Quando se discute a educação empreendedora, são recorrentes indagações sobre quais atributos o professor, que já é um empreendedor, deve apresentar para levar essa pedagogia à sala de aula de forma a estimular nos alunos o interesse pelo tema. Para saber a opinião dos leitores do portal, o Instituto Claro realizou uma enquete em janeiro.

Respondendo à pergunta “Quais características são importantes para que um educador desperte o empreendedorismo nos alunos?”, 35% dos visitantes que interagiram com a ferramenta concordaram que o domínio de “conhecimentos multidisciplinares” se sobrepõe às outras cinco opções.

Sobre essa característica, a mais votada, o professor Guilherme Hartung, exemplo de professor empreendedor e idealizador da Fractal Multimídia –empresa fictícia de games educativos, animações e objetos de aprendizagem dos alunos do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio (RJ)–, concorda que ela é mesmo muito relevante, mas observa que há outro traço do educador que ele considera anterior a qualquer um. “Atenção aos questionamentos e à curiosidade dos alunos é o primeiro passo, pois sem identificação com o projeto, como uma turma vai empenhar-se, dedicar-se?”

Hartung conta que tanto o projeto de desenvolvimento de jogos como um outro que está executando com os alunos, com tecnologia 3D, começaram com esse olhar atento, mas alerta que, mesmo o tema sendo interessante para os docentes, deve haver um esforço crescente em envolver os estudantes. “Quando iniciamos o projeto de objetos em três dimensões, fiz questão de fazer um passeio para uma cidade próxima, onde havia cinema 3D, para que os estudantes pudessem ter essa experiência”, disse.

Esse estímulo ao envolvimento dos alunos é estendido também aos colegas professores, com os quais Hartung costuma trocar ideais para discutir sua aplicação em sala de aula. “É preciso, sem dúvida, ter um olhar macro sobre as disciplinas e pensar na integração de conhecimentos para que as iniciativas sejam abrangentes e vistas como úteis pelos estudantes e pela escola para diferentes disciplinas.” Os jogos do projeto Fractal Multimídia –que foi um dos vencedores do Prêmio Instituto Claro 2009–, por exemplo, já foram utilizados no colégio fluminense em aulas de biologia, matemática, geometria e física, entre outras.

Didática excelente

Coordenadora pedagógica do Centro de Educação Empreendedora, em São José dos Campos, Carmen de Paula considera coerente a votação dos internautas e chama atenção para a quarta característica no ranking da enquete, a “didática excelente”, a mais importante em sua opinião. “Desenvolver o comportamento empreendedor, aquele que contempla o espírito inovador, de liderança, criativo e ousado nos alunos, exige que o professor tenha mais que conhecimento teórico, exige que ele saiba promover uma aprendizagem significativa, pois isso, sim, é a didática excelente no empreendedorismo.”

Carmen explica que o caminho para essa aprendizagem é maximizar a vivência. “Não adianta apenas o professor repassar um ótimo conceito de liderança para os alunos e não criar uma situação em que possam tentar exercê-la.”

A segunda enquete do Instituto Claro já está no ar e levanta a questão: “Você se considera um educador empreendedor?”.

Acesse, participe e em breve confira o resultado. São duas enquetes por mês, e os números colhidos serão “traduzidos” em reportagens que trazem a avaliação de pessoas cujas vivências em educação e empreendedorismo as credenciam para comentar os resultados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Confira 7 filmes para debater bullying na escola

Produções ajudam a identificar a prática e conscientizam sobre preconceitos que a motivam

Como usar fanfics em sala de aula?

Produção literária colaborativa de fãs estimula leitura e escrita entre jovens

Como utilizar a culinária afrodiaspórica no ensino de química?

Pratos como feijoada, acarajé e moqueca ajudam a abordar diferentes conteúdos da disciplina

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.