Não é de hoje se fala da importância da conscientização da igualdade racial. Há, inclusive, uma Lei (10.639/2003) que obrigada o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas. Pensando nisso, o MEC lançou recentemente a publicação gratuita Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial, que tem como objetivo apoiar os profissionais de Educação Infantil e as Secretarias de Educação a tratarem o tema no dia a dia.

O material, que teve a colaboração da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, apresenta experiências desenvolvidas nas unidades educativas Centro de Educação Infantil (CEI) Josefa Júlia da União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS) e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes

"Publicações como estas são extremamente importantes para que coloquemos na prática o conceito de igualdade racial. O tema ainda demanda compreensão e aceitação, por isso buscamos relatar propostas de trabalhos aplicáveis no dia a dia, visando reverter o conceito histórico de discriminação", comenta Silvia Pereira de Carvalho, coordenadora do Instituto Avisa Lá, que participou da construção do material.

Para a produção, o livro contou com a colaboração do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil, da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcelo de Estudos Afro-brasileiros, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores. 

A publicação foi entregue às equipes técnicas de Secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino. "Apesar de ter sido entregue para um público específico, o livro está disponível para download gratuito no Portal do MEC, para auxiliar professores e educadores da Educação Infantil", explica Silvia.

Acesse aqui e baixe gratuitamente o livro Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. 

Conheça aqui o trabalho do Instituto Avisa Lá.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.