A realidade aumentada integra informações virtuais a visualizações do mundo real, na maior parte das vezes, por meio das câmeras dos smartphones e de dispositivos móveis, o que faz a história acontecer na frente dos nossos olhos, melhorando a compreensão dos fenômenos no processo de aprendizagem.

Não é uma tecnologia nova, mas com a conectividade e a pervasividade (que é a capacidade de difusão) trazidas  pelos dispositivos móveis, a realidade aumentada ganhou muitas possibilidades de aplicação e vem se tornando cada vez mais popular.
 
Algumas editoras brasileiras já estão inserindo em seus livros a realidade aumentada, dando vida e visão 3D a muitos conteúdos curriculares e proporcionando ao estudante o manuseio de objetos com as próprias mãos, o que possibilita uma interação atrativa e motivadora com o ambiente.
 
Há um aplicativo gratuito, tanto para iOS, como para Android, intitulado Quiver, que permite o uso da realidade aumentada a partir de imagens para colorir, disponíveis para impressão em seu portal.
 
Além de apresentar os objetos em 3D, as imagens oferecem as mais diversas interações tais como responder à um quiz para verificar o conhecimento do estudante, verificar o movimento de um vulcão em erupção ou rotacionar um globo terrestre, gerado  a partir do planisfério.
 
O app permite ainda que a animação seja vista de qualquer ângulo, assim como possibilita brincar com os personagens e imagens tocando na tela. Se quiser guardar os momentos de interatividade, basta fotografar ou filmar a experiência a partir do próprio aplicativo. Recomendo experimentar!
 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.