Muitas propostas curriculares enfatizam a importância de ler, escrever e interagir com uma variedade de mídias, plataformas e ferramentas educacionais. Essas habilidades podem ser construídas com o uso da tecnologia em sala de aula. O aplicativo Tes Teach, apresentado neste artigo, é uma sugestão para estimular crianças e jovens.
Tes Teach é uma plataforma fácil de usar para criar lições multimídia que seus alunos podem acessar online (via webaplicativo do Google Chrome ou iPad). Usando uma interface de arrastar e soltar, professores podem organizar vídeos, textos, links, imagens e questionários e, em seguida, organizá-los para criar lições.  Na plataforma podem ser articulados vídeos do YouTube, conteúdo de sites, imagens recolhidas do Flickr ou do Instagram, bem como conteúdos do próprio autor armazenados no seu próprio computador, no Dropbox ou o Google Drive. Há também uma ferramenta que permite adicionar sites à sua coleção do Tes Teach.
Os alunos percorrem o conteúdo de forma linear, respondendo a solicitações em uma área de comentários da ou fazendo testes ao longo do percurso. As lições podem ser privadas, compartilhadas ou remixadas caso outros usuários permitam a edição. Com uma conta gratuita de professor, é possível criar um número ilimitado de classes com até 35 alunos. Já com a conta gratuita de escola o número de estudantes em cada sala virtual também é ilimitado. Para participar de uma aula, os alunos usam um código de associação fornecido pelo professor.
O Tes Teach é interessante quando o professor tem por objetivo partilhar um conjunto de informações, disponíveis em diferentes mídias, de maneira linear e, articular textos de orientação e, ainda, propor questões acerca do conteúdo ao longo do percurso. Para esta última ação, o programa disponibiliza um construtor de questionários de múltipla escolha. Ao finalizar a proposta, é possível compartilhar a lição no site da sala de aula do aplicativo ou utilizar um ambiente virtual de aprendizagem como  Edmodo, Moodle ou Google Classroom.
Tes Teach é um grande aliado da sala de aula com um conjunto de recursos e informações reunidos em uma única plataforma de aprendizado.
Vale a pena conferir esse aplicativo.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.