Conteúdos

Histórico da utilização de armas químicas 

Objetivos

  • Conhecer as principais armas químicas e sua utilização na história.
  • Identificar os efeitos das diferentes armas químicas no organismo humano.
  • Reconhecer as causas do conflito na Síria e posicionar-se sobre o debate recente acerca da utilização de armas químicas neste país.

1ª Etapa: Sensibilização ao tema

Inicie este plano de aula fazendo uma leitura coletiva da matéria indicada no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Você poderá providenciar cópias da matéria e distribuir aos alunos ou, se houver disponibilidade, projetar no datashow. Utilize esta etapa do plano de aula para sensibilizar os alunos em relação ao tema, aproveite para fazer comentários sobre a Guerra do Vietnã, o conhecimento dos alunos sobre as armas químicas, se já conheciam a utilização das armas químicas em conflitos. Você poderá acessar os links indicados nos itens 2 e 3 do tópico “Para organizar seu trabalho e saber mais” para se preparar para essa discussão com seus alunos. 

2ª Etapa: Conhecendo o histórico e os efeitos das armas químicas

Essa etapa deverá ser desenvolvida no laboratório de informática e a proposta é a elaboração de uma linha do tempo sobre a utilização das armas químicas. Essa linha do tempo poderá ser elaborada em Word ou Powerpoint (ou similares) e deverá conter as seguintes informações: tipo de arma utilizada; ano de utilização (qual era o conflito); tipo de substância química utilizada; efeitos sobre o organismo humano. Indique aos alunos, como fonte de consulta, os links sugeridos nos itens 4 e 5 do tópico “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 

3ª Etapa: Compartilhando informações

Reserve essa etapa para as apresentações das produções dos alunos. A troca de informações entre eles é importante e é uma ótima oportunidade para que você faça os devidos complementos, quando considerar necessário. Nesta etapa informe também aos alunos que, na próxima etapa, desenvolverão um trabalho em grupo, sobre as denúncias de utilização de armas químicas nos dias atuais, mais especificamente na guerra civil na Síria e que gerou uma discussão internacional sobre a possível interferência americana na região. Solicite aos alunos que, individualmente como lição de casa, façam a leitura das notícias indicadas no item 6 do tópico “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 

4ª Etapa: Trabalhando em grupos

Divida a turma em grupos, com no máximo 4 componentes, e solicite que, com base na leitura das notícias sugeridas na etapa anterior, realizem um levantamento dos principais argumentos de defesa do governo sírio, os argumentos do governo dos EUA que justificavam a ação americana na região e o papel do ONU neste tipo de conflito. 

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Nesta etapa, utilizando os argumentos levantados na etapa anterior, os alunos participarão de um debate. O debate é um recurso didático utilizado, principalmente, para discussão de temas controversos. A utilização desse recurso desenvolve competências relacionadas à comunicação (gestão da palavra entre os participantes, escuta do outro, retomada do discurso a partir da colocação do outro, entre outras). Divida a turma em 3 grandes grupos: governo sírio, governo americano e ONU.  Juntamente com eles estabeleça as regras para o debate como, por exemplo, o tempo para cada grupo argumentar e contra-argumentar. Faça a mediação e interfira sempre que considerar que houve transgressão às regras. Deixe claro que o conflito de ideias é válido e que o respeito deve ser mantido. 

Materiais Relacionados

1) O link http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,foto-da-menina-do-napalm-completa-40-anos-de-historia,883926,0.htm apresenta uma matéria sobre os 40 anos da foto que chocou o Mundo, em 1972, da menina atingida por bombas Napalm, durante a Guerra do Vietnã.
2) O link http://www.mundoeducacao.com/historiageral/guerra-vietna.htm apresenta, em linhas gerais, os motivos que desencadearam a Guerra do Vietnã.
3) Para entender o conceito de armas químicas acesse o link http://ciencia.hsw.uol.com.br/guerra-quimica-e-biologica2.htm
4) Para conhecer os tipos de armas químicas, os efeitos no organismo e as formas como são usadas acesse http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_mff_bio/page8.shtml
6) Para entender, em linhas gerais, os motivos dos conflitos na Síria, conhecer as diferentes visões acerca das notícias recentes sobre a utilização de armas químicas nesse país e a possível interferência americana na região, bem como o papel da ONU neste tipo de conflito, acesse os links http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2013/08/entenda-guerra-civil-da-siria.html

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.