Como alguns objetos se comportam ao serem jogados no ácido? É possível aproveitar raspas de diamantes que foram dispensadas? E retirar o ácido cítrico dos limões? Essas são algumas das pautas tratadas pelo blog Em Síntese  (www.emsintese.com.br), um projeto do professor   da Universidade Federal do Pampa  (UFP), Luís Roberto Brudna Holzle.
“O objetivo não é ensinar química, mas torná-la um assunto agradável e interessante.  Não queremos dar aulas pela internet, pois isso já é feito por outros colegas, com uma qualidade excelente. Escrevemos para quem gosta ou quer gostar de química”, explica.
O Em Síntese surgiu após Holzle ter a ideia de começar a divulgar a química pela internet. “A opção pelo formato blog se deu por sua estrutura maleável, que permite a ampliação do leque de assuntos”, destaca.
Os textos são escritos pelo professor e por bolsistas do curso de Química da UFP. Ex-alunos e voluntários também colaboram. “Temos a autorização oficial para a tradução de todos os vídeos de um canal chamado Periodic Videos. Contamos, atualmente, com 246 vídeos legendados deste canal, além de outros 43 vídeos legendados de outros”, revela. “Outros assuntos surgem ao acaso, normalmente relacionados com o que eu abordo em sala de aula”, completa.
Inspiração e conhecimento
Apesar não ter um objetivo diretamente pedagógico, o blog Em Sínteseisso pode ser aproveitado por professores e alunos da educação básica em sala de aula. “Vemos o potencial do blog como um local no qual o professor de educação básica possa encontrar material e inspiração. Já o aluno também pode navegar pelo blog e perceber que a Química é ampla, interessante e inusitada”, opina.
Além disso, uma grande parte dos textos e imagens do blog são disponibilizadas de forma livre pela licença Creative Commons. Ou seja, podem ser usados pelos docentes, desde que citada a fonte e sem fins comerciais. “Raramente o material do blog está no formato ‘mastigado’, que permita um simples copiar e colar. Isso porque o nosso objetivo nunca foi de criar textos com o formato de Wikipedia ou de resumos pronto para serem utilizados. Queremos que o material do blog sirva como inspiração e trampolim para questionamentos”, entrega.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.