A Wikipedia entrou no ar em 15 de janeiro de 2001. De lá para cá, a enciclopédia online idealizada pela Wikimedia Foundation já acumula 40 milhões de verbetes em 295 idiomas e dialetos.
 
Por se tratar de uma plataforma aberta, qualquer pessoa pode editar conteúdos ou denunciar erros nos verbetes. Ainda assim, a enciclopédia conta com recursos tecnológicos que ajudam a garantir a veracidades das informações publicadas. 
 
“Possuímos softwares, robôs, scripts, entre outras ferramentas, que ajudam a monitorar o que está sendo editado e publicado. Além disso, vetamos links de determinadas páginas e domínios como referências”, explica o coordenador do grupo Wiki Educação Brasil, Rodrigo Padula. Ele foi um dos palestrantes da Campus Party Brasil 2017, no início de fevereiro, em São Paulo (SP). Confira abaixo entrevista exclusiva.
 
Como você definiria, propriamente, a Wikipédia?
 
Rodrigo Padula – É uma enciclopédia online, construída voluntariamente por diversos colaboradores ao redor do mundo. Cada comunidade é responsável pela produção do seu próprio conteúdo, gestão e combate a vandalismos. A empresa responsável pela Wikipedia é a Wikimedia Foundation, que capta recursos e os distribui para os países. A Wikipedia em português abrange os países lusófonos, como Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. 
 
Quem pode colaborar com a Wikipédia?
 
Padula – Qualquer pessoa. A Wikipedia é uma plataforma colaborativa. Assim, entendemos cada verbete como um recurso educacional aberto.
 
Como é o monitoramento da veracidade das informações publicadas na Wikipédia? 
 
Padula – Muitos pesquisadores olham com desconfiança o conteúdo da Wikipédia justamente por ela ser uma plataforma colaborativa. O que acontece é que a própria comunidade faz as regras específicas no seu idioma. No passado, essas regras eram mais flexíveis, possibilitando a edição de texto sem acrescentar referências. Hoje, isso não acontece mais. O editor deve colocar as referências da informação que está incluindo, que são avaliadas.  Possuímos softwares, robôs, scripts, entre outras ferramentas, que ajudam a monitorar o que esta sendo editado e publicado. Além disso, vetamos links de determinadas páginas e domínios como referências. A tendência é que um conteúdo inverídico não seja postado ou, se for, fique pouco tempo online.
 
Quais são os outros projetos da Wikimedia Foundation?
 
Padula – As pessoas conhecem mais a Wikipedia, mas temos, por exemplo, a Wikimedia Commons, que reúne áudios, vídeos e fotos. O Wikcionário é um dicionário colaborativo. A Wikiversidade é uma plataforma de apoio ao ensino a distância. O professor, por exemplo, pode criar seu próprio curso online e interagir com seus alunos. O Wikilivros (Wikibooks) é uma plataforma que possibilita a criação e edição de conteúdos mais extensos. A Wiki Citação reúne frases de personalidades e pensadores. Já o Wikivoyage é um guia de viagem. 
 
Quais são os projetos de educação vinculados à Wikimedia Foundation?
 
Padula – A Wiki Educação reúne professores e pesquisadores em torno de projetos. No Brasil, idealizamos Congressos, participamos de eventos, como a Campus Party, e realizamos concursos culturais, por exemplo. 
 
Como o professor e o aluno de escola pública podem usufruir destes conteúdos disponibilizados? 
 
Padula – Esses conteúdos podem, principalmente, servir como fonte de pesquisa para estudante e para ajudar o professor a elaborar aulas e materiais didáticos.
 
Veja mais: 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Confira 7 filmes para debater bullying na escola

Produções ajudam a identificar a prática e conscientizam sobre preconceitos que a motivam

Como usar fanfics em sala de aula?

Produção literária colaborativa de fãs estimula leitura e escrita entre jovens

Como utilizar a culinária afrodiaspórica no ensino de química?

Pratos como feijoada, acarajé e moqueca ajudam a abordar diferentes conteúdos da disciplina

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.