Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
“A gente tem medo daquilo que desconhece.
Então, você acaba vendo que os sírios, os muçulmanos,
eles têm muito mais pontos em comum com a gente do que diferenças”. 
(Marcia Camargos, coautora de Diálogos de Samira)

O livro “Diálogos de Samira – por dentro da guerra síria”, escrito por Marcia Camargos e Carla Caruso, narra a história da troca de mensagens entre Samira (que mora no Brasil e tem 12 anos de idade) e Karim (que vive na Síria e tem 13 anos de idade). Nascidos em países tão distantes, envolvem-se em uma experiência que vai mudar suas visões de mundo. Os dois vivenciam uma das mais importantes propostas do ser humano: o desafio de conhecer e aceitar o outro, suas culturas e tradições, seus temores e sonhos, por mais estranhos e diferentes que possam parecer à primeira vista.

Na obra, o diálogo e a palavra representam o caminho para a construção de uma sociedade mais integrada. “Compreender o que tem por trás disso é muito importante para evitar preconceito, pré-julgamento e intolerância. Para mim, que estou morando em Paris, é muito tocante isso de você logo identificar um muçulmano ou árabe como terrorista, quando não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra”.

Neste Livro Aberto, Marcia Camargos fala sobre o desafio de escrever especialmente para adolescentes, sobre um assunto que quase ninguém entende. Historiadora, teve o interesse pelo Oriente Médio ampliado a partir da curadoria da Mostra “Cinema: Oriente Médio”, realizada no Cinesesc há 10 anos. Desde então, tem viajado para países como Irã, Libano, Síria e para o Egito –  ela esteve no Cairo um pouco antes do início da revolução. Apaixonou-se pelas especificidades de cada um desses lugares. “Essas diferenças enormes entre os vários países, os vários povos do Oriente Médio me cativaram por uma riqueza muito grande, que foi me atraindo cada vez mais”, afirma a escritora.

A obra ainda trata da utilização de diferentes gêneros literários (carta, e-mail, bilhetes, troca de mensagens etc.). No final, há ainda um dicionário com termos ligados ao Oriente Médio. A mensagem transmitida em “Diálogos de Samira” é a de que só temos medo do que não conhecemos. Por isso, além de desmistificar o Oriente Médio no livro, Marcia Camargos tem conversado com escolas. Vivendo em Paris, atualmente atende essas solicitações por Skype. Os contatos com a autora podem ser feitos pelo e-mail mamcamargos@gmail.com.

Links:

Acesse um plano de aula que propõe que se conheçam as causas do conflito na Síria e que os alunos se posicionem sobre o debate acerca da utilização de armas químicas neste país.

Veja também um plano de aula sobre a Primavera Árabe.

Créditos: 

As músicas utilizadas neste podcast são do pianista Ayham al-Ahmad, que ficou conhecido mundialmente por vídeos em que aparece tocando entre as ruínas da periferia de Damasco, na Síria e também “Refugiados” (Lô Borges e Murilo Antunes), gravada por artistas mineiros.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.