Escolher trajetos que implicam em menos consumo de combustível pelos veículos, diminuir o gasto de energia dentro de casa, estar atento a como não inutilizar produtos para a reciclagem. Se você tem a consciência de que essas atitudes fazem a diferença para o meio ambiente, mas nem sempre consegue colocá-las em prática, a tecnologia está aí para ajudar. Na semana do Meio Ambiente, o Instituto Claro, que promove o Claro Recicla, programa que trabalha com ações de conscientização para o descarte correto do lixo eletrônico, selecionou alguns aplicativos verdes desenvolvidos por estudantes, empresas e até financiados por ONGs que têm como objetivo auxiliar os que querem diminuir a sua pegada no meio ambiente. Para os usuários de smartphones e tablets, são programas úteis -muitas vezes gratuitos – e simples de serem instalados. Confira abaixo:

Ecorio: exemplo de aplicativo mobile “verde”

Ecorio – Utiliza o sistema GPS do telefone para controlar a pegada de carbono enquanto as pessoas se deslocam. Após um período de dias que o próprio usuário determina no aplicativo, a ferramenta aponta os hábitos da pessoa e indica como ela pode agir para reduzir o seu rastro, indicando transporte público, opções de trajetos e ainda mostra como é possível comprar créditos de carbono para quem quiser compensar o seu consumo.

Green Genie – Um dos primeiros aplicativos verdes, o Green Genie reúne serviço e conteúdo. Possui glossário de termos relacionados ao meio ambiente, dicas de livros para os interessados em sustentabilidade, links para sites que também tratam deste tema, apresenta os diferentes tipos de plástico e indica como cada um deve ser manuseado para não ser inutilizado nos processos de reciclagem. Além do conteúdo, oferece diferentes ferramentas na web que calculam a pegada de carbono. 

Kil-O-Watts – Quando a sua conta de luz chegar, você só precisa cadastrar os dados de consumo de kilowatts. Após dois meses, você já tem tabelas comparativas e cálculos de quanto aumentou ou diminuiu o seu consumo. Para somar o seu consumo de energia em diferentes locais (mesmo naqueles em que você não recebe a conta), basta estimar, no aplicativo, as suas atividades. Depois, ele faz sugestões de como reduzir este consumo.

Green Meter – Basta inserir no aplicativo algumas características do seu veículo e a potência do mesmo é calculada, assim como o quanto de combustível ele consome em períodos determinados. A partir daí, o aplicativo oferece dicas de condução para aumentar a eficiência.

Se você quer indicar outros que já estão no mercado ou conhece aplicativos verdes interessantes que estão em desenvolvimento, não deixe de comentar abaixo!

Claro Recicla: celulares e baterias têm destino certo

Quem nunca ficou na dúvida sobre o que fazer com um aparelho celular ultrapassado ou uma bateria que não é mais usada? Em geral, esses equipamentos velhos ficam esquecidos dentro das gavetas e dão dor de cabeça na hora da faxina. Então, como descartá-los corretamente?Para ajudar a dar o destino correto a celulares, baterias e acessórios fora de uso, a Claro criou em 2008 o programa Claro Recicla. São cerca de 2.000 pontos de coleta em lojas próprias, agentes autorizados da Claro e nos prédios administrativos da empresa. Todas as urnas estão sendo trocadas em junho para aumentar a capacidade de arrecadação do programa. O descarte é feito de forma prática. Clientes e não clientes podem depositar o material obsoleto de qualquer fabricante na urna coletora e não é necessário preencher formulários ou entrar em contato com a administração do local.A iniciativa combate a contaminação da água e do solo, trata de forma adequada os materiais tóxicos, reduz a quantidade de lixo e diminui a extração de metais pesados. Você sabe em que tipo de objetos e produtos este tipo de lixo pode se transformar? Confira mais detalhes na página do Claro Recicla.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.