A doutoranda da Unicamp Carla Rodriguez, que investiga a utilização de recursos de áudio e vídeo na internet para a construção de conhecimento, indica a leitura de “El poder de las redes”, de David de Ugarte. No livro, o autor traz o conceito de três principais tipos de usuário da internet: o consumidor (que trabalha com o conteúdo pronto, sem interferir), o produtor (que disponibiliza conteúdos) e o ciberativista (que usa a dinâmica de produtor para produzir massa crítica com o intuito de modificar alguma situação que ocorre na sociedade).
Segundo Ugarte, os consumidores estão deixando de assumir apenas essa função com o melhor aproveitamento do potencial das redes. A possibilidade de interação e modificação abre espaço para que esses papéis sofram alterações.
“O autor diz que estamos cada vez mais usando ferramentas que permitem o estabelecimento de redes e a sua modificação. Esta seria a Web 2.1. O conteúdo é disponibilizado em um espaço e pode ser editado, inclusive de forma colaborativa”, explica Carla. Um exemplo de ferramenta citada por Ugarte é o do editor online de fotos Picnik. O objetivo do livro, segundo a pesquisadora, é analisar esse processo através do qual a rede permite que o usuário se torne ativo: criando, participando, distribuindo e modificando, sempre por meio de atividades interativas.