*Por Anne Christine de Noronha Braga
Parafraseando o educador Paulo Freire, a comunicação é um ato essencialmente educativo na medida em que transforma homens em sujeitos, pelo diálogo, pela troca de experiências, pelo respeito ao outro, e pela integração, que torna o homem sujeito de suas ações.
O Repórter Comunidade, formação anual oferecida a jovens de 14 a 24 anos pelo programa NET Comunidade, compreende o desenvolvimento dos jovens em sua complexidade, para uma educação onde o domínio das linguagens e ferramentas midiáticas – em especial a fotografia, o jornalismo e o vídeo –, aliado à gestão de projetos, seja formativo para o mundo do trabalho, para o uso consciente da comunicação para as relações educativas.
Nessa perspectiva, as tecnologias, suas linguagens e das novas mídias fazem parte do universo dos jovens que são imersos em um processo de reflexão, ação e experimentação que permite, na construção de seus conhecimentos, a proposição de hipóteses e a busca de soluções e alternativas.
Como prática, novos tipos de aprendizagem, utilizando-se de recursos tecnológicos e de novas relações na comunicação, mais democráticas, igualitárias, onde todos falam, têm opiniões, pensamentos e, nesse espaço, se estabelecem o debate e o diálogo, como exercício de uma relação ética e de uma comunicação democrática, participativa e emancipadora.
O projeto Repórter Comunidade tem foco no indivíduo, por meio da ampliação de seu repertório, no desenvolvimento de suas habilidades, do seu potencial criativo, comunicacional e de autoconhecimento e das relações interpessoais.
As estratégias metodológicas utilizadas no desenvolvimento das atividades dos módulos, em especial do módulo de gestão de projetos, finalizado neste segundo semestre, propõe a práxis pedagógica da atividade-ação, e possibilita ao educando o desenvolvimento de habilidades sociais que envolvem a capacidade de realizar tarefas de maneira independente, autônoma e o desenvolvimento da competência social, capacidade de articular pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos pessoais, sociais e de demandas da situação e da cultura.
As concepções pedagógica e metodológica do projeto têm referenciais humanistas, entendendo o diálogo, como proclamado por Freire, a razão da própria existência humana, pois somente uma relação dialógica torna os homens sujeitos capazes de intervirem de maneira crítica e consciente e transformar a sua realidade.
As ações embasadas numa relação dialógica têm, ao longo do projeto, desvelado resultados significativos, constatados nos depoimentos de participantes. “A professora chamou-me no canto e disse: ‘Onde você aprendeu a falar bem assim?’ Respondi ‘Foi no outro curso que faço, o Repórter Comunidade.” Ou: “Antes eu não apresentava trabalho na frente da sala, agora eu já consigo, não tenho vergonha, me sinto mais segura.” Ou ainda: “O curso mudou minha forma de olhar para o futuro”. Essas falas evidenciam que o Repórter Comunidade já colhe frutos das sementes lançadas, regadas com trabalho e seriedade, e certamente continuará, não só colhendo, mas fixando raízes sólidas e longas, da ética, da solidariedade, da justiça entre os homens.
*Anne Christine de Noronha Braga é pedagoga do Instituto Asas Comunicação Educativa e especialista em Administração da Educação
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