A realidade aumentada integra informações virtuais a visualizações do mundo real, na maior parte das vezes, por meio das câmeras dos smartphones e de dispositivos móveis, o que faz a história acontecer na frente dos nossos olhos, melhorando a compreensão dos fenômenos no processo de aprendizagem.
Não é uma tecnologia nova, mas com a conectividade e a pervasividade (que é a capacidade de difusão) trazidas pelos dispositivos móveis, a realidade aumentada ganhou muitas possibilidades de aplicação e vem se tornando cada vez mais popular.
Algumas editoras brasileiras já estão inserindo em seus livros a realidade aumentada, dando vida e visão 3D a muitos conteúdos curriculares e proporcionando ao estudante o manuseio de objetos com as próprias mãos, o que possibilita uma interação atrativa e motivadora com o ambiente.
Há um aplicativo gratuito, tanto para
iOS, como para
Android, intitulado Quiver, que permite o uso da realidade aumentada a partir de imagens para colorir, disponíveis para impressão em seu
portal.
Além de apresentar os objetos em 3D, as imagens oferecem as mais diversas interações tais como responder à um quiz para verificar o conhecimento do estudante, verificar o movimento de um vulcão em erupção ou rotacionar um globo terrestre, gerado a partir do planisfério.
O app permite ainda que a animação seja vista de qualquer ângulo, assim como possibilita brincar com os personagens e imagens tocando na tela. Se quiser guardar os momentos de interatividade, basta fotografar ou filmar a experiência a partir do próprio aplicativo. Recomendo experimentar!
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