Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“As coisas assim a gente não pega nem abarca.
Cabem é no brilho da noite.
Aragem do sagrado. Absolutas estrelas.”
(Guimarães Rosa)

Pela primeira vez, a justiça brasileira permitiu o lançamento de uma biografia não autorizada pelos herdeiros do biografado. Lançado em 2007, o livro “Sinfonia Minas Gerais: a vida e a literatura de João Guimarães Rosa” foi retirado das livrarias, a pedido de Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor, que alegou plágio. O autor da biografia, Alaor Barbosa, reconquistou o direito de publicar a obra ao vencer na justiça, o processo que moveu contra a herdeira, por danos morais, em outubro de 2014.

Veja também:
– Plano de aula: Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa
– Plano de aula: Vidas Secas

O interesse do biógrafo vem de longa data. O primeiro artigo escrito por Barbosa sobre Rosa, “A roupa do sertão ou do ‘Grande Sertão: Veredas’”, foi publicado em 28 de agosto de 1959, no Jornal do Brasil. À época, Alaor tinha 19 anos de idade e já colaborava com o suplemento literário do periódico.  Foi naquele ano que o jornalista teve o primeiro contato com Guimarães Rosa, que era também diplomata, em visita ao gabinete de trabalho dele no Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Deste momento até 1962, quando Alaor voltou a Morrinhos (GO), sua cidade natal, mantiveram longas conversas.  O jornalista, ao tomar contato com a obra de Rosa, identificou no estilo do autor mineiro uma linguagem próxima daquela ouvida na sua infância. A identificação fez com que saísse em defesa dessa linguagem única em nossa literatura
Depois escreveu o primeiro volume da biografia, agora liberada, seguida do segundo, um livro de ensaios e estudos sobre a literatura rosiana. “Eu condiciono o relançamento do primeiro tomo à publicação do segundo”, revela, ao afirmar que cogita essa possibilidade.
No áudio, você acompanha as análises do biógrafo que considera “Grande Sertão” uma epopeia brasileira e descobre que foi numa aula do professor Aurélio Buarque de Hollanda que Alaor ouviu, pela primeira vez, uma referência à Guimarães Rosa. O entrevistado revela ainda que em 2015 será publicado o conto inspirado em conversa que teve com Rosa em 1961, sobre a escassez de água e suas consequências.
Esta edição do Em Pauta NET Educação conta com participação especial do ator Fernando Silveira, na interpretação de Riobaldo, protagonista de “Grande Sertão: Veredas”.
LINKS:
– Aqui você tem acesso ao acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, redigido pela desembargadora Elizabete Filizzola, que absolveu a biografia de Alaor Barbosa
“Grande Sertão: Veredas” ganha versão em quadrinhos
– Veja o trailer do documentário “Esse Viver Ninguém me Tira”, que reconstrói quando dona Aracy Moebius se apaixona por João Guimarães Rosa
Créditos:
As músicas utilizadas nessa edição, em ordem de entrada, são: “A Triste Partida”, com Luiz Gonzaga (Patativa do Assaré), “O Romance de Riobaldo por Diadorim” (Antonio Nóbrega), “A Terceira Margem do Rio”, com Milton Nascimento (Caetano Veloso/Milton Nascimento), “O Grande Sertão” (Pena Branca e Xavantinho), “Súplica Paulistana” (Germanno Júnior).
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.