Uma ferramenta que ensina lógica de programação a alunos e um aplicativo que conecta usuários e mototaxistas. Esses foram os vencedores das categorias “Educação” e “Facilidades” da última edição do Campus Mobile – programa para universitários e estudantes do ensino técnico que queiram desenvolver soluções inovadoras para dispositivos móveis.
 
“A ideia é que o Campus Mobile fale diretamente com estudantes com potencial de se transformarem em desenvolvedores. Proporciona a eles tutoria e contato direto com profissionais e pesquisadores da área, e assim possibilita que coloquem suas ideias na prática”, explica a professora da Escola Politécnica da USP e coordenadora do projeto, Roseli de Deus Lopes. 
 
Os estudantes são estimulados a desenvolverem conhecimentos teóricos e práticos sobre sistemas operacionais de plataformas móveis. "Além disso, os jovens participantes trabalham a autonomia e confiança para resolução de problemas e competências relacionadas ao gerenciamento de projetos”, defende. 
 
Democratizando a robótica 
Bacharelando em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lucas Mellos é membro da equipe ganhadora da categoria "Educação" com o projeto Block.ino. A ferramenta ensina lógica de programação a alunos do ensino fundamental II e do ensino médio.
 
O projeto ocorre a partir do acesso remoto a uma placa Arduíno – plataforma eletrônica que conta com hardware e software livre – e não é necessário que a escola disponha desse tipo de recurso. “Um kit básico de Arduino custa em torno de R$ 200 e necessita de um computador exclusivo para que se possa manipular uma única placa. Já nosso recurso é gratuito e disponibilizado para acesso de qualquer lugar via internet por computador ou dispositivos móveis”, destaca Lucas. “O usuário não precise ter muito conhecimento prévio para usá-lo, ele ainda pode ser integrado em planos de aulas de professores para estudar a resolução de problemas matemáticos”, sugere.
 


Equipe Block.ino: José Schardosim, João de Lima e Lucas Mellos,
da esquerda para a direita (Crédito: divulgação)

Para ele, um dos ganhos de participar do Campus Mobile foi poder aperfeiçoar a ideia do aplicativo. “Os ganhos educacionais estão em reiterar a nossa filosofia de crer que educação de qualidade é um direito de todos e que podemos colaborar para o preenchimento de lacunas educacionais existentes em nosso país.”
 
Transporte facilitado 
A maioria das cidades do Nordeste possui o serviço de mototaxi como transporte alternativo. Para conectar esses usuários e motoristas, Augusto Mateus Carvalho, Ian Vitor Barreto da Silva e Vinícius Lima de Oliveira criaram o app Motaxis – vencedor da categoria “Facilidades”. 
 
“Nosso objetivo agora é conseguir colocar o aplicativo em pelo menos uma cidade de cada Estado do Norte e Nordeste, e quem sabe futuramente chegar ao Sul e Sudeste. Também, pretendemos rentabilizar o aplicativo, para que possamos fazer um investimento maior”, diz Silva.
 

Equipe Motaxis: Augusto Carvalho, Vinícius Lima e Ian da Silva
(Crédito: divulgação)
 
O Campus Mobile foi criado em 2011 pelo Instituto Embratel Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e com o apoio da Escola Politécnica da USP. Cada projeto selecionado recebe o apoio de um tutor e de participantes que se destacaram nas edições anteriores. Os ganhadores são premiados com R$ 6 mil e uma viagem ao Vale do Silício, onde poderão entrar em contato com referências mundiais do setor da tecnologia. 
 
Veja mais: 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.