regime stalinista, oferecendo um olhar sensível tanto sobre sua trajetória intelectual quanto sobre a história da União Soviética.
Coleção Grandes Educadores – Lev Vygotsky
Entrevista com a doutora em psicologia e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Marta Kolh de Oliveira
“O vídeo traz conceitos específicos explicados por uma das primeiras pessoas a estudar o pensamento de Vygotsky no Brasil”, recomenda Martins.
Pensadores na Educação: Vygotsky e o desenvolvimento a partir da cultura
Nessa edição do especial Pensadores na Educação, do Instituto Claro, a professora da Unifesp Edna Martins explica os principais pontos do pensamento de Vygotsky e sua ênfase na cultura e na interação social, mediadas pela linguagem, como fundamentais no processo de cognição.
Veja mais:
Veja 5 filmes para conhecer o pensamento de Paulo Freire
Veja 3 filmes para conhecer a vida e a obra de Maria Montessori
Crédito da imagem: damircudic – Getty Images