“Fabulação e Fantasia: o impacto da hipermídia no universo simbólico do leitor” é resultado de pesquisa de doutorado em Comunicação e Cultura, apresentada no programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo professor Gilberto Barbosa Salgado, membro do corpo docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para a professora Andrea Toledo *, especialista em Informática na Educação, a leitura da obra é muito indicada “para aqueles que utilizam as tecnologias e acreditam que estas podem ser usadas também como forma de incentivo à leitura e à escrita”.

 

“De acordo com a obra”, diz Andrea, “o computador e a rede não introduzem malefícios à leitura e tendem, ao contrário, a potencializá-la. Os familiarizados com as tecnologias e que já transitam pela rede podem, nas palavras do autor, “se tornar, se quiserem, leitores ainda mais preparados e eruditos, enquanto o leitor muito desenvolvido, porém pouco preparado para o uso do computador e da rede tenderá, inexoravelmente, ao desejo do domínio destas linguagens hospedadas nas novas tecnologias.”

 

“A leitura do livro mostra que para se utilizar a rede com proficiência é necessário tornar-se um leitor sofisticado e assim deixar de ser um usuário-mecânico, pouco capaz e sem predisposição à invenção e a uma utilização livre e flexível”, afirma Andrea. “Caso contrário um novo fosso cultural se juntará ao já existente no “mundo das letras entre cultos e informados, por um lado, e a massa que busca o entretenimento fácil, de outro. É esse ‘fosso hipermidiático’ que, segundo Salgado, é o mais dramático e mais difícil de transpor”, completa.

 

Para adquirir o livro:
Editora UFJF
Rua Benjamin Constant, 790 – Centro
CEP 36015-400 – Juiz de Fora
Loja Virtual: www.editoraufjf.br

 

* Andréa Toledo
Graduada em Letras, é especialista em Informática na Educação pela UFLA e em Estudos Literários pela UFJF. Possui atuação variada em projetos sócio-culturais e educacionais. Implanta e coordena projetos de inclusão digital, áudio-visual e incentivo à leitura oferecidos a escolas de Cataguases-MG, terceira idade e para portadores de necessidades especiais. Atua na formação de professores para o uso das tecnologias na educação e estuda Políticas Públicas de Cultura no Programa de Mestrado em Ciências Sociais na UFJF. Publica regularmente no blog http://professoraandrea.blogspot.com

Talvez Você Também Goste

Professores negros relatam racismo e isolamento na educação pública

Falta de representatividade no corpo docente e nos cargos de gestão dificulta o enfrentamento do preconceito

Avaliação é uma ferramenta para enfrentar as desigualdades na escola

Segundo ganhadora do Jabuti Acadêmico 2025, procedimento é capaz de evidenciar discriminações e desencadear debates coletivos

Biologia: 5 atividades lúdicas e práticas para ensinar divisão celular

Propostas ajudam estudantes do fundamental e do médio a entender processos da genética

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.