Os pais desempenham um papel fundamental para estabelecer uma rotina de estudos em casa, principalmente se os filhos têm dificuldade em fazê-la sozinhos. A lição de casa pode ser uma ferramenta de apoio para ajudar a criar esse hábito e aproximar os pais da realidade escolar dos estudantes.

Não existe uma fórmula pronta para criar esta rotina, mas os pais podem identificar junto aos filhos a melhor maneira de ajudá-los. “Uma dica é começar o dia de estudos pela matéria que se tem maior dificuldade, para depois, quando se estiver mais cansado, passar para a matéria que se tenha menor dificuldade”, explica Fernando Elias José, psicólogo e especialista em orientar estudantes, vestibulandos e "concurseiros".

Para a lição de casa, vale estar atento à agenda dos filhos para acompanha-los durante a atividade. “Os professores e coordenadores devem sempre ressaltar a importância das tarefas de casa. Com elas conseguimos estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, ensinar como fazer pesquisas, além de fomentar a autonomia e concentração deles”, ressalta Andréa Sabino, coordenadora pedagógica da EMEIFMoura Brasil, de Fortaleza (CE).

Caso os pais não dominem o conteúdo, não precisa entrar em pânico, basta procurar orientações na própria escola do filho para identificar a melhor forma de ajudar com as dúvidas deles. “Algumas escolas já possuem programas de reforço no contra turno, o que facilita para quem não pode pagar aulas de reforço”, finaliza Andréa.

Lembrando que o ambiente em que ele for estudar ou fazer as tarefas precisa ser um local tranquilo, com pouco barulho e sem interrupções para não atrapalhar a concentração deles. “Quando meu filho vai fazer lição de casa eu desligo tudo, porque ele se desconcentra rápido. Prefiro também que ele faça no mesmo dia que ele recebe a tarefa, para não deixar para depois, e sempre depois do banho e jantar, para estar mais tranquilo. Além disso, se ele tira uma nota baixa na prova, montamos um esquema de estudo em uma folha a parte, com outros exercícios, para ele compreender ainda mais”, conta Andressa da Costa Santos, 30 anos, mãe de um menino de 9.  

Talvez Você Também Goste

Conheça 12 brincadeiras para trabalhar mímica na educação física

Atividades exploram relação entre pensamento e expressividade e podem ser aplicadas nos ensinos fundamental e médio

Diário de leitura incentiva formação leitora e escrita autoral

Professores compartilham formas de desenvolver a atividade em todas as etapas da educação básica

Professores negros relatam racismo e isolamento na educação pública

Falta de representatividade no corpo docente e nos cargos de gestão dificulta o enfrentamento do preconceito

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.