A segurança na navegação é tema em alta nos ambientes educacionais, onde professores, coordenadores pedagógicos, pais e representantes das secretarias de educação discutem com frequência qual a melhor forma de conscientizar as crianças e jovens dos perigos da web. Especialista no assunto, a coordenadora do colégio Bandeirantes e professora de Biologia, Cristiana Mattos, destaca como indicação de leitura a “Cartilha de Dicas Safernet”, material abrangente e lúdico, com imagens e textos, disponível gratuitamente na internet.

 

“A cartilha é um ótimo guia para crianças, jovens e adultos, pois é uma produção de qualidade com linguagem que consegue mesmo orientar a todos”, diz a coordenadora, uma das responsáveis pela implementação, no colégio onde atua, do curso de “Ética e Cidadania Digital”, oferecido aos alunos.

 

Em cada um dos tópicos da cartilha – Cyberbulling, Sexting, Vírus, Roubo de Dados, Redes de Relacionamento, Lan House, Infocentro etc. – estão os significados desses termos, assim como “dicas para se manter seguro”. Cristiana Mattos conta que conteúdos da cartilha fazem parte da orientação aos alunos do Colégio Bandeirantes. “Usamos como referências, por exemplo, as dicas sobre uso de imagem, cyberbulling, direitos autorais.”

 

No site do SaferNet é possível fazer download da cartilha. Acesse aqui.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Confira 7 filmes para debater bullying na escola

Produções ajudam a identificar a prática e conscientizam sobre preconceitos que a motivam

Como usar fanfics em sala de aula?

Produção literária colaborativa de fãs estimula leitura e escrita entre jovens

Como utilizar a culinária afrodiaspórica no ensino de química?

Pratos como feijoada, acarajé e moqueca ajudam a abordar diferentes conteúdos da disciplina

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.