A segurança na navegação é tema em alta nos ambientes educacionais, onde professores, coordenadores pedagógicos, pais e representantes das secretarias de educação discutem com frequência qual a melhor forma de conscientizar as crianças e jovens dos perigos da web. Especialista no assunto, a coordenadora do colégio Bandeirantes e professora de Biologia, Cristiana Mattos, destaca como indicação de leitura a “Cartilha de Dicas Safernet”, material abrangente e lúdico, com imagens e textos, disponível gratuitamente na internet.

 

“A cartilha é um ótimo guia para crianças, jovens e adultos, pois é uma produção de qualidade com linguagem que consegue mesmo orientar a todos”, diz a coordenadora, uma das responsáveis pela implementação, no colégio onde atua, do curso de “Ética e Cidadania Digital”, oferecido aos alunos.

 

Em cada um dos tópicos da cartilha – Cyberbulling, Sexting, Vírus, Roubo de Dados, Redes de Relacionamento, Lan House, Infocentro etc. – estão os significados desses termos, assim como “dicas para se manter seguro”. Cristiana Mattos conta que conteúdos da cartilha fazem parte da orientação aos alunos do Colégio Bandeirantes. “Usamos como referências, por exemplo, as dicas sobre uso de imagem, cyberbulling, direitos autorais.”

 

No site do SaferNet é possível fazer download da cartilha. Acesse aqui.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça 9 dinâmicas para ensinar matemática a aluno com TDAH

Atividades lúdicas aliadas a conteúdos curriculares ajudam a trabalhar atenção e memória

Dissecação de flores ajuda a abordar angiospermas nas aulas de biologia

Atividade permite ao aluno identificar cada parte da planta e sua função na reprodução

Confira 11 orientações para ensinar educação musical a alunos surdos

Professores podem desenvolver atividades que explorem a vibração do som com toda a turma

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.