Ir além da TV e sugerir atividades educativas a partir do conteúdo de um canal aberto de televisão. Com essa proposta, o canal Futura mantém desde o início deste ano um projeto que disponibiliza gratuitamente episódios de programas, que são acompanhados de guias em formato PDF que orientam professores sobre o uso do conteúdo audiovisual em sala de aula.

Os PDFs educativos não chegam a ser planos de aula. São ideias, em passo a passo, expostas em um layout atrativo e que incentivam, em ambientes educacionais, atividades que envolvam a participação dos alunos após a transmissão dos programas. Atualmente, são 25 os programas de TV acompanhados dos PDFs, que tratam de temas como ciência, literatura, alimentação, juventude, educação e cinema.

O guia para o “Afinando a Língua”, por exemplo, apresentado pelo cantor Tony Belotto, propõe que grupos de alunos façam releituras em forma de paródia (reprodução cômica) e paráfrase (reprodução por outras palavras) de poemas clássicos da literatura brasileira exibidos nos episódios do programa. Já o PDF do “Globo Ciência” sugere que a sessão de um dos seus episódios, que tem como tema a duas vezes Prêmio Nobel Marie Curie, seja seguida de uma atividade em grupo para a discussão da importância da radioatividade no mundo moderno e suas formas de aplicação.

Outros guias utilizam temáticas como juventude rural, empreendedorismo, ecologia e religião, entre outros, sempre explorando as possibilidades abertas pelo episódio para o uso de técnicas de aprendizagem que aumentem as possibilidades do professor diante dos alunos. O download do material, que é atualizado permanentemente, é gratuito e não exige qualquer tipo de cadastro.

Relevância da televisão e complementaridade

PDFs dão dicas para aplicar programas em sala de aula

Embora apresentem recursos de ensino e aprendizagem menos amplos do que as mais modernas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), iniciativas deste tipo adquirem importância em contextos em que o acesso às possibilidades da web e do mundo conectado pelos dispositivos móveis esbarra no limitado alcance da internet, como ainda é o caso em muitos lugares no Brasil.

Para o gerente de Inovação e Novas Mídias da Editora FTD, Fernando Fonseca, recursos educacionais que utilizem conteúdo televisivo de qualidade são fundamentais justamente pela “presença maior das TVs tanto nas escolas como nas casas das pessoas, enquanto nem metade da população tem computadores”. Além disso, diz, “professores e alunos ainda estão mais habituados à linguagem da TV, que é de domínio mais amplo.” Fonseca fala com a experiência de quem esteve por anos no universo televisivo, mas também de quem mergulhou em outras mídias. Na Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura, foi coordenador pedagógico da Univesp TV, coordenador geral do programa Campus e o responsável pela concepção e desenvolvimento de projetos midiáticos envolvendo a produção articulada de livros, vídeos, internet, jogos e eventos.

Usar os PDFs educativos junto a episódios de programas de TV não significa não usar outras TICs, caso estejam ao alcance dos educadores Para Fernando Fonseca, os recursos oferecidos pelo canal Futura podem ser complementares a outras. “Um meio não substitui o outro, assim como o texto não perdeu sua importância [com as TICs].”

O ideal, diz, é que os diferentes recursos sejam alternados de forma a dar ao professor a possibilidade de usar diferentes metodologias e, aos alunos, de aprender a partir de atividades que se complementam em sala de aula.

Acompanhe também a nossa página no Facebook.

Leia mais:

Khan Academy ganha canal em português e já conta com 700 aulas do professor Salman Khan

Conheça tutoriais que podem aproximar professores do mundo digital

No YouTube, aulas de física permitem novas dinâmicas à sala de aula

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.