A equipe do Instituto Claro esteve presente, no início de junho, ao 2º Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula. No evento, realizado em Brasília, conferências e seminários reuniram cerca de 11 mil pessoas. O público, composto em sua maioria por educadores focados na busca por novas ferramentas para o ambiente escolar e nas discussões éticas que cercam essas novidades, pôde fazer uma imersão, por três dias, em diversas experiências relatadas por palestrantes brasileiros e do exterior.

Nossa equipe assistiu boa parte das apresentações, que foram divididas nos três ambientes do Centro de Convenções Ulysses Guimarães para atender expectativas dos profissionais do Ensino Fundamental, do Médio e de diretores e supervisores. O Instituto se preocupou em conversar com estudiosos que se dedicam a pesquisar o uso das tecnologias na informação e com professores que, mesmo de forma empírica, conseguiram descobrir formas de dinamizar a aprendizagem.

Com relatos desses dois grupos, foi possível entender um pouco mais o que temos no Brasil, o que é possível fazer e o que falta para que as novas tecnologias possam ser usadas de maneira mais efetiva para melhorar as formas atuais de aprendizado. Parte dessas impressões está disponível nas reportagens que produzimos e na cobertura que realizamos via Twitter. A grande quantidade de opiniões e visões expressas no Congresso demonstra que, embora não exista uma fórmula fechada para o tema, já existem caminhos conhecidos e que estão trazendo ótimos resultados para aprendizes e professores.

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