Como disse Bill Gates em sua conferência “Professores precisam de verdadeiro feedback”, receber informações acerca da sua atuação, de maneira rápida e adequada, tem um impacto fundamental na ação de qualquer indivíduo. Isso vale para profissionais, para alunos, enfim, para todos. No contexto da escola o feedback tem um impacto significativo na aprendizagem. Essa é a proposta do Classkick, aplicativo gratuito para o iPad, também disponível no site. Com ele os professores compartilham tarefas, monitoram as telas dos iPads de todos os alunos conectados em uma atividade, além de ser possível fornecer feedback privado enquanto os alunos estão trabalhando.
Ao iniciar o aplicativo ou fazer login no site da web, o professor tem a opção de fazer logon em um iPad que está sendo utilizado pelo aluno. Ele pode acompanhar as atividades e também tem acesso  a um vídeo de introdução que oferece exemplos e dicas sobre o uso do aplicativo. O professor dispõe de um painel principal para organizar perguntas, desafios e visualizar o trabalho dos alunos, individualmente e em tempo real.
Dentre os recursos disponíveis para criar uma tela de atividades a serem propostas à classe, os professores podem adicionar imagens, digitar texto, desenhar, colar um link da web ou gravar áudio em cada slide. Uma vez que eles compartilham a tarefa com os alunos, estes, por sua vez, podem adicionar suas próprias imagens, textos, desenhos, links, áudio e vídeo. Os alunos também podem assinalar que precisam de ajuda, o que aparecerá na tela do professor. Ele monitora em tempo real a atividade de cada um enquanto executa as tarefas propostas. Os professores podem posteriormente adicionar comentários na própria atividade, incluir textos, links, áudio ou vídeo e, ainda, atribuir uma nota. Pode-se, ainda habilitar a interação entre os alunos, de maneira que um dê o feedback para o outro.
A grande funcionalidade do aplicativo, além de possuir um interface bem projetada e intuitiva, é o monitoramento do progresso do aluno e o feedback em tempo real que auxilia cada um a avançar em sua aprendizagem.
Há somente a versão do aplicativo para o iOS que encontra-se aqui.
Vale a pena conferir esse aplicativo.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.