Temos um grande desafio de usar a tecnologia para desenvolver o currículo de forma integrada à prática pedagógica e voltada para a aprendizagem significativa do aluno. Sugerimos alguns cuidados, tais como planejar as atividades de acordo com as habilidades e conhecimentos dos estudantes, escutando suas inquietudes e propostas e respeitando os ritmos e tempos de cada um deles.
 
Um dos pontos nevrálgicos da educação básica é a dificuldade de levar o aluno a se interessar pela leitura, que não o façam por obrigação mecânica e metódica, mas por prazer verdadeiro. As competências de ler e escrever estão interligadas. Assim, ao se estimular qualquer um delas, se desenvolve a outra. Para fazer dos alunos leitores competentes e desenvolver habilidades necessárias à produção escrita com clareza e coesão, podemos lançar mão do uso de algumas plataformas que estimulam a criatividade.
 
A ferramenta da Web 2.0 Storybird propicia a criação de livros online e oferece ilustrações e imagens originais que despertam a criatividade e permitem o desenvolvimento de histórias multimídia e interativas. A plataforma também permite ao professor criar atividades para seus estudantes, assim como criar uma classe online, onde os alunos podem ler e comentar o trabalho um do outro, dentro de um ambiente privado e seguro.
 
Para o professor fazer uma conta é muito simples: basta criar um usuário, preencher os campos de e-mail e senha. Após se identificar como professor, é possível criar uma classe e adicionar ou convidar seus estudantes para fazer parte. A opção de adicionar os alunos consiste em acrescentar manualmente um nome de usuário e o primeiro e ultimo nome de cada aluno. Já a de convidar os estudantes consiste em disponibilizar um código de acesso para que eles se inscrevam na turma depois de criarem a sua própria conta no ambiente.
 
A ferramenta é rica em lindas imagens e promove a escrita a partir delas. É possível escrever um livro com muitos capítulos, uma história simples ou ainda um poema, com uma única imagem. Ainda, possibilita ao professor criar uma tarefa para os alunos cadastrados, que podem resolver individualmente ou de forma colaborativa.
Depois de terminada a história, é compartilhá-la no site também é uma opção, para que outras pessoas possam ler e comentar ou enviar o link para amigos e familiares.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

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