Tem um piano ou teclado em casa e quer aprender a tocar? Não tem piano nem teclado? Não há problema, o Piano Maestro resolve todas as demandas. Ele é um aplicativo de prática de piano interativo para crianças. À medida que o aprendiz toca em um piano elétrico ou acústico, o aplicativo usa o microfone do iPad para avaliar a precisão da execução e dá feedback instantâneo. E se você não possuir um teclado, use o teclado do  próprio aplicativo.
No aplicativo, tocar piano funciona como jogar um game. Em cada atividade, as crianças ganham estrelas com base na execução: técnica, ritmo e visão contam pontos. A criança pode compartilhar suas conquistas, via e-mail ou mídias sociais, e os pais e professores podem acompanhar a prática em curso no aplicativo ou por meio do “painel do professor”.
Uma vez logado navegue e explore a página principal do aplicativo organizada em três seções que permitem aos alunos aprimorarem suas habilidades. A seção “Journey” permite explorar a teoria básica e as habilidades por meio de tutoriais. Para treinar, há nessa seção, um painel que os usuários devem tocar as notas à medida que elas se deslocam. Enquanto tocam, o mascote do aplicativo dança, o metrônomo de tic-tac e a música de fundo combinam com ritmo da canção. Na seção “Library”, as crianças podem navegar por canções organizadas por categorias e níveis de habilidade. E em “Methods”, há versões digitais de livros com instruções, que o usuário pode praticar e compartilhar com seus pais e  professores.
Criado por educadores de música, o Piano Maestro pode ser usado como uma ferramenta para atribuir e avaliar lições de casa e para aumentar o tempo de prática, ajudando os alunos a aprender mais rápido. Há uma comunidade de professores do aplicativo no Facebook que oferece ideias sobre como usar o Piano Maestro em suas aulas e se conectar com outros professores.
Os sons produzidos pelas teclas do piano fascinam e incentivam as crianças a praticarem de uma maneira divertida e acessível. Piano Maestro está disponível somente para o iPad e funciona com qualquer modelo de piano ou teclado.
Vale a pena conferir esse aplicativo.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.