Os alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental I estão sempre cheios de histórias para contar. A imaginação se mistura com a realidade e a criatividade explode. A linguagem oral tem estreita relação com o desenvolvimento da leitura e da escrita e a fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e os colegas.
Poder expressar as ideias por meio de imagens e narrações é uma ótima possibilidade para estudantes no início do processo de alfabetização, antes de adquirir o domínio do sistema linguístico e das capacidades de utilizá-lo para ler e escrever.
ChatterPix Kids é um aplicativo gratuito para iPad, no qual os alunos podem converter imagens em cinema falado. Para criar um filme narrado, é necessário apenas tirar uma foto com o iPad ou importar uma imagem do rolo da câmera. Depois de selecionar a imagem, o próximo passo é desenhar uma linha, que represente a boca ou o local de onde sairá a fala e tocar no botão de gravação para fazer a sua narração. A gravação pode ser de até trinta segundos de duração. Antes de publicar a imagem falando, é possível aplicar filtros, adicionar etiquetas divertidas, texto e quadros para completar a sua cena.
Depois de finalizados, os projetos feitos por meio do ChatterPix, ficam salvos no rolo da câmera e de lá é fácil de exportá-lo para vários aplicativos e serviços, incluindo o YouTube.
Não é necessário as crianças criarem uma conta para usar o aplicativo, o que facilita o uso em dispositivos compartilhados. Há um vídeo explicativo no
YouTube, para que possamos compreender melhor como é simples o processo de criação.
Como exemplo, podemos, na educação infantil, usá-lo como parte dos projetos de pesquisa com animais. Os alunos podem selecionar uma imagem do animal que pesquisou e abri-lo dentro do aplicativo. Em seguida, podem gravar o áudio, descrevendo três fatos que eles aprenderam sobre o animal. Já que produto final é guardado como um vídeo no rolo da câmera, pode ser enviado por e-mail para os pais, compartilhado nos iPads durante a aula, ou até mesmo adicionados ao website da escola.
Há uma infinidade de atividades, assuntos e conteúdos que podem ser privilegiados para serem desenvolvidos nesse aplicativo. Só depende da imaginação!
O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.