“Fabulação e Fantasia: o impacto da hipermídia no universo simbólico do leitor” é resultado de pesquisa de doutorado em Comunicação e Cultura, apresentada no programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo professor Gilberto Barbosa Salgado, membro do corpo docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para a professora Andrea Toledo *, especialista em Informática na Educação, a leitura da obra é muito indicada “para aqueles que utilizam as tecnologias e acreditam que estas podem ser usadas também como forma de incentivo à leitura e à escrita”.

 

“De acordo com a obra”, diz Andrea, “o computador e a rede não introduzem malefícios à leitura e tendem, ao contrário, a potencializá-la. Os familiarizados com as tecnologias e que já transitam pela rede podem, nas palavras do autor, “se tornar, se quiserem, leitores ainda mais preparados e eruditos, enquanto o leitor muito desenvolvido, porém pouco preparado para o uso do computador e da rede tenderá, inexoravelmente, ao desejo do domínio destas linguagens hospedadas nas novas tecnologias.”

 

“A leitura do livro mostra que para se utilizar a rede com proficiência é necessário tornar-se um leitor sofisticado e assim deixar de ser um usuário-mecânico, pouco capaz e sem predisposição à invenção e a uma utilização livre e flexível”, afirma Andrea. “Caso contrário um novo fosso cultural se juntará ao já existente no “mundo das letras entre cultos e informados, por um lado, e a massa que busca o entretenimento fácil, de outro. É esse ‘fosso hipermidiático’ que, segundo Salgado, é o mais dramático e mais difícil de transpor”, completa.

 

Para adquirir o livro:
Editora UFJF
Rua Benjamin Constant, 790 – Centro
CEP 36015-400 – Juiz de Fora
Loja Virtual: www.editoraufjf.br

 

* Andréa Toledo
Graduada em Letras, é especialista em Informática na Educação pela UFLA e em Estudos Literários pela UFJF. Possui atuação variada em projetos sócio-culturais e educacionais. Implanta e coordena projetos de inclusão digital, áudio-visual e incentivo à leitura oferecidos a escolas de Cataguases-MG, terceira idade e para portadores de necessidades especiais. Atua na formação de professores para o uso das tecnologias na educação e estuda Políticas Públicas de Cultura no Programa de Mestrado em Ciências Sociais na UFJF. Publica regularmente no blog http://professoraandrea.blogspot.com

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Obra de Tomie Ohtake ajuda a trabalhar arte abstrata na educação básica

A partir do acervo e da trajetória da artista é possível explorar o processo criativo, o papel social da mulher e a imigração

Como adaptar jogos eletrônicos para a educação física?

Labirinto com cones simulando Pac-Man é uma das opções para escolas com poucos recursos

Mentoria ajuda professor iniciante a solucionar desafios na escola

Profissionais experientes orientam colegas sobre bullying, metodologias de ensino e burnout

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.